Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações - placa-mãe p/ Overclock socket 775


Posts recomendados

Boa tarde galera!

 

Estou com uma duvida e gostaria se alguém poderia me ajudar.

É o seguinte, eu estou com uma graninha sobrando e já tem um bom tempo que to querendo comprar uma placa-mãe boa para overclock na plataforma 775

Atualmente estou com uma P5G41T-M LX2/BR, é uma boa placa-mãe mas vi que ela não consegue subir muito no overclock.

 

Eu queria saber alguma recomendação de alguém que ja teve ou tem uma ótima placa-mãe (775) para overclock.

 

Dei uma breve pesquisada por aqui e achei alguns exemplares:

Asus P5Q (chipset p45) 

Asus Commando (p965) 

Asus Striker Extreme (nForce 680i)

Asus Maximus Formula (x38)

Asus Rampage Formula (x48)

Asus Rampage Extreme (x48)

 

Alguma outra sugestão? Qual placa-mãe socket 775 para over que esta realmente valendo a pena comprar?

 

Obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Rampage Extreme certamente é a melhor, o problema é achar uma placa dessas a um preço justo.

Além do mais se overclock não te for uma necessidade de fato na tua config, é mais válido guardar o dinheiro e investir num conjunto novo e mais atual, até porque o Core 2 já tá batendo uns ~12 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo Hmmm, interessante, sim, é uma possibilidade, mas pelo que eu vi, montar um pc na plataforma 1155/1150 ta fora de cogitação, os preços estão bem mais altos do que no socket 775, por isso que to migrando pro 775. 

O motivo pra eu montar esse pc é exclusivo pra over e pra alguns jogos

 

obrigado pelas dicas, vou dar uma pesquisada a fundo sobre isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gagux123 Dá uma olhadinha pra ver o que você encontra de placa-mãe para o socket LGA 1366 (chipset X58), pode ser que valha muito mais a pena pra você do que o LGA 775. E ai se esperar não te for um problema, você pode até comprar o processador pra ela no Aliexpress.

 

O Xeon X5675 é um esses, tem saído na faixa de R$ 130, e overclocka muito bem, além de ser hexa-core e executar 12 threads.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo Interessante, ta ai uma coisa que não passou pela minha cabeça, esse kit que você possui é um ótimo computador? vale a pena adquirir um? sobe bem no over? Eu estou perguntado porque eu nunca tive um computador na plataforma 1366 

 

Eu nem ligo muito pra demora, eu até estava pensando em comprar um core2 qx9650 no Aliexpress, pois o preço estava bem convidativo, e a placa-mãe consegui achar uma vendendo no Brasil por uns R$350,00 (se nao me engano era uma Maximus Formula ou Rampage Formula), os restos das coisas eu já tenho aqui, vga,memoria, ssd etc, esse era o motivo pra eu querer montar um pc socket 775. 

 

Mas o que você falou, é de se pensar sim, vou dar uma analisada depois, obrigado novamente! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gagux123 Assim, o problema da ultima vez que eu vi era o preço de algumas placas-mãe, mas quanto aos processadores, o Core i7-980X/990X ainda tem um preço salgado, porém, na maioria das placas do chipset X58, os Xeons X56XX funcionam normalmente e eles saem relativamente baratos no Aliexpress.

 

Quanto a performance, certamente não bate de frente com um Core i7-8700K/9700K e outros mais atuais como Ryzen e afins, porém com o devido overclock a performance é respeitável e até chega perto, o meu 980X eu consegui estabilizar a 4.35 GHz mas ele não é dos melhores chips, é aquela questão de cada processador ser único, uns sobem melhor, outros nem tanto; rs.

Já o Xeon X5675 eu devo colocar ele em teste nos próximos dias, só estou esperando umas peças mais chegarem porque vou dar uma reforma geral no PC, já vi alguns usuários o subirem ele pra 4.5~4.8 GHz sem maiores problemas.

