Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual fonte devo usar?


Posts recomendados

Bom dia pessoal beleza?

 

Estou montando um PC pra jogos, e o que me falta é a fonte, já fiz cálculos e usei até um simulador para conseguir saber quantos Watts vai ser necessário, cheguei a conclusão de que devo usar uma fonte de 550 Watts, minha configuração é essa:

 

Ryzen 5 1600

8 GB de ram (2x4)

RX 570 4 GB

HD 1 Tera

B350 MSI

 

Obs.: Penso em comprar um SSD apenas para o BOOT do computador.

 

A dúvida é, estou pensando em comprar uma da Corsair 80 Plus White de 550 Watts, estudei sobre fontes e percebi pela tabela 80 Plus que não diferencia muito o White da Bronze, em 50% de uso a eficiência da white é de 80% e da Bronze 85%, não é muita diferença e o preço da white é melhor, quero mais motivos pelo o porque devo pegar uma Bronze, e em relação ao calor, imagino que a white vai esquentar mais os componentes é claro mas há tanta diferença assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Kleber Peters disse:

As Corsair white são da linha VS e as bronze são da linha CX. Comparativamente, a CX tem componentes mais robustos, lidando assim melhor com temperatura alta. Se onde você mora for quente ou não tiver climatização, considere a CX. No seu caso, a 450 já atende. 

Então onde moro não esquenta muito, então vou pegar uma white mesmo, pensando na pcyes de 450W que o nosso amigo recomendou mais em cima, esses 450 atende mesmo essa configuração? A ideia é ter o uso de 50% pra ter melhor eficiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

18 minutos atrás, MatheusMCamargo disse:

@Kleber Peters Ah perfeito ela mesmo então, agora uma dúvida, se eu pegasse uma placa de video melhor ainda, uma Rx 580 8GB precisaria aumentar a fonte?

 

450w já te supre bem, mas já q vai pegar uma corsair eu pegaria logo uma cx550, essas corsair costumam durar muito tempo, então você poderá fazer upgrade futuro em outros componentes sem se preocupar com isso. E geralmente a diferença ainda é pequena no valor. Pra você ter ideia eu montei um pc em 2013 com uma cx430, durante os anos dei upgrade 2 vezes na placa de vídeo e 1 vez na memória RAM e vendi ele agora em 2019 com ela funcionando perfeitamente( e deve ir mais anos ainda kkk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, qualquer das duas 450 já te atendem. Se pegar a RX580, se não me engano tem conector de alimentação de 8 pinos, coisa que a CX450 não tem, só a 550. A PC Yes tem conector de 8 pinos.

Sinceramente, considerando que, com a redução da litografia dos componentes, a tendência é a redução do consumo (veja por exemplo, a potência - 6x mais - que a RTX2060 entrega consumindo menos - 160w - que uma GTX 280 - 236w). Então se optar pela RX580, vá de PCYes 450 ou CX550. Se for de RX570, qualquer uma das duas de 450. A que achar mais barato e com frete menor (meu caso pra escolher a CX).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Fala Kleber beleza? Gostei da sua explicação, como saber qual é esse conector de 8 pinos nas especificações da fonte?

 

PcYes 450W 

 

1 x Atx (20 + 4 pinos) - 550mm 
1 x Eps 8 pinos (4+4) - 700mm 
2 x Sata + Sata + Sata - 500mm + 100mm + 100mm 
1 x Pata + Pata + Pata - 500mm + 100mm + 100mm 
1 x Pata + Pata + Fdd - 500mm + 100mm + 100mm 
1 x Pci (6+2) - 600mm 
1 x Pci (6+2) - 700mm 

 

 Corsair 450W

 

- Conector ATX: 1x

- Conector EPS: 1x

- Conector Floppy: 1x

- Conector 4-Pin: 4x

- Conector PCIe: 1x

- Conector SATA: 4x

 

 

Seria esse conector denominado Pci correto, no caso da corsair ela tem apenas 1 de quantos pinos?

E pelo que eu entendi a da Pc Yes tem 2, ambos de 8 pinos e o que são essas medidas? (600mm,700mm)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, MatheusMCamargo disse:

Fala Kleber beleza? Gostei da sua explicação

Beleza!!! Valeu!

 

11 horas atrás, MatheusMCamargo disse:

Seria esse conector denominado Pci correto, no caso da corsair ela tem apenas 1 de quantos pinos?

E pelo que eu entendi a da Pc Yes tem 2, ambos de 8 pinos e o que são essas medidas? (600mm,700mm)

Correto! O da Corsair é um de 6 pinos, enquanto os da PC Yes são 2 de 6+2 (8). 

Por isso, pra usar a CX450 com a RX580 precisa de adaptador pra fazer o 6 virar 6+2.

 

Não confundir com o EPS (4+4) que alimenta o processador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kleber Peters disse:

O da Corsair é um de 6 pinos, enquanto os da PC Yes são 2 de 6+2 (8). 

Por isso, pra usar a CX450 com a RX580 precisa de adaptador pra fazer o 6 virar 6+2.

Foi um motivo para eu parar de recomendar a CX450 da Corsair (somente a CX550 para cima), pois se acaba se tornando uma escolha ruim para quando precisar upar a placa de vídeo e requerer mais conectores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 27/05/2019 às 11:03, Lost Byte disse:

Ao meu ver não irá ter muuuita diferença entre estas fontes, sendo apenas um pouco menos eficiência...

