Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador queimou. Quais as tensões?


Posts recomendados

Boa noite.

 

Em 2016 me mudei com meus pais para o interior. Meu pai esqueceu de mudar a chave do rádio relógio dele para 220v e acabou queimando.

O aparelho é da marca Sanyo, modelo RM-6100 N. Meu pai tinha ele há 30 anos, sem nunca dar defeito.

Por incrível que pareça achei o manual de serviço dele. Podem procurar no google, pegar o documento no anexo ou acessar: https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/sanyo-audio/sanyo-rm-6100-n-22485/

Preciso trocar o transformador. O problema é que não entendo muito de eletrônica e não sei é possível achar os valores do secundário com esse manual. E não tem nenhuma informação no transformador.

 

Peço ajudar de vocês, pois meu pai faleceu ano passado e quero guardar o rádio relógio de recordação.

 

Agradeço desde já qualquer ajuda.

 

Obrigado.

SANYO_RM-6100_N.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@everton007 A única solução simples (já que é um aparelho com valor sentimental) seria comprar outro aparelho do mesmo modelo (tem uns a venda no Mercado Livre), abri e trocar o transformador.

O transformador em si acho muito difícil de encontrá-lo a venda na internet, principalmente por se tratar de um rádio antigo.

Outra solução seria rebobinar o transformador, ou pagar alguém para fazer isso ou você mesmo fazer, como se trata de rebobinagem, a única coisa a se fazer é remover o ferro (o mais complicado), desenrolar o fio e contar o número de voltas, e anotar em um papel, provavelmente é um transformador pequeno, contar as voltas do enrolamento primário (que é onde entra o 110/220V e que queimou) pode ser uma tarefa chata e demorada, pois esse número ultrapassa as 3000 voltas (pelo tamanho do rádio, chuto), a solução mais prática é a primeira, comprar um rádio do mesmo modelo e trocar o transformador.

 

https://lista.mercadolivre.com.br/radio-relogio-sanyo-rm-6100

 

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No fio azul sai 9VCA, pois no ci do relógio entra 11VCC.

 

Nos amarelos temos 4,5+4,5V. Ali a tensão CC é de aproximadamente 6V. 

Os fios marrons alimentam o display, não consegui identificar quanto sai, porém não é algo maior que 9+9V, pois o capacitor de filtro usado é de apenas 10V.

 

Com um trafo comum pequeno de 9+9V de 200 ou 300mA que é bem fácil de achar e mais algumas adaptações é bem fácil de fazer esse rádio voltar a funcionar. 

 

Uma modificação a ser feita é usar um regulador 7906 para fazer a alimentação do rádio que é de 6V.

 

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, Gu1426 disse:

Outra solução seria rebobinar o transformador, ou pagar alguém para fazer isso ou você mesmo fazer,

Enrolar um trafinho desse ninguém merece, é doído, os fios parecem cabelos. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu vejo poucos empecilhos em usar um trafinho 6+6 200...300mA. Algo como ligar amarelos com marrons e azul. O branco no center tape. Talvez (talvez) só o am dê uma xiadinha devido à varredura do display ou nem. Eu (eu) o faria. Me lembro vagamente que até já fiz...

Alternativamente compre 3 trafinhos 6+6 e copie a ligação do secundário.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato

20116853730680.gif

Mas... percebo VT1 que pode agir como algo como um multiplex (não analisei com profundidade o d.s. deste "dinossaurinho")

Detalhe... todo o circuito do rádio está alimentado - ou melhor, representado - com V negativa. Agora percebo o porquê desta insanidade... .. eis o motivo acima. Porquê alguém em sã consciência faria uma coisa destas??  Que coragem em projetar, desenhar, analisar, estudar o mundo de cabeça pra baixo!! Acho que foi só pra me irritar!!😡

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Mas... percebo VT1 que pode agir como algo como um multiplex

É somente um controle de brilho. No rádio do amigo @everton007 usaram somente uma chave com resistor. 

43 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Detalhe... todo o circuito do rádio está alimentado - ou melhor, representado - com V negativa.

Em todos os rádio-relógio desse tipo que eu já vi usam a fonte negativa. 

Eu nunca entendi o porquê. 

Já usei sucatas pra fazer outras montagens e funcionou normal com a fonte positiva. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

21 horas atrás, Renato.88 disse:

Com um trafo comum pequeno de 9+9V de 200 ou 300mA que é bem fácil de achar e mais algumas adaptações é bem fácil de fazer esse rádio voltar a funcionar. 

 

Uma modificação a ser feita é usar um regulador 7906 para fazer a alimentação do rádio que é de 6V.

 

E se adaptar, Xará, um jack atrás ou embaixo ou até no lugar de onde sai o fio para a tomada e usar uma pequena fonte dessas que ficam na parede? Vi que tem um lugar na PCB para alimentar algo com 9v, por bateria. Será que todos os circuitos funcionam com esses 9v ou apenas o relógio não para de contar o tempo? E lá dentro, se as tensões forem diferentes, desses reguladores.

 

Mas será que foi o trafo que queimou? Não tem um fusível ou algo assim?

 

Bom, o que eu tô falando é usar uns negócios assim:

2images.jpg.d51d456d3acd72c22606b1beccd88b70.jpg

images.jpg.f7fee4d46ed04517fac186298b48e64c.jpg

388048506_ndice.jpg.e2edd4ac16ca071c572d0126ef94fa47.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

E se adaptar, Xará, um jack atrás ou embaixo ou até no lugar de onde sai o fio para a tomada e usar uma pequena fonte dessas que ficam na parede? 

Da não. Precisa do 60Hz pra fazer a contagem do tempo. 

A bateria é um quebra galho pra quando acabar a luz. O RC é meia boca, se ficar muito tempo por ele o relógio atrasa. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

 E lá dentro, se as tensões forem diferentes, desses reguladores.

 

Nem tem regulador... 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Mas será que foi o trafo que queimou? Não tem um fusível ou algo assim?

Se ligou em 220V é certeza que foi o trafo. 

Não costuma ter fusível, pois o fio do trafo é tão fino que sempre queima primeiro numa situação dessas. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...