Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD A400 - 480gb causando instabilidade


Posts recomendados

Estou com um problema com meu PC novo, não tem nem um mês que montei ele, em vez de HD botei um SSD kingston de 480gb.
A questão é que o computador reinicia com tempo aleatório, troquei de lugar o SSD com o HD de notebook. e até o momento nem meu PC nem o notebook reiniciou.
Outra peculiaridade é que usei o SSD no desktop por um tempo utilizando Linux Ubuntu e o PC não reiniciou ao decorrer de 2 dias direto ligado (daí coloquei Windows de novo e o problema voltou).
Cogitei a possibilidade de ser problema de driver da fabricante da placa-mãe com o Windows 10, mas se fosse o caso o computador estaria reiniciando também agora que estou utilizando o HD do notebook.

Configuração do PC?

placa-mãe: GIGABYTE H310M H

CPU: i3 8100
RAM: 1x8gb HyperX Fury 2400 MHz

Armazenamento: SSD A400 - 480gb (utilizando HD de notebook 1 TB no momento)
Fonte: Gamemax GM500 - 500W 80 plus bronze

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.dbfaeff73a56781fcb5f33d63d595385.png

acabei de formatar e instalar os drivers baixados do site da gigabyte para poder testar o SSD Manager no próprio PC, não nem 30 minutos de uso e já reiniciou 1x, sendo que desde ontem até agora às 19:00 o SSD estava no notebook e não reiniciou. Não há update de firmware disponível


EDIT 1: dei uma pesquisada a mais e me deparei com o seguinte post http://www.fabiodomingos.com/?p=9 já realizei o procedimento e to aguardando alguma reação do PC enquanto vou usando normalmente.

EDIT:2 a resposta foi rápida e o computador já reiniciou, ao abrir o visualizador de eventos, o log do Windows me mostra o seguinte erro
image.thumb.png.035a18cd41d37a9c3462035eb676a4f3.png

PS: log de hardware não tem nada listado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvido, fiz 3 coisas mas não sei exatamente qual delas resolveu, vou botar aqui numa ordem de maior chance de ter sido a causa do problema e no fim do post ponho minhas considerações e teoria do por que isso acontece

1- Intel Management Engine Interface: no Gerenciador de Dispositivos, em Dispositivos do Sistema, procurei pelo dito cujo, e em propriedades desmarquei a opção de poder desligar o computador para economizar energia1.PNG.3e90b236dd30c4b7ed2f86f72f0c5974.PNG

2- Link Power Management (LPM) do Intel Rapid Storage: ao instalar driver SATA da placa-mãe, vem junto essa tecnologia e fica sempre ativo na bandeja do sistema do Windows, explorando ali achei esse LPM que até então eu só sabia que existia na BIOS da placa-mãe, e não a nivel tão alto de software. Pela descrição na imagem já da pra ter noção do que ele faz. apenas desativei a opção.
2.thumb.PNG.3ccab41bf07fb0fb39fda62f2b06e0ad.PNG


3- LPM direto na BIOS: mesma questão do item anterior, só que dessa vez mais comum pois é onde geralmente se encontra esse tipo de configuração. apenas desativei na BIOS.
3.thumb.jpeg.18d65b673ae4060f14b960e3214f7137.jpeg

CONSIDERAÇÕES: não tenho muita fé que o problema tenha sido o LPM pois eu já havia desabilitado essa configuração antes e o problema havia persistido, porém, eu cogito essa possibilidade pois não sabia da configuração dentro do próprio sistema, então pode ter resolvido desabilitando nos dois lugares, BIOS e software Intel Rapid. Acredito que tenha mais chance de ser o Intel Management Engine Interface pois o modo com que o computador reiniciava não era normal, era como se de fato perdesse completamente a energia, e depois voltasse a ligar. Agora, por que motivo essas tecnologias afetaram apenas o SSD e não o HD? acho que pela própria natureza dos dispositivos, um ser mecânico e o outro não, isso acho que um moderador ou alguém mais experiente pode explicar melhor.

OBS: por que o problema não ocorreu no notebook também quando usei o SSD nele? o Intel Management Engine também estava habilitado lá. peço que modifiquem o título do tópico também, pois o problema não é o A400 Kingston em especifico, agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2019 às 19:07, lsdouradoif disse:

Resolvido, fiz 3 coisas mas não sei exatamente qual delas resolveu, vou botar aqui numa ordem de maior chance de ter sido a causa do problema e no fim do post ponho minhas considerações e teoria do por que isso acontece

1- Intel Management Engine Interface: no Gerenciador de Dispositivos, em Dispositivos do Sistema, procurei pelo dito cujo, e em propriedades desmarquei a opção de poder desligar o computador para economizar energia1.PNG.3e90b236dd30c4b7ed2f86f72f0c5974.PNG

2- Link Power Management (LPM) do Intel Rapid Storage: ao instalar driver SATA da placa-mãe, vem junto essa tecnologia e fica sempre ativo na bandeja do sistema do Windows, explorando ali achei esse LPM que até então eu só sabia que existia na BIOS da placa-mãe, e não a nivel tão alto de software. Pela descrição na imagem já da pra ter noção do que ele faz. apenas desativei a opção.
2.thumb.PNG.3ccab41bf07fb0fb39fda62f2b06e0ad.PNG


3- LPM direto na BIOS: mesma questão do item anterior, só que dessa vez mais comum pois é onde geralmente se encontra esse tipo de configuração. apenas desativei na BIOS.
3.thumb.jpeg.18d65b673ae4060f14b960e3214f7137.jpeg

CONSIDERAÇÕES: não tenho muita fé que o problema tenha sido o LPM pois eu já havia desabilitado essa configuração antes e o problema havia persistido, porém, eu cogito essa possibilidade pois não sabia da configuração dentro do próprio sistema, então pode ter resolvido desabilitando nos dois lugares, BIOS e software Intel Rapid. Acredito que tenha mais chance de ser o Intel Management Engine Interface pois o modo com que o computador reiniciava não era normal, era como se de fato perdesse completamente a energia, e depois voltasse a ligar. Agora, por que motivo essas tecnologias afetaram apenas o SSD e não o HD? acho que pela própria natureza dos dispositivos, um ser mecânico e o outro não, isso acho que um moderador ou alguém mais experiente pode explicar melhor.

OBS: por que o problema não ocorreu no notebook também quando usei o SSD nele? o Intel Management Engine também estava habilitado lá. peço que modifiquem o título do tópico também, pois o problema não é o A400 Kingston em especifico, agradecido.


uma ressalva, pois o problema voltou a acontecer 2 dias depois, a solução é a mesma que a primeira opção que eu descrevi, porém, essa funcionalidade não existe apenas no Intel Management Engine Interface, entao eu olhei driver por driver no gerenciador de dispositivos, desativando tanto as opções de desligar o computador quanto acordar o computador. A primeira vista parecem drivers de mais, mas no fim das contas não leva mais que dois minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...