 

Porém mesmo em stock, o rendimento deles é beeeeeem maior que qualquer Core 2 Quad na plataforma LGA 775, no caso dos hexa-core, e também dá pra jogar tranquilamente, eles empurram até a GTX 1080 Ti sem gargalar, além dela não sei porque ainda não vi se alguém testou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @Amanda Gonçalo , realmente esse que é o problema, o preço! Eu sempre dou uma pesquisada no ML ou OLX, se caso não encontrar por aqui, o jeito vai ser comprar no exterior, o duro é se lá também tiver bem caro.

Vou dar uma vasculhada se acho alguma placa-mãe 1366 com chipset x58 (você tem alguma recomendação?marca/modelo)

 

Sim, te entendo, nesse caso é "sorte" kk, mas é algo respeitável, creio eu que, se tiver um over legal, e uma placa de vídeo boa, da pra rodar todos os jogos numa resolução boa, sem o processador gargalar.

Vou dar uma pesquisadas nesses xeon's também. Será que se caso você subir um pouco mais a tensão do seu processador, ele não passa dos 4.35 Ghz?

 

Ô louco, será que é tudo isso mesmo? caramba, fiquei impressionado, mesmo se overclockar um core2 qx9650 (775) não chega perto?

 

@rodrigops Sim, eu sei, mas o tipo, o interesse que tenho é mais para overclock e alguns games, na plataforma 1155 dei uma pesquisada, os processadores e placa-mãe mais vantajosos são o i5 2500k, i7 2600k, placa-mãe chipset z77 ou p67, que no atual cenário estão BEM caros, por isso que to optando em ir pra plataforma 775 ou pra 1366 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei chegar aos 4.4-4.5 GHz mas realmente parece que 4.35 GHz é o limite pro meu chip, fui até 1.4V mas já estava me sentindo realmente desconfortável com a tensão, os manuais técnicos da Intel sugerem não passar dos 1.375v, e mesmo a 1.4V não passava no Cinebench de jeito nenhum kkkkkkk

 

A minha é uma Asus P6X58D-E, ela funciona legal, nunca me deu dor de cabeça e tal, nesse caso eu acho que as Asus são as melhores, tem a Intel DX58SO2 também que me chamou bastante a atenção e é bonita, mas deve ser difícil de achar hoje em dia.

 

Eu acredito que o Core 2 Quad/Xeon X54XX do LGA 775 possa até chegar perto apenas dos Core i7/Xeon de 4C/8T, já perto dos hexa-core com certeza que não, além de ter outras vantagem arquiteturais a favor do LGA 1366, como o controlador de memória que passou a ser integrado ao processador e isso baixou pra caramba a latência de acesso as memórias, a organização dos caches e até mesmo a velocidade deles, e também o total de 36 lanes PCIe que dá pra aproveitar pra caramba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo É, dependendo não é bom arriscar muito não, e as temperaturas? são bem altas? alias, tu já viu alguns videos de overclock com o mesmo processador que o seu, para você poder ter algum parâmetro até onde você pode chegar?

 

Dei uma pesquisada por aqui por cima, e vi que as coisas estão bem carinhas, mesmo no exterior kkkk, um processador linha extreme 1366 e placa-mãe x58, tudo vai ficar em torno de uns 1500 BRL(pra +), as vezes eu até penso se vale a pena investir mais um pouco e comprar logo uma lga 1151. Meu medo é, se eu comprar alguma placa/processador(1366) no exterior cara, e ela vier com algum problema, seilá, ou com o passar do tempo aconteça alguma coisa, capacitor, trilha, pinos, contatos etc.

Sem falar que, esse kit 1366 é beeeeeem mais carinho do que eu to pensando em montar no socket 775, mas em favor do kit mais caro ele vai ser bem melhor, bem melhor mesmo. 

 

Caramba, realmente a linha 6C/12T do 1366 é bem bruta ein, nunca imaginava que chegava nisso tudo não, eu não sabia que o controlador de memoria já estava embutido no processador não, mesmo naquela epoca já tinham essa ""tecnologia embarcada"" nos processadores dessa linha, impressionante.

