Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Vitor Bergamaschi Santos

Conexão Serial SPI entre conversor e microcontrolador

Posts recomendados

Olá! Tenho um projeto de escola que consiste na construção do seguinte projeto mostrado no esquemático abaixo, montado com o CI AT89S51 para programação, o conversor USB/Serial utilizado foi o FTDI232RL do qual utilizamos os pinos DTR. CTS, e RTS , respectivamente ligados aos pinos MOSI, MISO e SCK do microcontrolador conforme a imagem abaixo. Queria saber o porquê dessa conexão entre conversor FTDI e uC? Agradeço desde já!

conexão do FTDI232RL.PNG

esquemático do circuito.PNG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, o FTDI é um chip que atua como um tradutor (interface) entre um computador e o microcontrolador. Ele permite através de uma porta USB simular (ou virtualizar) uma porta serial (COMx / RS232) para nível lógico TTL (0-5V/0-3V), assim você poderá por exemplo, trocar dados entre um aplicativo no computador e a placa. No seu caso a função é gravar o arquivo hexadecimal (um código compilado) na memória flash do microcontrolador para posteriormente poder roda-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apesar de serial, a interface spi é ligeiramente diferente da serial tradicional. Seu programa do lado do pc deve fazer esta interpretação. No entanto uma outra possibilidade desta conexão é pra simples gravação do mc. To com preguiça de ver agora mas consulte o datasheet dele e vê como e onde são ligados os sinais de programação. Se não nestes... desconsidere e sorry...😳

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, então sendo os pinos MOSI e MISO (master out slave in) e (master in slave out), o slave será o microcontrolador e o master será o FTDI, pois é o FTDI que converte os dados de USB para Serial, estou certo?

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!