Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calcular resistor no circuito


Posts recomendados

A lei de ohm diz o seguinte:

U = R * I

 

Você terá que calcular a resistência para que esta receba os 14Volt. E que deixe passar uma corrente de 330mili.

Vamos calcular o R desta forma:

R = U / I

R = 14 / 0.33

R = 42.42 ohm

 

O valor mais próximo que tem é de 47. A diferença que vai dar não é significativa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O resistor é de 14/0,33 = 42,42 ohm. Porém a potência dissipada vai ser de 4,6 W, tem que usar um resistor de 10 W.

 

A melhor solução é usar um regulador linear ou um regulador chaveado para que não tenha variação de tensão de saída caso a entrada ou a carga variem.

 

ilovepic, desculpe, não vi a sua postagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ricardov disse:

O resistor é de 14/0,33 = 42,42 ohm. Porém a potência dissipada vai ser de 4,6 W, tem que usar um resistor de 10 W.

 

A melhor solução é usar um regulador linear ou um regulador chaveado para que não tenha variação de tensão de saída caso a entrada ou a carga varie.

Sim boa dica. Pois quando alimentar algo com esse circuito as coisas mudam.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola.

 

Pode tambem usar a formula  :

 

R = ( V fonte  - V carga )  /  I  ( corrente )

R =  ( 21 - 7 ) /  0,33

R =  aprox    43 Ohms

 

DETALHE =  para uma diferença tão grande de tensão entre a fonte e a carga o resistor vai aquecer bastante,  a potência dissipada nele é alta, algo em torno de 4,7W   então deve usar resistor de 5W ou maior 

 

Talvez fosse melhor usar um regulador de tensão ao invés de resistor

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, ilovepic disse:

A lei de ohm diz o seguinte:

U = R * I

 

Você terá que calcular a resistência para que esta receba os 14Volt. E que deixe passar uma corrente de 330mili.

Vamos calcular o R desta forma:

R = U / I

R = 14 / 0.33

R = 42.42 ohm

 

O valor mais próximo que tem é de 47. A diferença que vai dar não é significativa.

Oi!! eu tinha feito dessa forma e achei esse valor de resistor, só que, quando eu fui medir a corrente, estava dando mais ou menos 260 mili. Aí eu comecei a ficar de cabelo em pé de por que o valor não batia, mas agora eu vi que meu multiteste só vai até 200 mili amperes hahaha, Putz, fiquei horas tentando ver o que estava errado, fato que acabei até postando aqui pra ver se eu estava fazendo algo errado rss.. Mais obrigado demais pela ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Albertowl

 

Normalmente o resistor funciona como limitador, não significa necessariamente que a medição tenha que ser milimétrica. 

 

No caso de alimentar um aparelho onde a etiqueta diz com 7Vdc  300mA  isso reflete a potência máxima dele,

mas acontece que um speaker com volume baixo ou um motor sem carga vão estar consumindo menos que a descrição.

 

Mesmo no caso de alimentar outro componente com a corrente de 300mA  ele pode  ter esse valor no datasheet como TETO, mas não que use isso em tempo integral.

 

compliquei  ?

 

'_'

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Albertowl disse:

@Ricardov Oi, Ricardo. Eu fiz exatamente dessa forma, mas, quando eu fui medir a corrente, ela dá aproximadamente 260 mili amperes, não deveria dar 330?

As vezes não está entrando 7V e outras vezes a corrente do aparelho não é esta que está no rótulo dele. 

Alimentar aparelhos (qualquer um que seja) com resistor série não é boa ideia, pois a tensão de entrada fica variando conforme o consumo/uso. 


 

Eis que temos aqui outra conexão cronológica:

@Isadora Ferraz

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Albertowl disse:

@Tito Fisher Oi, Tito! Isso significa que mesmo um motor sem carga vai estar dissipando alguma potência e isso vai refletir na variação da corrente? é isso que você quis dizer

Sim. Mas nesse caso onde se vai estar a dissipar consumo é na resistência limitadora. Que no caso do motor podemos considerar que funciona como um reóstato. (digam se estou a explicar bem).