Em 27/05/2019 às 10:50, MatheusMCamargo disse:

A dúvida é, estou pensando em comprar uma da Corsair 80 Plus White de 550 Watts, estudei sobre fontes e percebi pela tabela 80 Plus que não diferencia muito o White da Bronze, em 50% de uso a eficiência da white é de 80% e da Bronze 85%, não é muita diferença e o preço da white é melhor, quero mais motivos pelo o porque devo pegar uma Bronze, e em relação ao calor, imagino que a white vai esquentar mais os componentes é claro mas há tanta diferença assim?

A eficiência é geralmente o critério menos importante ao selecionar uma fonte entre White e Bronze. Essa Certificação 80 Plus é até bem inútil, na verdade, já que não tem critério científico e nem eficiência mede direito. Mas, bem, a diferença central entre essas fontes de diferenças categorias está na qualidade do projeto e dos componentes.

 

Em 27/05/2019 às 21:50, Kleber Peters disse:

Se pegar a RX580, se não me engano tem conector de alimentação de 8 pinos, coisa que a CX450 não tem, só a 550. A PC Yes tem conector de 8 pinos.

9 horas atrás, Kleber Peters disse:

Correto! O da Corsair é um de 6 pinos, enquanto os da PC Yes são 2 de 6+2 (8). 

Por isso, pra usar a CX450 com a RX580 precisa de adaptador pra fazer o 6 virar 6+2.

A CX 450 tem um conector 6+2 pinos. Se fosse apenas um de 6 pinos, ela seria uma bomba. E a PCYes! realmente dá uma surra nela quando o assunto é conectores.

 

7 horas atrás, Lost Byte disse:

Foi um motivo para eu parar de recomendar a CX450 da Corsair (somente a CX550 para cima), pois se acaba se tornando uma escolha ruim para quando precisar upar a placa de vídeo e requerer mais conectores.

Ultimamente também tenho recomendado apenas a PCYes! Electro V2 Bronze 450 por conta dessa limitação grotesca da CX 450. As novas VS 450 começaram a ter dois conectores para placas de vídeo. Logo pode acontecer da Corsair corrigir isso na linha CX.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters @KairanD

Corsair lança uns produtos bugados. Ora tem modelo velho com mais conectores, ora tem modelo moderno só que limitado.

Kleber, tem certeza que é uma CX450 e não outro modelo? O encaixe de 2pin extra é opcional se caso necessitar. Você deve saber disto já, mas mesmo assim é bom explicar para os demais que estão acompanhando aqui. Agora até eu to meio confuso com isto. 😅

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Kleber Peters Você viu o serial na caixa ou na etiqueta? Se ela estiver sem etiqueta, é possível que não seja uma CX 450. Nunca vi qualquer modelo de CX 450 sem esse conector, não foi lançado modelo assim. Pode ser falha de fabricação também ou, se a fonte for usada, quem sabe troca de cabeamento... Não há como essa fonte ser uma CX 450 em perfeito estado.

adicionado 3 minutos depois
47 minutos atrás, Lost Byte disse:

Corsair lança uns produtos bugados. Ora tem modelo velho com mais conectores, ora tem modelo moderno só que limitado.

Tive uma discussão com um usuário outro dia sobre isso. A linha VS anterior também não tinha dois conectores para placas de vídeo, mas apenas um. Ao meu ver, utilizam um único conector como forma de cortar custos e promover a venda do modelo de maior potência (CX 550). A partir do momento que os concorrentes começaram a utilizar dois conectores, colocaram na linha VS. Provavelmente devem corrigir isso na CX também.

 

Não é questão de lançamento de produtos "bugados", mas sim um jogo de táticas de mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, KairanD disse:

@Kleber Peters Você viu o serial na caixa ou na etiqueta? Se ela estiver sem etiqueta, é possível que não seja uma CX 450. Nunca vi qualquer modelo de CX 450 sem esse conector, não foi lançado modelo assim. Pode ser falha de fabricação também ou, se a fonte for usada, quem sabe troca de cabeamento... Não há como essa fonte ser uma CX 450 em perfeito estado.

Serial da caixa, da NF e da etiqueta batem. Tem etiqueta e era nova.  Então pode ser falha de fabricação. o cord do PCI só tem o conector de 6 pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia pessoal,

 

Seguinte tenho uma fonte da corsair 550W 80 Plus White, ela tem uma ótima eficiência, e quero comprar uma Placa de Vídeo "RADEON RX 590 RED DRAGON DUAL, 8GB GDDR5"

porém nas especificações recomenda uma fonte de 600W, gostaria de saber se eu realmente necessito desses 600W ou posso continuar com a minha Corsair 550W mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Math.Pi disse:

Sua fonte atenderá muito bem. Essa placa de vídeo só vale a pena se custar 1000 reais. 

Ah beleza então obrigado, então queria saber um pouco mais sobre essa placa também, porque ela só vale a pena se custar 1000 reais? Estou tentado a comprar ela devido aos 3 games que vem na promoção 50 anos da AMD, são os 3 games que estou querendo jogar (Resident Evil 2 Remake, The World War Z e The Division 2) meu fala sério só jogão.

Essa placa está 1182 à vista.

adicionado 1 minuto depois

@grievous

Ryzen 5 1600

Memória DDR4 8 GB Corsair

HD 1 Tera Seagate 

MSI B350 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...