Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
wthomaz

Formatação do Windows 10 Pro (Erro)

Posts recomendados

Boa tarde.

Recentemente tentei realizar a formatação do meu PC e não conseguir devido alguns erros que aparece... Vamos lá.

0-placa-mãe Asus Prime A320M-K

1-Peguei meu pendrive

2-Baixei a ISO no site oficial da microsoft

3-Baixei o RUFUS

4-Selecionei a ISO no RUFUS e ficou em arquivo GTP FAT32

5-Tentei da boot e deu tela preta (ERROR: LEGACY BOOT OF UEFI MEDIA), ai que começou o problema.

6-Observei que tinha algo relacionado a arquivo MBR.

7-Tentei refazer o processo pelo RUFUS em MBR NTFS (UEFI e BIOS), mas antes de concluir dá erro no pendrive na hora de fazer a formatação.

8-Tentei formatar manualmente em NTFS e da erro. Só consigo formatar em FAT32 e só consigo concluir o processo no RUFYS EM GTP FAT32. MBR NTFS dá erro.

9-Já tentei realizar a formatação pelo CMD e também da erro.

10-Baixei o USB EaseUS para formatar em NTFS e também sem sucesso.

-

11-o que devo fazer?

12-Arrumar outro pendrive?

13-Como eu configuro o UEFI da minha placa-mãe pra boot?

14-o que deve está acontecendo?

15-Alguém PF me ajuda a formatar meu PC?

16-Quais configurações devo mudar na BIOS? o que ativar ou desativar?

17-Me ajudem PF

-

18- Quero começar tudo do ZERO. Como devo prosseguir agora? o que fazer?

19-Passo meu WHATS se for preciso para acompanhar o que está acontecendo.

20-AJUDEM A FORMATAR MEU PC.

21-placa-mãe ASUS PRIME A320-MK

20-Tenho um SSD 120GB e um HD 1TB, ambos estão em MBR.

OBS: As imagens peguei no google contendo os mesmos erros!

20190522_131211.thumb.jpg.7814ffd438740933ab8bf5273ba32656.jpg

windows-was-unable-to-complete-the-format.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que será formatado ? ssd 120gb ? hd 1tb ?

o pendrive deveria ser formatado anteriormente em fat32, para depois instalar o rufus juntamente com o win10

Compartilhar este post

Link para o post

Use a ferramenta do Windows (Media Creation Tool) para baixar e formatar o pendrive.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

BIOS tu deixou em legacy ou uefi? Vai entrar no BIOS ai vai em boot e procura por UEFI, mude para legacy! no Rufus Partiton MBR e Target System BIOS or UEFI.

Compartilhar este post

Link para o post
43 minutos atrás, Van Jacques disse:

o que será formatado ? ssd 120gb ? hd 1tb ?

o pendrive deveria ser formatado anteriormente em fat32, para depois instalar o rufus juntamente com o win10

Quero formatar o windows (formatação limpa). Já formatei o pendrive em fat32 e já segui esse processo.

adicionado 3 minutos depois
34 minutos atrás, tchagas disse:

BIOS tu deixou em legacy ou uefi? Vai entrar no BIOS ai vai em boot e procura por UEFI, mude para legacy! no Rufus Partiton MBR e Target System BIOS or UEFI.

Já testei os dois modos Legacy e UEFI. No RUFUS como dito no tópico, não consigo deixar em MBR e Target System BIOS or UEFI, o RUFUS não deixa concluir dá erro na limpeza, porque ele tenta formatar em NTFS. Só consigo concluir em GTP que é fat32, em MBR NTFS da erro.

adicionado 9 minutos depois
36 minutos atrás, Math.Pi disse:

Use a ferramenta do Windows (Media Creation Tool) para baixar e formatar o pendrive.

Seria a imagem ISO direto no pendrive né? Sem usar o RUFUS, correto? Já tentei dessa forma também e quando dou boot, da tela azul (RECOVERY). E também fica na imagem do windows mais não carrega para o próxima etapa.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a versão da BIOS da placa-mãe? Se dá tela azul, deve ter alguma coisa mal configurada na BIOS.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, Math.Pi disse:

Qual a versão da BIOS da placa-mãe? Se dá tela azul, deve ter alguma coisa mal configurada na BIOS.

A minha versão é 4602. Recentemente foi lançada uma nova versão no site da ASUS que é 4801. o que você me aconselha a fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro dê um reset da BIOS e tente novamente com a ferramenta Microsoft. Verifique se o boot está apontando para o pendrive. O importante agora é você chegar na tela de instalação do Windows, onde seleciona as partições. Se chegar aqui, está ótimo.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Math.Pi disse:

Primeiro dê um reset da BIOS e tente novamente com a ferramenta Microsoft. Verifique se o boot está apontando para o pendrive. O importante agora é você chegar na tela de instalação do Windows, onde seleciona as partições. Se chegar aqui, está ótimo.

Desculpe, mas, como eu dou reset na bios? E como eu sei que o boot está apontada para o pendrive?

Eu fazia assim... Eu arrastava o pendrive como primário e dava F10 (o nome do pendrive ficava como "vendor" algo assim).

adicionado 8 minutos depois

Fica dando esse erro.