 

Mas até em um regulador existe consumo mesmo que o motor não esteja funcionando. Mas o comportamento dele quando o motor começa a trabalhar é totalmente diferente do comportamento da resistência.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilovepic Desculpa ter enviado mensagem no privado rss. É que eu ainda não sei exatamente se, para ver a mensagem, eu clico em Citar ou mencionar ou naquele envelopinho do lado esquerdo da tela; ainda me atrapalho nesse site rs.. Aí saio dando tiro pra todo lado kk Valeu pelas dicas, me ajudou bastante!!!!

adicionado 11 minutos depois

@Renato.88 Valeu, Renato!! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, Albertowl disse:

fonte de 21 volts e gostaria de colocar um resistor que segurasse nele uns 14 volts, deixando passar 7 volts apenas. A corrente seria 330 mili amperes.

Amigo isso deve desperdiçar muita energia. Ou seja 2/3 dela deve ser jogada fora em termos de calor. Ao invés de resistor ou os reguladores lineares propostos, considere um regulador chaveado.

Mas se for só pra aprendizado, também vale. Também vale dizer que se for controlar...

2 horas atrás, Albertowl disse:

um motor

... de 7V, o buraco é + em baixo. Tem forças ocultas lutando contra ele. Com os 21V disponíveis você vai ter dificuldade em escapar de algo chaveado ou controle por pwm

 

off...

@Renato.88 boa. Mas não vejo - não aparece pra mim -  as postagens da pessoa em questão...não lembro o motivo mas por hora.. dx kéto 😑

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo isso deve desperdiçar muita energia. Ou seja 2/3 dela deve ser jogada fora em termos de calor. Ao invés de resistor ou os reguladores lineares propostos, considere um regulador chaveado.

Mas se for só pra aprendizado, também vale. Também vale dizer que se for controlar...

... de 7V, o buraco é + em baixo. Tem forças ocultas lutando contra ele. Com os 21V disponíveis você vai ter dificuldade em escapar de algo chaveado ou controle por pwm

 

off...

@Renato.88 boa. Mas não vejo - não aparece pra mim -  as postagens da pessoa em questão...não lembro o motivo mas por hora.. dx kéto 😑

 

Acho que foi por uma briga que tivemos aqui no fórum hehe Não me diga que ainda está chateada! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola

 

7 horas atrás, Albertowl disse:

Oi, Tito! Isso significa que mesmo um motor sem carga vai estar dissipando alguma potência e isso vai refletir na variação da corrente? é isso que você quis dizer 

 

Veja, são coisas diferentes, um motor desligado não consome nada, está 'morto' .

Um motor sem carga está ligado, mas é algo como um carrinho eletrico ligado e  virado com as rodas pra cima , não está fornecendo qualquer torque para o eixo .

 

veja na especificação abaixo,

 

o motor ligado com as rodas pra cima, a corrente é apenas  ( no load ) 40mA

o motor ligado fazendo o carrinho andar em superfície plana  ( rated )  140 mA

e....

O carrinho subindo uma ladeira, ou carregando mais peso sobre si, usando a corrente máxima   (Stall current ) 400mA

 

 

motorvazio.jpg

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tito Fisher Bacana demais a explicação, Tito!! valeu!!!

adicionado 0 minutos depois
Em 31/05/2019 às 13:15, Tito Fisher disse:

Ola

 

 

Veja, são coisas diferentes, um motor desligado não consome nada, está 'morto' .

Um motor sem carga está ligado, mas é algo como um carrinho eletrico ligado e  virado com as rodas pra cima , não está fornecendo qualquer torque para o eixo .

 

veja na especificação abaixo,

 

o motor ligado com as rodas pra cima, a corrente é apenas  ( no load ) 40mA

o motor ligado fazendo o carrinho andar em superfície plana  ( rated )  140 mA

e....

O carrinho subindo uma ladeira, ou carregando mais peso sobre si, usando a corrente máxima   (Stall current ) 400mA

 

 

motorvazio.jpg

Bacana demais a explicação, Tito!! valeu!!!

adicionado 1 minuto depois

@Isadora Ferraz Valeu, Isadora!!! Obrigado mesmo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...