Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda pra montar PC novo: ryzen ou FX?


Posts recomendados

Olá, estou montando um computador para jogos e surgiu a oportunidade de pegar um AMD FX 8350 Black Edition por R$309,00 ou um Ryzen 2600 por R$602,00. Os 300 reais de diferença ajudariam na compra de outros componentes (como uma GPU melhor). Gostaria de saber se o primeiro processador vai gargalar demais o desempenho do PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um pouco, não muito. O clock base é 3.4 GHz, com uma B450 e um cooler melhorzinho ele pega 3.75 em todos os núcleos sozinho aqui. Sem forçar quase nada a tensão (1.275, sendo que o stock é um pouco acima de 1.22) mando todos os núcleos pra 3.9. O que vai acontecer pegando uma A320 e cooler stock é que o clock pode ficar mais perto dos 3.4 que dos 3.75.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Shaman93 disse:

Um pouco, não muito. O clock base é 3.4 GHz, com uma B450 e um cooler melhorzinho ele pega 3.75 em todos os núcleos sozinho aqui. Sem forçar quase nada a tensão (1.275, sendo que o stock é um pouco acima de 1.22) mando todos os núcleos pra 3.9. O que vai acontecer pegando uma A320 e cooler stock é que o clock pode ficar mais perto dos 3.4 que dos 3.75.

Eu não ia compra outro cooler, iria usar o default mesmo, que vem na caixa. Mas você acha que isso vai comprometer muito o desempenho em uns joguinhos mais pesados?
Desde já, Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Antonio N Moreira disse:

Olá, eu estou montando um computador para jogos, nada extremamente exigente. Comprei um Ryzen 2600 e estou em dúvida na placa-mãe. Se eu pegar uma com chipset A320, que não libera o overclock, no lugar de uma com chipset B450, eu estarei limitando muito o processador?

Não vai limitar o processador. Vai trabalhar na mesma "potência" digamos assim de fábrica, pois não poderá fazer overclock.

 

Mas atente-se no caso de pegar uma placa A320 de ser uma com dissipador de calor nos VRMs (aqueles componentes ao redor do socket do CPU)... o R5 2600 é um six core forte e faz os reguladores de tensão esquentarem mais, mesmo em stock, sem overclock. 

 

Eu pessoalmente se fosse comprar um 2600 hoje, pegaria uma placa B350 ou B450.... as A320 são mais pro pessoal que tá duro de grana e vai usar a APU do 2200G ou do 2400G... mas se a grana tá curta, vai firme na A320, mas fica esperto que seja uma com dissipador de calor ao redor do socket AM4.

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Antonio N Moreira disse:

Eu não ia compra outro cooler, iria usar o default mesmo, que vem na caixa. Mas você acha que isso vai comprometer muito o desempenho em uns joguinhos mais pesados?
Desde já, Obrigado!

Cooler da AMD é EXCELENTE mesmo em pequenos overclocks, não tem a MENOR necessidade de trocar, não é podre igual os cooler box da Intel. Os da AMD são muito bem feitos, eficientes e muito silenciosos. Pode ir com ele da caixa mesmo, nem gasta teu dinheiro com cooler que não vai mudar nada nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Antonio N Moreira disse:

Eu não ia compra outro cooler, iria usar o default mesmo, que vem na caixa. Mas você acha que isso vai comprometer muito o desempenho em uns joguinhos mais pesados?
Desde já, Obrigado!

Só em dois cenários, caso você vá parear com uma placa monstra, tipo uma RTX 2060 pra cima, ou caso o intuito seja jogar por exemplo CS gerando o maior números de frames o possível. Nesses casos o boost que uma b350/b450 propicia vale bastante a pena. Com a a320 acredito que você já vai conseguir usar em torno de uns 90% da capacidade do processador, que leva a imensa maioria dos jogos e placas com grande folga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, simforoso disse:

Não vai limitar o processador. Vai trabalhar na mesma "potência" digamos assim de fábrica, pois não poderá fazer overclock.

 

Mas atente-se no caso de pegar uma placa A320 de ser uma com dissipador de calor nos VRMs (aqueles componentes ao redor do socket do CPU)... o R5 2600 é um six core forte e faz os reguladores de tensão esquentarem mais, mesmo em stock, sem overclock. 

 

Eu pessoalmente se fosse comprar um 2600 hoje, pegaria uma placa B350 ou B450.... as A320 são mais pro pessoal que tá duro de grana e vai usar a APU do 2200G ou do 2400G... mas se a grana tá curta, vai firme na A320, mas fica esperto que seja uma com dissipador de calor ao redor do socket AM4.

adicionado 1 minuto depois

Cooler da AMD é EXCELENTE mesmo em pequenos overclocks, não tem a MENOR necessidade de trocar, não é podre igual os cooler box da Intel. Os da AMD são muito bem feitos, eficientes e muito silenciosos. Pode ir com ele da caixa mesmo, nem gasta teu dinheiro com cooler que não vai mudar nada nada.

No geral as placas A320 são mais baratas que as demais, por motivos óbvios, mas mesmo assim o preço delas variam muito entre si, existe alguma que você me recomende?
Eu estou comprando em euro, neste site, pois conseguirei trazer de lá:

 

https://azerty.nl/category/componenten/moederborden/Amd_moederborden/socket_am4#!sorting=11&limit=96&view=grid

 

Mas apareceu esta aqui por RS$ 354:

image.thumb.png.7821e333b2209d6cf3e6b445f7516d82.pngimage.thumb.png.b258266350d94d617cb27c23137137c9.png

 

Sei que é MATX, mas ainda assim compensa, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Antonio N Moreira disse:

No geral as placas A320 são mais baratas que as demais, por motivos óbvios, mas mesmo assim o preço delas variam muito entre si, existe alguma que você me recomende?
Eu estou comprando em euro, neste site, pois conseguirei trazer de lá:

 

https://azerty.nl/category/componenten/moederborden/Amd_moederborden/socket_am4#!sorting=11&limit=96&view=grid

 

Mas apareceu esta aqui por RS$ 354:

 

 

Sei que é MATX, mas ainda assim compensa, não?

Olha não vejo nenhum dissipador nos VRMs, logo acho meio complicado colocar um 1600/2600 pra cima.... não pesquisei nunca sobre placas A320 pois nunca me interessaram, logo não saberia te informar um modelo exato. Mas francamente com os preços atuais, acho que você deveria pegar uma B350 ou B450 que não muda tanto assim em relação à essa do link, só dar uma "googleada" que você acha boas opções.... deixe o A320 mais pro pessoal das APUs mesmo, sem VGA, com 2200G e 2400G.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...