Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comunicação Impressora com PIC


WesCoP

Posts recomendados

Olá amigos, tudo bem?
Preciso colocar uma nova impressora num circuito que já funciona com um modelo totalmente diferente.

Essa é a impressora que preciso implementar www.neoeparts.com.br/impressoras-termicas/mecanismos-de-impressao-kiosk/mpt725/

 

No atual código, utilizamos o seguinte parâmetro num PIC18F4620:

#use rs232(baud=9600,parity=N,xmit=PIN_D5,rcv=PIN_D4, bits=8, ERRORS, Stream = Serial_Auxiliar)

 

Sou iniciante no ramo, alguém poderia me indicar o caminho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Enviar dados pela serial do mc é algo bem fácil. É +- isso que faz as gulosas funções printf(), putc(), putchar() e etc. Já fazê-las na unha fica bem mais eficiente e relativamente fácil após uma lidinha rápida no datasheet do mc. A grosso modo, a camada mais básica dela só faz:

-coloca 1 byte no buffer e

-aguarda transmitir lendo um flag... um bit

só isso

 

Isto posto, teu desafio agora é ler o manual da impressora e comparar os comandos dela com o da que você já conseguiu conversar.

 

11 minutos atrás, WesCoP disse:

#use rs232(baud=9600,parity=N,xmit=PIN_D5,rcv=PIN_D4, bits=8, ERRORS, Stream = Serial_Auxiliar)

isso parece ser apenas o setup dos registros internos do mc e tá com cara dos mastigados do ccs. Pouco ou nada lhe posso somar neste 'compilador'. Mas se achar que deve, publique os fontes de seu sucesso pra alguém do 'ramo' te orientar melhor

A dica que dou é faça um pisca led 1º. Depois use o simulador proteus e envie e receba dados dum terminal. Já fiz algo do gênero pra pic, avr, 8051 e alguns etc. Se achar que devo, a qualquer momento mostro os fontes. Adianto que é com zero libs complicadas... apenas escrevo/leio registros.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

A dica que dou é faça um pisca led 1º. Depois use o simulador proteus e envie e receba dados dum terminal. Já fiz algo do gênero pra pic, avr, 8051 e alguns etc. Se achar que devo, a qualquer momento mostro os fontes. Adianto que é com zero libs complicadas... apenas escrevo/leio registros.

 

Quero sim, seria de grande ajuda, realmente sou iniciante no ramo e tenho enfrentado um código pronto a quase 10 anos até então, obrigado pelo apoio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A ideia por trás 'das ideia' é mostrar como é simples, após uma leitura no datasheet, criar rotinas otimizadas e não ficar refém das libs que tornam o código monstruoso e você nem sabe se tem bug. Olha que fofo este minimalismo que compilo de alguns fontes 100% originais...

//------------- setup interface serial pic18fxxx-------
SPBRG=155;    //9600,n,8 @ 24MHz
TXEN=1;       //hab. transmissão
//BRGH=0;		//sel. baud rate baixa 2400bps
BRGH=1;       //sel. baud rate alta  9600bps
SYNC=0;       //assinc.
SPEN=1;       //hab. pinos como int. serial
CREN=1;       //recepção contínua
RCIF=0;       //flag de recepção
RCIE=1;	//hab int serial
RCIP=0;	//int recepção prioridade=baixa
//--------------------------------------

void tx(unsigned char data) //a camada mais elementar
{
TXREG=data; while(!TRMT); //aguarda transmitir
}

//********************************
void meu_printf(const char *s)
{
while(*s) tx(*s++);
}
//********************************

Pra imprimir, é só...

meu_prinf("Tudo posso nAquele que me fortalece!");

Só texto. Imprimir dados numéricos, basta fazer outra função... não é seu momento

abç

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...