Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oxidação na placa-mãe, quais as causas?


Posts recomendados

Bom dia, tarde, noite galera.

Pessoal, vocês podem me esclarecer uma dúvida sobre oxidação na placa-mãe?

O que causa ela realmente?

O tempo úmido ou frio que entra em contato com a placa, ou a poeira em si causa oxidação?

 

Alguns técnicos de informática que conheço dizem que a poeira causa oxidação.

Enquanto outros dizem que o frio que causa isso. Recomendando até manter um pouco de poeira em tempos frios ou no inverno pra diminuir o frio que chega à placa. 

 

Vocês podem me esclarecer como isso realmente funciona?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Gutemberg Matos disse:

Recomendando até manter um pouco de poeira em tempos frios ou no inverno pra diminuir o frio que chega à placa.  

Quem disse isso é uma anta.

O que acontece, em tempo frio a capacidade do ar de armazenar água é menor e portanto a umidade relativa tende a subir. Note que isso não é regra, existem muitos lugares frios e secos. O que oxida de fato é o próprio oxigênio, mas a reação é acelerada na presença do vapor d'água dissolvido no ar. Se estiver quente e com 90%+ de umidade relativa ainda assim vai haver tendência de oxidar, como se observa em todo o litoral, mesmo ao norte do país.

A poeira é um material altamente higroscópico, ou seja, tende a atrair a umidade presente no ar. O efeito prático de manter poeira nos componentes é atrair água e aumentar a oxidação. Se o objetivo é proteger faça exatamente o oposto, limpe frequentemente. Algumas peças também podem ser protegidas por exemplo com WD-40.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxidação nada mais é que ferrugem na placa-mãe. Ela deixa os contatos metálicos com um pó esverdeado quando está no inicio e deixa os mesmos com coloração escura em estágio avançado. Sendo assim as peças começam a dar mal contato, principalmente memorias, placas de video... Quando chega a acumular oxidação e poeira em componentes com "muitas perninhas" pode haver curto, queimando-o e danificando a placa.

A oxidação é severa em cidades litorâneas por causa da maresia. No  interior eu nunca vi casos em que oxidação chegasse a atrapalhar, mesmo em lugares chuvosos eu pego placas sem oxidação alguma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Notebooks é um problemão sair de uma sala com ar condicionado para uma sala sem, especialmente se for em um local úmido. Condensa uma umidade lascada nas placas. Se for litoral, está umidade contém sal, é pior ainda. Vai corroendo as trilhas da placa. Abrevia a vida útil do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PsyFreaks Obrigado pela resposta amigo.

E.. pode me dar recomendações para evitar ao máximo que ocorra essa oxidação?

adicionado 3 minutos depois

@T1000_2015 Entendo. Eu só utilizo computadores mesmo, não curto muito notebooks. Tô tentando entender como funciona, pra aprender a evitar que aconteça.

Aqui o local onde moro, o clima está bastante úmido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gutemberg Matos Moro perto da praia e trabalho com micro eletrônica computacional a uns 12 anos, já peguei placa com tudo quanto é tipo de óleo para "proteger". E todas essas placas morreram com a aplicação ou tempos depois. 

As que morreram logo pós a aplicação foi porque memórias, placa de vídeo e processador tiveram os contatos tampados pelo óleo, as que morreram depois acumularam poeira com óleo, e a poeira continha partículas metálicas, causando curto na placa. 

Não existe muita coisa a se fazer. Se sua máquina não esquenta muito, procure instalar grades com buracos bem finos nas entradas e saídas de ar do gabinete. Se a máquina esquenta muito é melhor deixar como está, o próprio calor do equipamento se ligado horas por dia vai evitar que a umidade toque os componentes... Quando desligar coloque uma capa ou pano tampando ao máximo o gabinete. 

Aqui em casa eu não faço nada, o gabinete fica inclusive com a tampa lateral aberta. Minha placa-mãe tem uns 6 anos, tem algumas marcas de ferrugem e está funcionando. Quando morrer vou trocar por outra de modelo mais atual, esse PC já trabalhou bastante... A única coisa que faço é retirada de poeira e quando começa a dar mal contato ou não dá vídeo lavo a placa toda e seco no sol ou levo pra loja pra secar na estufa, funciona que é uma beleza. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...