Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ animação simples em c++


letlet

Posts recomendados

Olá, comecei recentemente a aprender a programar em c++ e estou fazendo um projetinho onde tive a ideia de tentar colocar uma animação de aparição para as letras que compõem o titulo, tipo ir aparecendo letra por letra, uma seguida da outra. Como eu não conheço quase nada estou me batendo, principalmente com algumas bibliotecas que não consigo acessar para, por exemplo, ter acesso a função Sleep do windows.h, (para criar o delay na animação), apenas consegui incluindo a unistd.h.

 

#include <iosteam>

#include <unistd.h>

using namespace std;



int main ( ) {

string titulo;

titulo = "titulo";



for (int i=0; i < 6; i++) {

sleep(1);

cout << titulo[i] << endl;

}

 

return 0;

}

 

Consegui fazer dessa forma que está quase onde eu quero chegar, porém só consigo imprimindo em cada linha e não lado a lado. Como poderia fazer isso?

Desde já agradeço a quem puder me ajudar.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@letlet @letlet    o seu sleep precisa ser com S maiúsculo , e seu código com algumas modificações poderia ser assim  :

#include <iostream>
#include <unistd.h>
#include <conio.h>
#include <string>
#include <windows.h>
/*             0     1    2     3   4      5      6      7         8  */
typedef enum{black,blue,green,cyan,red,magenta,brown,lightgray,darkgray,   /* nome das cores */
lightblue,lightgreen,lightcyan,lightred,lightmagenta,yellow,white} colors;
/*  9         10         11        12        13         14    15 */

static int __BACKGROUND = 1/*BLACK*/;/*pode ser o numero ou o nome da cor*/
static int __FOREGROUND = lightgray;

void textcolor_2 (int letras, int fundo){/*para mudar a cor de fundo mude o background*/
    __FOREGROUND = letras;
    __BACKGROUND = fundo;
    SetConsoleTextAttribute (GetStdHandle (STD_OUTPUT_HANDLE),
    letras + (__BACKGROUND << 4));
}
                  /* y = linha de 0 a 24 , x = coluna de 0 a 80 */
void gotoxy_2(int x, int y){/*imprimir na linha e coluna desejada */
  COORD c;
  c.X = x;
  c.Y = y;
  SetConsoleCursorPosition (GetStdHandle(STD_OUTPUT_HANDLE), c);
}
int som(int f){
    Beep(f,150);/* primeiro a frquência depois o tempo de duração do som */
    return 0;
}
using namespace std;

int main(){
    string titulo;
    titulo = "titulo";
    textcolor_2(10,0);
    gotoxy_2(10,5);
    for(int i=0; i<6; i++){
        Sleep(500);/* com S maiúsculo e meio segundo */
        cout << titulo[i];
    }
    textcolor_2(10,12);
    gotoxy_2(20,10);/* posiciona o cursor para imprimir nessas posições X coluna Y linha */
    cout<<"    Tecle !"<<endl;
    som(800);
    getch();
    textcolor_2(15,0);
    return 0;
}

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode usar as próprias bibliotecas do C++ ao invés da windows.h.

 

Usando <thread> para o sleep_for e <chrono> para ajustar o tempo

 

usando o exemplo do devair1010.

 

// Incluir os header
#include <thread>
#include <chrono>
  
// Modificar o for
for(int i=0; i<6; i++){	
	std::this_thread::sleep_for (std::chrono::milliseconds(500));
	cout << titulo[i];
}

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@letlet Olá. Agora deu certo aqui no Linux dessa forma:

#include <iostream>
#include <unistd.h>
#include <string>
using namespace std;

int main() {

    string titulo = "Titulo";

    for (int i = 0; i < 6; i++) {
        fflush(stdout);
        sleep(1);
        cout << titulo[i] << " ";
    }
    return 0;
}

Testa nesse site selecionando IDE e aí C++:

https://www.onlinegdb.com/ :)

 

No Linux, o código do @Benjamin Breeg só funciona de maneira adequada como essa chamada ao fflush(stdout);

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...