Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock instável no ryzen 5 1600


StayNfull

Posts recomendados

E aí galera, beleza 

 

 

Tenho um ryzen 5 1600, e uma placa-mãe msi b350m pro-vh plus. Sou novo em overclok de processadores, entrei na linha amd desbloqueado mês passado. Olhei alguns vídeos de como fazer overclock no YouTube, e fui tentar fazer um, direto pela bios, porém n da certo, é só eu mexer ou nos hz ou na tensão, um pouco se quer que meu bf1 fica bugado e o áudio trava, além de o benchmark do cpu-z ser instável e ficar oscilando, às vezes fica pior do que sem overclock. Tentei fazer um over pelo programa AMD ryzen master, porém meu pc n ligou mais depois do over, resetei a bios e ele ligou, até deu certo o overclock que eu tinha colocado para 3.5, ficou estável no bf1 e no cpu-z, porém foi só eu reiniciar o pc novamente que o overclock saiu. Queria que alguém me ajudasse com esse problema, eu acho que precisa atualizar a bios mas n tenho certeza. Vi alguns comentários sobre essa placa-mãe na Kabum e tem gente que conseguiu alcançar 3.9 ghz. Minha fonte é de boa qualidade, é uma Corsair 450 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@StayNfull

Ryzen 5 não tem PBO? Se tiver, esquece esse OC cheio de trabalho mexendo em BIOS etc... deixa isso para intel... Só libera o PBO na Bios e usa o ryzen master, joga o PBO na casa do capeta e esquece, assim você não tem dor de cabeça e o PC vai se ajustando conforme necessidade, o meu aqui bato 4.1ghz em boost e 3.8 a 4.0ghz com todos núcleos acesos, sem PBO 3.6ghz max... Se der problema de duas uma, ou o vrm da mobo não aguenta ou a fonte não aguenta.

 

PBO é muito melhor do que OC na BIOS em especial porque você ainda mantém o turbo, então no seu caso, você deve passar dos 4ghz brincando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

Ryzen 5 não tem PBO?

Não, só os Threadripper de 2a geração tem.
 

16 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

então no seu caso, você deve passar dos 4ghz brincando.

Nem pensar... R5 1600 pra passar de 3.9 só se for chip premiado. Alguns chegam a 4, mas geralmente acima de 1.4 V e requerendo refrigeração monstra.

@StayNfull Quais tensões testou? Muito estranho esse comportamento de ter que resetar a BIOS, o Ryzen Master não aplica persistentemente as alterações. Isso é, assim que você desliga ou reinicia o PC era pra ele voltar pras configurações stock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Shaman93 disse:

Não, só os Threadripper de 2a geração tem.
 

Nem pensar... R5 1600 pra passar de 3.9 só se for chip premiado. Alguns chegam a 4, mas geralmente acima de 1.4 V e requerendo refrigeração monstra.

@StayNfull Quais tensões testou? Muito estranho esse comportamento de ter que resetar a BIOS, o Ryzen Master não aplica persistentemente as alterações. Isso é, assim que você desliga ou reinicia o PC era pra ele voltar pras configurações stock.

@Shaman93 primeiro deixei no auto e fui aumentando os hz de 50 em 50, porém no primeiro overclock ja ficou instavel, o cpu-z ta marcando 3.45ghz com 1.240 v. Cheguei a colocar direto 3.6 ghz com 1.3 v, que era a tensão recomendada para esse overclock e continuou instavel, o bench começa com menos pontos do que sem over e vai aumentando e oscilando.

Estranho também que com tudo em auto, que seria em stock 3.2ghz, quando eu faço benchmark, ele pula pra 3.4ghz automaticamente, com a tensão em 1.056 v, dando uns picos para 1.12v se eu deixar o benchmark por mais tempo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...