Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Ryzen 5 1600 - devo mexer na tensão?


Posts recomendados

Fala pessoa beleza? Estou recorrendo ao fórum pois já fiz muita pesquisa e ainda tenho algumas dúvidas. Como o título já diz eu tenho um Ryzen 5 1600 acompanhado de uma mobo B350 e uma fonte EVGA 450w BT - Plus Bronze. Eu estou com ele agora em 3.6GHz, mas já deixei por uns dias em 3.7GHz sem mexer na tensão (tensão no auto, 1.24v) e cooler box, aparentemente não demonstrou nenhuma instabilidade, obtive temp. de 73ºC com 10min de teste de estabilidade no AIDA64, mas sei tb que estes testes fogem um pouco da realidade de alguns usuários como eu, que não exijo tanto da máquina, para exemplificar com com jogos eu brinco apenas no CSGO e temp. fica na casa dos 50ºC (obs: sinto diferença no jogo de 3.6 para 3.7)... enfim, minha maior dúvida é se eu deveria mexer na tensão mesmo que eu não tenha observado nenhuma instabilidade do processador pensado em longevidade do hardware, ja fiz monitoramentos no jogo com MSI Afterburner, no desktop com CPU-Z e CPUID HWMonitor não tive quedas nos clocks. O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Rodrigo Gregório disse:

Fala pessoa beleza? Estou recorrendo ao fórum pois já fiz muita pesquisa e ainda tenho algumas dúvidas. Como o título já diz eu tenho um Ryzen 5 1600 acompanhado de uma mobo B350 e uma fonte EVGA 450w BT - Plus Bronze. Eu estou com ele agora em 3.6GHz, mas já deixei por uns dias em 3.7GHz sem mexer na tensão (tensão no auto, 1.24v) e cooler box, aparentemente não demonstrou nenhuma instabilidade, obtive temp. de 73ºC com 10min de teste de estabilidade no AIDA64, mas sei tb que estes testes fogem um pouco da realidade de alguns usuários como eu, que não exijo tanto da máquina, para exemplificar com com jogos eu brinco apenas no CSGO e temp. fica na casa dos 50ºC (obs: sinto diferença no jogo de 3.6 para 3.7)... enfim, minha maior dúvida é se eu deveria mexer na tensão mesmo que eu não tenha observado nenhuma instabilidade do processador pensado em longevidade do hardware, ja fiz monitoramentos no jogo com MSI Afterburner, no desktop com CPU-Z e CPUID HWMonitor não tive quedas nos clocks. O que vocês acham?

Se não tens muita familiaridade com overclock, sugiro na minha humilde opinião, que nem pense em mexer com voltagens... é bem fácil de dar um prejú aí bem grande... eu fiz um over fraquinho aqui só mexendo um pouco no multiplicador como você fez aí, e nada mais. Não gosto de mexer em tensão... quando eu tinha um 6700K eu fazia over nele mexendo em tensão e acabava por esquentando bem mais e correndo risco à toa... aliás acho que vou voltar meu 2700X à frequência padrão, pois não tenho a menor necessidade de mais força que esse CPU tem. E garanto que seu R5 1600 está entregando muito bem tudo o que você precisa, que nem tem necessidade mudar clock ;) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso é realmente eu não tenho tanta necessidade do over.... eu só mexi nisso devido à alguns stutterings que venho tendo no jogo, não resolveu esses problemas mas sentir uma melhor performance no jogo em relação a fps e jogabilidade. Tenho até tópico aqui no fórum referente a este problema, ja testei diversas coisas mas terei que investir em um ssd pra ver se é pau no HD. E sobre o overclock obrigado pelo feedback, quando for mexer só mudarei o multiplicador mesmo então, acho que o r5 1600 em 3.7GHz suporta bem pelo que já vi e minha maior dúvida era essa referente à tensão, eu tinha pensado em mandar 1.3v... mas acho que vou deixar no auto mesmo em 1.24v. Obs: Sua config. está top hein.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rodrigo Gregório disse:

@simforoso é realmente eu não tenho tanta necessidade do over.... eu só mexi nisso devido à alguns stutterings que venho tendo no jogo, não resolveu esses problemas mas sentir uma melhor performance no jogo em relação a fps e jogabilidade. Tenho até tópico aqui no fórum referente a este problema, ja testei diversas coisas mas terei que investir em um ssd pra ver se é pau no HD. E sobre o overclock obrigado pelo feedback, quando for mexer só mudarei o multiplicador mesmo então, acho que o r5 1600 em 3.7GHz suporta bem pelo que já vi e minha maior dúvida era essa referente à tensão, eu tinha pensado em mandar 1.3v... mas acho que vou deixar no auto mesmo em 1.24v. Obs: Sua config. está top hein.

Deixa no automático que é mais seguro... mexe no multiplicador se quiser, sem exageros e pega um SSD que provavelmente vai resolver seus problemas amigo.

 

Teu CPU é forte pra burro, tá sobrando CPU aí, tenho certeza...heheh 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...