Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mostrar pcs na rede, às vezes mostra outras não..o que pode ser?


Posts recomendados

Minha rede tem 3 pcs e 1 notebook, por isso nomeei da seguinte forma: Primeiro (o meu), segundo (de uma filha), terceiro (meu notebook) e quarto (outra filha). Minha prioridade é entre o primeiro e o terceiro. Todos conectados em cabo, exceto o notebook que eu alterno para wi-fi pelo seguinte: quando vou acessar a internet e baixar conteudo, tenho que usar o wi-fi, e nesse modo o primeiro não consegue acesso a ele,  mas quando quero usar a internete  e transferir arquivos entre o primeiro e o terceiro, mudo a conexão do nb para cabo, ai normaliza.

Mas estranhamente de vez em quando o primeiro não reconhece o terceiro mas este o reconhece.

Vale salientar que todos dispositivos estão conectados na switch e esta no roteador, mas para tirar dúvida se era a switch, liguei direto no roteador e não resolveu...todos ips são obtidos e forma automática, seria algum conflito o causador disso?

 

Abaixo imagem do primeiro sem o terceiro:

 

eBZC1vi.jpg

 

Abaixo imagem do terceiro mostrando o primeiro, os demais estão desligados:

 

 

i8q73nw.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/05/2019 às 18:57, misterjohn disse:

todos ips são obtidos e forma automática, seria algum conflito o causador disso?

 

Não, não há conflito. No seu caso todos os endereços vem do mesmo lugar: seu servidor DHCP, o roteador. Mas é normal hoje em dia, nas versões mais modernas de Windows.

Vinte anos atrás o usuário clicava lá em "mostrar computadores do grupo de trabalho" ou ambiente de rede ou algo assim e pronto: vinha lá a lista de computadores ligados à rede.

Mas o tempo passou e o protocolo que ligava essas máquinas perdeu lugar e esses serviços passaram a ser oferecidos por outro, o protocolo usado na internet, e esse passou a cuidar dessas coisas que hoje aparecem como "descoberta de rede e compartilhamento de arquivos" no Windows 10.

 

Veja essa tela, de um micro em minha casa, com vários micros online e outras coisas:

 

966029211_redewindows10.png.930a6888ffc0359f8c63dc7e4bdf1acd.png

 

Estou usando um micro chamado DTP19. Tem mais 3 ligados na mesma rede. Só que não aparece nenhum na rede, nem a minha própria estação...

 

No entanto o tal DTP19 aparece nada menos que 3 vezes como servidor de mídia. E isso sequer funciona: clicar em qualquer um dos 3 não leva a nada. É o mesmo caso dos quarto e sala: são aparelhos Chromecast do Google e o máximo que consegue é saber os endereços MAC deles. Clicando nos roteadores abre a tela de programação deles, ao menos. Muitas vezes aparecem também celulares, alguns que nem estão por perto.

 

Mais ainda: ao desligar algum micro ele continua lá, por vezes por até uns 10 minutos. Há uma explicação para tudo isso, mas vou parar por aqui com os sintomas :D e um resumo:

 

Resumo: tudo mudou. Esse protocolo --- TCP/IP --- trabalha com a ideia de rotas alternativas, redundantes, computadores e conexões que vem e vão, e esse "ambiente de rede" não funciona como se poderia esperar.

 

Mas não é assim importante. Quando se precisa mesmo disso se usa um servidor de nomes, uma máquina rodando um programa que cataloga e registra os micros. Esse programa seria um servidor WINS ou um servidor DNS, assim como se usa na internet, para fazer exatamente a mesma coisa: encontrar o computador que tem o site www.ClubeDoHardware.com.br por exemplo, ou encontrar o micro \\segundo em sua rede local

 

Acho que já sabe o que vou dizer: cada micro em sua rede ao entrar nela recebe um endereço IP e pode ser localizado por esse exato endereço. Então você pode resolver assim: 

 

no servidor DHCP você fixa um endereço para cada micro, naquela tela do serviço DHCP, na rede local. Cada micro terá então um endereço fixado pelo servidor. 


192.168.15.20 		primeiro
192.168.15.21		segundo
192.168.15.22 		terceiro
192.168.15.23		quarto

E assim você pode usar esses endereços no Windows Explorer por exemplo, digitando \\192.168.15.21 vai abrir a lista de recursos compartilhados no micro \\segundo. E aí pode salvar na lista de acesso rápido do Windows 10 por exemplo/ Ou pode usar como nos anos 90 "mapear unidade de rede" e tal. São só 4 micros afinal.

 

Quer acessar por nome mesmo? No seu micro onde quer acessar os outros, em nos quatro mesmo, tem sempre um arquivo que permite definir o nome e endereço de micros que você quer ter acesso rápido. Fica em C:\Windows\System32\drivers\etc um arquivos chamado lmhosts. Use um assim:

Exemplo do arquivo 'hosts' em C:\Windows\System32\drivers\etc

192.168.15.20 		primeiro
192.168.15.21		segundo
192.168.15.22 		terceiro
192.168.15.23		quarto

Sim, é a mesma coisa que usou no roteador, claro. E assim funciona rapidinho e sempre, desde que os micros estejam conectados claro. Lógico, com o tempo eles acabariam aparecendo na tela Rede do Windows, mas como você sabe, é um inferno. E ter um servidor numa rede pequena só para isso é um exagero.

 

Tente... Na dúvida escreva mais

 

Para você entender que não dá pra entender isso: na mesma máquina  agora que eu terminei de digitar isso, uns minutos depois, veja a rede

 

932529244_redewindows10depois.png.faa49d28f7a8226c042ab440672e874d.png

 

O micro que estou usando apareceu, e mais dois. E duas das entradas do serviço de mídia rodando no mesmo DTP19 sumiram. E os Chromecast se foram. Claro que estão lá ligados. Há uma razão, claro,  e vários termos técnicos como tempos de propagação, prazos, razões técnicas e tal. 

 

Faça como eu disse e não terá problema.

 

Bom trabalho

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem ousaria duvidar ou questionar qualquer coisa dita acima, até tentei usar o windows 10 mas não deu para mim, claro que uma hora será inevitável, mas até então, ficarei com o 7....agora tem uma questão, desde que abandonei o windows XP, e já faz tempo, sempre procedi da mesma forma, instalava o sistema nos pcs, descobria a rede e tal, quando pedia a senha eu digitava a senha do grupo, e sempre consegui meu objetivo plenamente que era a transferência de arquivos. Tenho por definição achar o seguinte: se algo está funcionando sem problemas e de uma hora para outra não, aconteceu algum fato que determinou isso; agora se algo nunca funcionou ou desde o dia que instalei algo e não funcionou nem por um segundo, houve uma imperícia, ou programa inadequado, ou midia corrompida, etc, que é muito diferente do primeiro caso. Pelo menos para mim nunca ocorreu fatos como esse, quando aconteceu era porque não fiz alguma configuração ou a fiz inadequada, mas assim que acertei nunca mais desandou....essa é a questão, mas vou tentar implementar essas instruções acima.

Obs: Acabei de olhar agora e o "primeiro" voltou a enxergar o "terceiro", do nada, não mexi, alterei, removi ou acrescentei nada para que isso voltasse a ocorrer.

À título de curiosidade, eu copie e colei o endereço "C:\Windows\System32\drivers" no executar e abriu certinho, mas quando acrescentei o \etc "C:\Windows\System32\drivers\etc" apareceu aquela mensagem de endereço inválido, no entanto o programa de busca achou esse local, vai entender.....

 

uFqyvMr.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...