Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ryzen 65w vs 95w


Posts recomendados

Os ryzens que conseguem fazer x clock com apenas 65w(modelo sem x) são os que sairão do 'forno' com melhor eficiência energética já os de 95w(modelo com x) são os ryzens que não saíram com boa eficiência energética porém saem da fabrica com clock superior aos dos modelos sem  x por possuírem consumo de energia maior que permite aumenta o clock ja que vai ter energia para isso ? Esse mesmo raciocínio serve para intel com seus modelos k e sem k por exemplo i7 7700 de 65w e i7 7700k de 91w ?

Caso o que eu disse aqui não seja totalmente verdade me responda uma pergunta: por que as empresas não vendem processadores com clock idêntico mas com tdp diferente, por exemplo um quadcore de 4.1ghz com tdp de 65w e um quadcore de 4.1ghz com tdp de 95w e se minha teoria estiver errada,a que eu disse no começo do texto sobre eficiência energética e clock maiores, como as empresas fazem para fazer um mesmo modelo de processador mais com clock maior, aumentando a energia consumida? Quanto no minimo um processador dual core tipo i3 2120 3,30ghz consome em Amperes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Gabriel_765137

 

É o contrário.. Os modelos AMD com o "X" e os Intel com o "K", tendem a ser melhores pra OC, exigindo menos tensão, pra um certo clock.. Como são melhores pra isso, AMD e Intel aumentam o TDP, te avisando que eles precisam de uma solução de refrigeração melhor..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lucas Gabriel_765137 Conforme orientação via MP, segue informações sobre sua dúvida.

 

 

As versões X vem configuradas para terem clock base maior e um boost ainda maior, por isso são rotuladas a 95w, contudo eles não consomem isso todo o tempo, somente em uso 100%, já em eficiência, isso quem define é a arquitetura de construção do Chip e não o modelo dele. As versões X não foram feitas para rodar acima de 95w de TDP, apenas tem como padrão de operação essa faixa. Naturalmente os processadores X são mais caros e geralmente são uma "fornalha" melhor do waffer, o que farante maior estabilidade sem necessidade de acrescentar tensão adicional para alcançar um clock maior, e não necessariamente ficaram mais "frios", tudo depende do modo de operação, seja a 15% ou a 100%, seva com tensão padrão ou com +0.1volts.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott Então as versões X de 95w são versões com clock maior e estabilidade garantida e a um tdp viável(não muito alto) de 95w  ?

adicionado 8 minutos depois

@RS Faria Acho que agora entendi o que você quis dizer é que as versões X requerem menos tensão para atingirem clock mais alto e com estabilidade e com menos tdp(menos quente) já que quanto menor a tensão menor o tdp ?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

6 horas atrás, Lucas Gabriel_765137 disse:

Acho que agora entendi o que você quis dizer é que as versões X requerem menos tensão para atingirem clock mais alto e com estabilidade e com menos tdp(menos quente) já que quanto menor a tensão menor o tdp ?  

O TDP dessas peças é maior, justamente pois são as melhores peças pra OC.. Elas precisam dessa margem maior de TDP maior, pra mostrar sua vantagem...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...