Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aquecedor a gás não liga


Posts recomendados

Prezados, imagino que aqui não seja o melhor lugar pra pedir esse tipo de ajuda mas creio que talvez alguém daqui possa ajudar a pelo menos indicar o lugar correto para fazer a pergunta.

Temos um aquecedor de água a gás Komeco, o start dele é a pilhas, de um tempo pra cá logo que trocamos o gás ele não tem mais acendido.
Ele ativa lá dentro, acende o LED, dá faísca porém não vem fogo.

Quando está normal eu escuto um estalo, provavelmente algum solenoide que atraca liberando o gás, mas quando dá o referido problema não acontece esse barulho.

Não entendo muito bem como funciona a coisa mas imagino que o aumento na pressão pelo gás novo talvez esteja trancando o solenoide.
O que posso fazer a respeito?
Se eu encontrar o maldito será que posso lubrificá-lo? Com o que?

Tem como eu identificar qual é o maldito pra quem sabe comprar um novo e trocar?

Tenho medo de chamar um técnico e vir  um tecnicú sem vergonha, dai já viu né?!

 

Edit: Estive lá agora, me encheram o saco pra tomar banho então tive que me virar...
Tem uma válvula bem grande logo na entrada do gás, eu afrouxei um pouquinho, vazou um pouco de gás, apertei de volta e ele ligou na sequência, mas o problema volta em seguida, deve ser algo por ali.

 

Qualquer ajuda é bem vinda.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Por favor, nos informe mais detalhes do equipamento, qual modelo você possui.

 

Uma ideia inicial, voce disse que o acionamento funciona a pulhas,  então talvez pudesse trocá-las  para ver se o problema persiste .

As pilhas  podem ter 'força' suficiente para acender os leds e gerar faísca, mas não para abrir a valvula de alimentação do gás.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, ChicoCybergoth disse:

uma válvula bem grande logo na entrada do gás, eu afrouxei um pouquinho, vazou um pouco de gás,

Esta válvula tem 2 fios? Se sim, sim é o solenóide - em forno usa ser 2 solenoides por segurança = 4 fios. E não mexa de modo a vazar! O que pode ter problema é o êmbolo - algo como um pistão interno que pode estar travante. Spray desengripante ajuda. Se não for ele, pode ser o circuito que o aciona. Siga os fios e ve pra onde vai. Pode ser simples maucontato.

Tire fotos... 1.jpg>1k.txt válvula solenoide para gás...

valvula_solenoide_de_gas_1_4_220v_ascova

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Verifique mau contato neste conector. Puxe pelo plástico - e não pelos fios - que ele separa. Meça resistência dos 3 fios. Claro com tudo desligado da rede e gás desligado e devidamente ventilado.

Pode usar o óleo mas você deve saber onde está o pistãozinho - êmbolo e colocar só nele. Não aplique nos fios - na bobina. Desmonte. Tô vendo parafusos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahaha, grato pelo cuidado e atenção Isadora, tu é uma figura, pode deixar, eu sei lidar com essas coisas ;)
Vou tentar lubrificar e ver o que acontece, o equipamento tem uns 18 anos já, nunca precisou de manutenção, acho que está muito bem, capaz de rodar mais bastante tempo ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...