Vi que os novos i7 (6/12) e os i9 (8/16) da vida estão bem parrudinhos também, creio que os ryzen também merecem atenção, mas até lá, acho que vou ter que juntar muuuuuuita grana ainda pra chegar nesse patamar hahahah

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gagux123 É, isso é, tanto os LGA 1366 (X58) e os LGA 2011 (X79) vem subindo de preço ultimamente, não faz muito sentido. Mas já vi sim, alguns caras de sorte pegaram até 4.4 GHz com ele com 1.360v, outros tem chips piores também e precisam de até 1.35V pra estabilizar nos 4.0 GHz.

 

Neste momento as minhas temperaturas estão relativamente boas, não passaram dos 72° C em benchmark, as recomendações da Intel são de não passar de 72.9° C, porém o throttling começa a partir dos 100° C e os overclockers mais experientes com a plataforma sugerem manter sempre abaixo dos 75° C, jogando a minha temperatura no máximo já chegou a 65° C nos dias quentes de verão, agora que o frio tá começando a doer mal chega a 57° C. Já em idle, o core mais quente fica entre 38~42° C, e não vai muito além disso num uso leve, como navegação e afins.

 

Quanto aos Ryzens e i7/i9 atuais ai é fato, eles tem todas as vantagens dos processos de fabricação atuais, tem clocks mais altos, novas instruções e tal, a regra geral é ir direto pra eles mas ai depende do que o bolso permite também.

 

Nos preços eu até me considero de sorte, a minha intenção em 2017 era mesmo pegar um Ryzen ou um kit Kaby Lake na época porém a grana apertou, principalmente porque na época o preço da DDR4 decolou, e ai encontrei o conjunto P6X58D-E + Core i7-980X + 12 GB DDR3 por meramente R$ 1.100 no Mercado Livre, não pensei duas vezes e peguei por achar o preço fantástico, e também porque até então eu estava com um Phenom II X4 com 4 GB DDR2.

 

Eu realmente não sei como funciona os procedimentos de garantia pro Ebay, lá costuma aparecer umas placas boa, no Aliexpress eu não sei se tem alguma coisa além das chinesas (que não recomendo de fato), porém o processador, os Xeons apesar do multiplicador bloqueado eles sobem muito bem com um toque do BCLK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo Desculpa a demora!

Ahhh, até que é uma temp boa, o que você usa? Air Cooler? Water? Ta usando qual pasta termica? Fez delid? 

 

Em relação aos processadores novos, fui na casa de um amigo meu no fds, ele tem um i7 8700 (6c/12t), em stock no benchmark do cpuz ele bateu 517 no single, e 3860 no multi, processador é bem bruto, rodava todos os jogos da atualidade tranquilo, dava até gosto de jogar no pc dele hahaha

 

O unico jeito é pesquisar e esperar pra ver se sai alguma promoção boa em relação a componentes de pc, o duro de você comprar algo no exterior é a taxação, isso até desanima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gagux123 Sem problemas!

 

Nesse momento eu utilizo um water cooler, o Corsair H80i v2 e de pasta térmica é a Thermaltake TG7; delid nesses processadores é desnecessário pois todos os processadores das plataformas X58/X79/X99 são soldados. Já usei com air cooler por um tempo também (Deepcool Gammaxx 400), mas com ele me sentia mais confortável mantendo o processador a 4.0 GHz nessas circunstâncias.

 

Pois é, e eu vejo da seguinte maneira, apesar da tua intenção inicial ser a de pegar uma placa-mãe boa pra overclock no LGA 775, talvez a essa altura mais valha a pena mesmo juntar e esperar por uma plataforma atual, o ganho de performance vai ser incrivelmente maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo Bom, realmente ta bem refrigerado, to pensando em pegar mais pra frente um t2 ou um 212 da Cooler Master. Realmente não sabia que esses processadores eram soldados. 

 

Sim, realmente isso que você falou vale mais a pena, talvez importar algo dos eua por redirecionamento pra escapar da receita é algo mais vantajoso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...