Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSDs de mesmo tamanho porém com quantidade de armazenamento diferente


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Por que fazem ssds de 240gb com o mesmo tamanho de um de 120gb ? Tipo se o espaço necessário é o mesmo por que fazem versões com menos gigabytes em um bloco de mesmo tamanho ? O mesmo acontece com pen drives de modelos idênticos eles possuem o mesmo tamanho porém possuem capacidade de armazenamento diferentes. Por que isso acontece ? As memórias de maior capacidade de armazenamento possuem largura,espessura,comprimento maior em relação as de menor capacidade de armazenamento ? Isso acontece com HD também ? Espaços idênticos mas capacidade de armazenamento diferentes ?   

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Gabriel_765137 boa tarde, imagina se cada ssd de diversos quantidades de memória tivessem um tamanho diferente conforme vai aumentando a quantidade de GB, o gabinete teria que ter diversas baias para cada tamanho de ssd. O padrão dos SSDs é de 2.5 polegadas, mesmo se talvez não use todo o espaço físico dentro do ssd, fica mais fácil para ter um padrão de tamanho das baias do gabinete, entendeu?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Lucas Gabriel_765137

 

Pessoas diferentes, tem necessidades diferentes..

 

Pra muitos 120GB de espaço é o bastante.. Pra alguns 2TB é pouca coisa.. Toda empresa, visa atender as necessidades do maior número possível de clientes e de clientes em potencial.. As 4 pessoas neste tópico, não terão a mesma necessidade e principalmente, o mesmo poder aquisitivo..

 

Se a empresa puder atender a necessidade de cada um de nós aqui, melhor pra ela..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acontece é que o preço da carcaça é irrelevante perto do conteúdo. É como memória RAM, independente do número de módulos, e portanto da capacidade, o pente tem o mesmo tamanho. Seria mais oneroso ter maquinário pra fabricação de carcaças de vários tamanhos (além do problema de compatibilidade de espaço, como já mencionaram) do que botar um pouco a mais de material desnecessário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na parte de HDD ou discos rígidos, o maior que já desmontei tinha cinco discos com agulhas dos dois lados, não lembro a capacidade.

hdd.jpg.0ee422b85a9365f7325014a2d2638042.jpg

Já desmontei um que tinha só um disco e só uma agulha.

No dia em que os HDD de 10TB virarem sucata eu vou descobrir quantos discos tinham. Nos data sheet não achei nada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe também, além disso tudo que os colegas falaram, a questão de marketing das empresas fabricantes. Uma empresa inteligente jamais vai lançar no mercado (ou tornar economicamente acessível) toda sua tecnologia em um único produto. Ou seja, ao invés de vender um SSD de 1 tb pra uma pessoa, a empresa prefere vender um de 120 GB, um de 240 gb, um de 480 gb e um de 1 tb para essa pessoa, mesmo que a diferença de custo de fabricação entre esses produtos seja mínima para eles. Tenho certeza que já existe tecnologia para fabricação de SSDs de 2 tb, 3 tb e até 5 tb, a valores acessíveis... mas a tendência é que esses produtos comecem a ficar economicamente mais acessíveis aos poucos, com o passar do tempo. Assim eles vendem mais. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lucas Gabriel_765137 disse:
 
 
 
2 horas atrás, Lucas Gabriel_765137 disse:

Por que fazem ssds de 240gb com o mesmo tamanho de um de 120gb ? Tipo se o espaço necessário é o mesmo por que fazem versões com menos gigabytes em um bloco de mesmo tamanho ?...

Prezado, isso é por causa de um conceito em inglês que resume todas as suas perguntas: "Form-factor". 

O "form factor" ou "fator de forma" em poucas palavras é o que é chamado por nos as pessoas comuns como o tamanho das coisas, isso abrange as placas-mãe, dispositivos almacanage, laptops, ou seja tudo em geral. É um padrão ou standard e por essa razão não pode ser mudado, os padrões são criados conjuntamente por várias agências e fabricantes e uma vez determinado qual será o dito "form factor" todos começam a construir usando esse padrão, aqueles que fabricam placas-mãe, aquelas que fabricam caixas para PC, aquelas que fabricam discos rígidos, isto é, todo mundo... O SSD dentro se podem variar, por exemplo, vou colocar um par de fotos de um SSD de tamanho menor e um com maior capacidade de armazenamento para que você possa ver que por dentro eles são diferentes: 

full.jpg

 

 

SSD%20controller%20large.png 

 

 

Com relação ao número de discos que um HDD traz dentro, nós da Seagate  publicamos quantos discos entram num HDD, se você quiser pode ver esse exemplo de 10GB, pressione CTRL + F e digite "Discs" e aí você verá que ele traz 7:

Se você quiser mais informações, você pode ver todos os documentos de todos os tamanhos aqui:

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...