Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações para refrigerar o I9 9900k


Posts recomendados

Olá, tenho lido e estudado muito sobre como refrigerar de maneira estável e segura o i9 9900k. Os pontos chaves pra mim são confiabilidade, desempenho, baixo ruído e simplicidade na montagem, sobre estética e preço. Até agora o que mais me chamou a atenção foi o WC Corsair h115 ou o AC noctua NH-d15. Mas por ruído e durabilidade estou pendendo para essa última opção ou marca similar mais em conta. Não terei uso hardcore nos games, apenas no render. Quem aí tem esse processador? O que sentiram? O que recomendam? 

 

Obrigado 🙌

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas GCH Cuidado com a versão do h115. Se for aquele que a mangueira entra no soquete por cima (que é o mais bonito na minha opinião) evite, deram bastante problema, nada grave, ele entope e perde performance, já tive um que aconteceu isso.

 

Problema do h115i pro é que a ideia dele é ser silencioso, logo os coolers são fracos, pega o platinum ou h110i.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rolf William Gewers obrigado pela observação.

 

Considerando as recomendações dos fabricantes e as contribuições dos colegas aqui do CH, fico entre um 240mm com radiador no topo ou um 280 com radiador no painel frontal (removendo a gaiola de hds):

 

1. H100i PRO - 240mm
(alternativas: H100i ou H100i GTX - 240mm)

 

2. H110i - 280mm

 

Não tem muita diferença no preço.E, pela mudança da posição do radiador, não sei se as temperaturas internas vão mudar muito também. Acho que vou arriscar um 240 pra ficar uma montagem mais simples e com mais espaço interno. O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas GCH

A performance pode ser semelhante sim, pois um irá usar fans de 120mm que são mais rápidos e o outro 140mm, acho que depende do que você considera prioridade, o de 280mm sempre terá mais chances de ser melhor do que o 240mm.

Minha opinião resumida, baseada em experiência própria.

 

Pros em 120mm - Se quiser trocar os fans é barato e tem bastante opção.

Con em 120mm - São bem mais barulhentos e a margem para melhoria é pequena.

 

Pros em 140mm - Muito silenciosos, ótima performance sem escândalo, margem para melhorias bem grande.

Con em 140mm - Fans bons 140mm são caros... Noctua 140mm está quase 200 reais cada um.

 

Existe toda uma seita falando que não pode colocar radiador na frente etc... Já usei dos dois jeitos, em cima e na frente, não vi diferença nenhuma, a velocidade dos fans do radiador deve ser controlado de acordo com a temperatura da água e não da CPU, a bomba sim de acordo com a temperatura da CPU, então você não terá ventos de 80 graus sendo jogado para dentro do gabinete. :)

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado! Vou com o H110i 280mm na frente jogando ar para dentro e os fans da thermaltake que vieram no case jogando o ar para fora e para cima. Aí observo as temperaturas e vou fazendo upgrades conforme necessário. Vai bem assim?

 

Se alguém se interessar, depois posto os resultados aqui.

startup.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas GCH

Fica legal sim, e sinceramente, essas baias de HD etc só servem para acumular poeira, menos é mais :)

 

Agora, entenda que o 9900k é uma CPU que puxa muita energia para o tamanho dele, então para monitorar a temperatura dele use sempre um programa completo tipo open hardware monitor ou hwmonitor para você conferir a temperatura dos VRM´s, um estudo que você terá que fazer é ver se é melhor deixar 1 de 120mm em cima e outro atrás ou os dois em cima, eu arrisco em falar que 1 em cima e 1 atrás pode ficar melhor.

 

Depois de tudo instalado use o icue para controlar o h110i, assim você terá uma curva melhor baseada na temperatura da água, e se houver possibilidade, vincule os 2 fans de 120mm a temperatura do VRM, a pressão do gabinete vai alternar bastante, mas não será um problema.

 

E sim, coloque os resultados aqui! Sempre bom ampliar o banco de informações.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...