Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conexão Serial SPI entre conversor e microcontrolador


Posts recomendados

Olá! Tenho um projeto de escola que consiste na construção do seguinte projeto mostrado no esquemático abaixo, montado com o CI AT89S51 para programação, o conversor USB/Serial utilizado foi o FTDI232RL do qual utilizamos os pinos DTR. CTS, e RTS , respectivamente ligados aos pinos MOSI, MISO e SCK do microcontrolador conforme a imagem abaixo. Queria saber o porquê dessa conexão entre conversor FTDI e uC? Agradeço desde já!

conexão do FTDI232RL.PNG

esquemático do circuito.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, o FTDI é um chip que atua como um tradutor (interface) entre um computador e o microcontrolador. Ele permite através de uma porta USB simular (ou virtualizar) uma porta serial (COMx / RS232) para nível lógico TTL (0-5V/0-3V), assim você poderá por exemplo, trocar dados entre um aplicativo no computador e a placa. No seu caso a função é gravar o arquivo hexadecimal (um código compilado) na memória flash do microcontrolador para posteriormente poder roda-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apesar de serial, a interface spi é ligeiramente diferente da serial tradicional. Seu programa do lado do pc deve fazer esta interpretação. No entanto uma outra possibilidade desta conexão é pra simples gravação do mc. To com preguiça de ver agora mas consulte o datasheet dele e vê como e onde são ligados os sinais de programação. Se não nestes... desconsidere e sorry...😳

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Saudações

Venho pedir ajuda aos amigos porque preciso usar a placa acima (FT232RL) para fazer a conexão em modo SPI e não encontrei material em linguagem simples de entender; na dúvida do Vitor o desenho das ligações estão corretos posso me orientar pelo desenho? na aplicação que preciso falta o sinal de CS (chip select) por gentileza alguém saberia dizer qual é? tentei ler no site do fabricante mas não consegui entender com certeza qual pino está esta função.

Muito obrigado á todos

Jg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Jorge Daer disse:

Saudações

Venho pedir ajuda aos amigos porque preciso usar a placa acima (FT232RL) para fazer a conexão em modo SPI e não encontrei material em linguagem simples de entender; na dúvida do Vitor o desenho das ligações estão corretos posso me orientar pelo desenho? na aplicação que preciso falta o sinal de CS (chip select) por gentileza alguém saberia dizer qual é? tentei ler no site do fabricante mas não consegui entender com certeza qual pino está esta função.

Muito obrigado á todos

Jg

Olá, sim a ligação está correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...