IMG_20190420_154538.thumb.jpg.80018ee9a6273c5a83fafc3d81944dc4.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Existem 3 formas de redefinir a BIOS. A primeira é colocar as configurações padrão (default optimized...), fica na própria BIOS, na mesma aba do salvamento.

A segunda é pelo jumper da placa-mãe, feito com o computador desconectado da tomada.

A terceira é feita tirando a bateria da placa-mãe por alguns minutos, também com o computador desconectado.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Math.Pi disse:

Existem 3 formas de redefinir a BIOS. A primeira é colocar as configurações padrão (default optimized...), fica na própria BIOS, na mesma aba do salvamento.

A segunda é pelo jumper da placa-mãe, feito com o computador desconectado da tomada.

A terceira é feita tirando a bateria da placa-mãe por alguns minutos, também com o computador desconectado.

Não vou ter problemas dando reset de fábrica? Como tela preta e não conseguir inicializar?

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, wthomaz disse:

Não vou ter problemas dando reset de fábrica? Como tela preta e não conseguir inicializar?

Não!

Recomendo tentar na ordem. A primeira é mais simples, porém as últimas são mais eficientes.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Math.Pi disse:

Não!

Recomendo tentar na ordem. A primeira é mais simples, porém as últimas são mais eficientes.

Tá bom. Estou no trabalho assim que chegar em casa faço esse processo e te aviso.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, wthomaz disse:

Tá bom. Estou no trabalho assim que chegar em casa faço esse processo e te aviso.

OK

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, Math.Pi disse:

OK

Boa tarde Math.

Cara, não tive tempo ainda para fazer o reset. Já estou chateado de não está conseguindo formatar o PC, mas assim que eu tiver um tempo livre pra fazer as coisas tudo com calma eu venho aqui e vou te avisando tá bom. Normalmente eu tenho tempo de sexta-feira a noite, sábado e domingo.

Atualmente as config da BIOS está assim (Segue as imagens).

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Desativa fastboot. Senão não vai ver as telas que pedem as teclas pra entrar na BIOS, boot de menu, etc.

Desativa também o secure boot e coloque o pendrive (criado pelo Media Creation Tool) como primeira opção.

Quando formatar, sugiro deixar esse HD de 1TB desconectado pra não confundir as partições.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Math.Pi disse:

Desativa fastboot. Senão não vai ver as telas que pedem as teclas pra entrar na BIOS, boot de menu, etc.

Desativa também o secure boot e coloque o pendrive (criado pelo Media Creation Tool) como primeira opção.

Quando formatar, sugiro deixar esse HD de 1Tb desconectado pra não confundir as partições.

Pra desativar o secure boot eu entro naquela opção KEY Man... E clico na segunda opção que tem algo relacionado a default e clico em ok né?

adicionado 9 minutos depois
5 minutos atrás, wthomaz disse:

Pra desativar o secure boot eu entro naquela opção KEY Man... E clico na segunda opção que tem algo relacionado a default e clico em ok né?

É isso mesmo, acabei de ver aqui rsrs. Poh cara agora estou ficando confiante. O processo de reset da bios deixa de lado então? Ou segue? Ou.. Reset bios, Pendrive criado pelo Media Creation Tool, Desabilitar as opções que você indicou, Desconecta o HD, depois volta na bios e coloca o pendrive como primeira opção?

Compartilhar este post

Link para o post

28 minutos atrás, wthomaz disse:

É isso mesmo, acabei de ver aqui rsrs. Poh cara agora estou ficando confiante. O processo de reset da bios deixa de lado então? Ou segue?

Reset da BIOS só se não conseguir dar boot.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Math.Pi disse:

Reset da BIOS só se não conseguir dar boot.

Ok. Caso de tudo certo, qual a hora certa de ligar o HD? porque porque quero fazer formatação de limpa de ambos.

Compartilhar este post

Link para o post

Jovem, esqueça o HD. Quando estiver tudo pronto, você liga ele e formata pelo Windows.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Math.Pi disse:

Jovem, esqueça o HD. Quando estiver tudo pronto, você liga ele e formata pelo Windows.

beleza

Compartilhar este post

Link para o post

@Math.Pi Mesmo desativando aquelas opções, desligando totalmente o HD, criando o pendrive pelo Media Creation Tool e dando boot, continua dando erro. 😭😭😭

Olha ai. Sera que o problema é meu pendrive? Ele é da SanDisk também.

Aparece aquelas duas opções além do SSD. As duas dão o mesmo erro. 😭

61496777_379093066047952_7978500243127795712_n.jpg

IMG_2898.JPG.94e4bd7f3862d203eda23b09bb91670f.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@Math.Pi Acabei de descobrir que meu Pendrive é falso, e paguei 50$ achando que era original. Acho que esse problema todo deveria ser ele. Vou comprar outro em uma loja decente (Kalunga), o Kingston DT100G3 USB 3.0.

Compartilhar este post

Link para o post

@Math.Pi Cara essa dor de cabeça toda era por causa do pendrive, acredita? Bom, conseguir formatar e deu tudo certo. Muito obrigado por ter ajudado e obrigado pela paciência.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Menos mal. Cuidado com pendrive de camelô rsrs.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!