Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de Fans RX 570


Posts recomendados

Seguinte, minha GPU (RX 570 GIGABYTE) tem um fan que gira mais que o outro (esquerdo), mas quando colocado em 100% no msi afterburner apenas 1 funciona e além disso nem em nenhum programa detecta a velocidade do fan. Alguem sabe o que pode ser :

Pode ser a bios :, não encontrei em nenhum programa a bios da rx 570, sempre aparece "Unknown"

 

Quando modificado pelo APP até reconhece, mas fica assim como na 2 foto.

 

O engraçado que em jogos os 2 funcionam, só que 1 gira mais que o outro, e a temperatura sempre abaixo de 70c mesmo em 100% de uso.

 

Pelo app da aorus engine, vi que a versão da bios é a F11, alguem sabe se é a de fábrica ou sei la .. help me não tenho garantia mais.

 

 

Screenshot_25.png

Screenshot_26.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu acredito que esse limite de rotação de 90% seja uma limitação da Bios da placa de vídeo, pois numa EVGA GTX 570 que eu tive existia um limite de 75%, mas caso você queira tentar fazer algo pra ver se resolve, vou deixar alguns procedimentos que eu tentaria fazer nesse caso.

 

1º Atualizar a Bios da placa de vídeo pra reescrever ela e descartar essa possibilidade de problema logo de início. Acho que dá pra fazer através do ATIFlash + Prompt de Comando, se você for tentar, procure um bom tutorial sobre isso.

 

Segundo a coleção de Bios do TechPowerUp, sua placa de vídeo parece ter somente uma versão de Bios (Versão 015.050.002.001.000000). Caso queira baixar ela: https://www.techpowerup.com/vgabios/192071/gigabyte-rx570-4096-170419

 

Se for mesmo fazer isso, tome bastante cuidado e use o GPU-Z pra salvar o arquivo ROM original da sua placa de vídeo.

 

2º Por mais bobo que isso possa parecer, eu tentaria atualizar a Bios da placa-mãe, porque eu já tive problemas anteriores com placas de vídeo em placa-mãe com Bios antiga.

 

3º Instalaria o driver mais recente (Adrenalin 19.5.2), porque o driver da AMD que o Windows 10 instala é de 2017. :|

 

4º Se você já usou outra placa de vídeo nesse PC e agora usa a RX 570, talvez formatar resolva o problema, mas a chance disso resolver algo é baixa.

 

Se nada disso resolver, você pode entrar em contato com o suporte técnico, vai que eles já conhecem esse "problema" e podem te fornecer uma solução mais eficaz.

 

Por último, um conselho... não acredite em tudo que os programas como HWMonitor, CPU-Z, GPU-Z, etc. mostram, eles nem sempre são 100% precisos e às vezes a gente fica tão ligado nessas informações que acaba nem curtindo o nosso PC.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Strixtar disse:

Bom, eu acredito que esse limite de rotação de 90% seja uma limitação da Bios da placa de vídeo, pois numa EVGA GTX 570 que eu tive existia um limite de 75%, mas caso você queira tentar fazer algo pra ver se resolve, vou deixar alguns procedimentos que eu tentaria fazer nesse caso.

 

1º Atualizar a Bios da placa de vídeo pra reescrever ela e descartar essa possibilidade de problema logo de início. Acho que dá pra fazer através do ATIFlash + Prompt de Comando, se você for tentar, procure um bom tutorial sobre isso.

 

Segundo a coleção de Bios do TechPowerUp, sua placa de vídeo parece ter somente uma versão de Bios (Versão 015.050.002.001.000000). Caso queira baixar ela: https://www.techpowerup.com/vgabios/192071/gigabyte-rx570-4096-170419

 

Se for mesmo fazer isso, tome bastante cuidado e use o GPU-Z pra salvar o arquivo ROM original da sua placa de vídeo.

 

2º Por mais bobo que isso possa parecer, eu tentaria atualizar a Bios da placa-mãe, porque eu já tive problemas anteriores com placas de vídeo em placa-mãe com Bios antiga.

 

3º Instalaria o driver mais recente (Adrenalin 19.5.2), porque o driver da AMD que o Windows 10 instala é de 2017. :|

 

4º Se você já usou outra placa de vídeo nesse PC e agora usa a RX 570, talvez formatar resolva o problema, mas a chance disso resolver algo é baixa.

 

Se nada disso resolver, você pode entrar em contato com o suporte técnico, vai que eles já conhecem esse "problema" e podem te fornecer uma solução mais eficaz.

 

Por último, um conselho... não acredite em tudo que os programas como HWMonitor, CPU-Z, GPU-Z, etc. mostram, eles nem sempre são 100% precisos e às vezes a gente fica tão ligado nessas informações que acaba nem curtindo o nosso PC.

 

1- Atualizei, e continou a mesma coisa.

 

2- A bios da minha placa-mãe é de fevereiro desse ano, é uma X370 MSI PRO CARBON

 

3- Já esta no driver atual, alias todo dia busco atualizar.

 

4- Foi formatado na troca de placa de video

 

Vou tentar conversar com o suporte técnico sim, e espero que resolvam :(

 

Sobre esses programas serem imprecisos, não foram só eles, até o proprio software da amd detectou essas velocidades absurdas de 14570532 RPM. Eu preciso saber o motivo, pois estão esquentando até com um pequeno overclock.

 

Percebi que acima de 50% o outro fan para de funcionar. Até 50% 1 gira mais que o outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...