Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlar fluxo de clock com transistor, é possível?


Posts recomendados

Controlar fluxo de clock com transistor, é possível?

Pensei em fazer um chaveamento com transistor para controlar um fluxo constante de clock conforme imagem.

será que funcionará? terei alguma perda significativa de velocidade do clock?

pensei em usar por exemplo um transistor BC comum para o teste.

No caso o pulso estaria constantemente entrando no ponto "1" e sendo bloqueado pelo transistor...

assim que eu alimentar a base, o fluxo flui para o ponto 2...

e toda vez que eu quiser cortar/liberar, basta alimentar ou não a base do transistor.

 

controle de clock.jpg

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

terei alguma perda significativa de velocidade do clock?

Perda terá, pois você está adicionando mais um elemento no circuito.

Se vai funcionar ou não, depende da frequência de chaveamento transistor ser compatível com o clock e se o circuito depende de algum sincronismo externo, além deste clock, para funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se esse circuito tiver associação lá com os contadores do outro tópico, a solução mais recomendada é a de utilizar portas lógicas. 

Você pode usar as já prontas da mesma linha dos contadores (CMOS 4000) ou então você mesmo a constrói com diodos, transistores e resistores. 

Para o seu caso, a porta usada deve ser a do tipo E. Se constrói facilmente com dois diodos e um resistor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Renato.88 disse:

Se esse circuito tiver associação lá com os contadores do outro tópico

Mais ou menos... estou aprendendo ainda eletrônica analógica/digital...

Então vou aprendendo os pedacinhos e tentando juntar...

 

de pouco em pouco vão saindo alguns projetinhos aqui...

 

Obrigado pelas respostas, vou estudar as soluções apresentadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

o pulso estaria constantemente entrando no ponto "1" e sendo bloqueado pelo transistor...

assim que eu alimentar a base, o fluxo flui para o ponto 2

Sua descrição se encaixa no dispositivo chave analógica. P.ex. cd4066

cd4066.jpg

Que pode ser interpretado algo como simples micro-relés. Estude ela também. Em algum momento no futuro lhe poderá ser útil

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Sua descrição se encaixa no dispositivo chave analógica. P.ex. cd4066

cd4066.jpg

Que pode ser interpretado algo como simples micro-relés. Estude ela também. Em algum momento no futuro lhe poderá ser útil

Opa.. este tenho bastante aqui que me foram indicados em outros tópicos... vou utiliza-los também para os testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BloodCeltics Lopes ,

 

Tudo depende do tal sinal de Clock. Se for para circuitos CMOS tipo de 5V, pode fazer sim com transistor e um ou outro diodo de sinal que vai funcionar.

 

Mas a solução clássica é usar uma porta lógica tipo E ou uma chave analógica tipo 4066 ( se o Clock tiver frequência compatível... ) .

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No outro tópico que vocês estavam me ensinando sobre estes circuitos me lembrei da seguinte informação:

Citação

Pesquisando sobre os circuitos, encontrei as informações de que as chaves deles não fazem exatamente uma ligação direta entre os terminais, mas que com a chave ligada estas apresentam uma certa resistência (4053 = em torno de 270 ohms, e o 4016 em torno de 300 ohms).

Em um circuito hipotético de um 555 gerando clock para fazer um 4017 trabalhar....

esta "resistência" poderia afetar o funcionamento?

 

e quanto ao transistor se aplicado ao mesmo circuito... poderia funcionar? Lembrei que ele não funcionaria exatamente como uma "chave" mas sim iria conduzir... este "conduzir" não poderia acabar se misturando com o sinal de clock e atrapalhar o funcionamento?

 

Quando as portas do tipo E, ainda vou estudar os circuitos e os datasheets.

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra freq baixíssima (pisca led) ou baixa (varredura de display) ou até mesmo média (áudio), funciona de boa. Já altas (centenas de KHz) fique com o pé atrás.

No caso hipotético acima... o 555 já possui um pino de reset justamente pra inibir a saída.

Quanto ao transistor simplista, o buraco é + em baixo mas tambem vale. O que pode fazer é ligar um R em série e na entrada do treco que recebe o sinal, colocar o tr pro terra. Ao acionar, "aterra" o sinal, ou seja, bloqueia-o.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Em um circuito hipotético de um 555 gerando clock para fazer um 4017 trabalhar....

esta "resistência" poderia afetar o funcionamento?

Não atrapalha. Mas com frequências muito altas, talvez. 

Porém eu (eu) não gosto desse tipo de circuito em lógica justamente porque ele se comporta como um circuito passivo. 

3 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

quanto ao transistor se aplicado ao mesmo circuito... poderia funcionar?

Sim, mas existem outras maneiras melhores de fazer esse circuito com ele. 

3 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Quando as portas do tipo E, ainda vou estudar os circuitos e os datasheets.

As portas lógicas são circuitos ativos com uma série de transistores. Entregam na saída, um sinal igual ao da entrada. 

Foram desenvolvidas pra este fim. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/05/2019 às 18:38, aphawk disse:

@BloodCeltics Lopes ,

 

Se seu circuito hipotético é o que você está montando, tipo um 555 com um 4017, não precisa usar nada , basta controlar o pino 4 do 555. Se levar ele ao terra, o oscilador pára. Voltando ao +5V, o oscilador continua ok ?

 

Paulo

ok obrigado pela dica..

mas é que vou fazer outros circuitos... por hora só estava especulando para saber qual o melhor caminho para começar. Obrigado pelas dicas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...