Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade para threadripper - PC para 3D


Posts recomendados

Boa noite pessoal, trabalho com 3D e renderizações e estou querendo fazer um upgrade para threadripper e estou com algumas dúvidas sobre a compatibilidade com as peças que já tenho.

 

Atualmente possuo:

 

placa-mãe: gigabyte Z270xp sli 

processador: core i7 7700k

 

vou trocar por uma gigabyte x399 + threadripper 2970wx

 

memórias: 4x 16gb corsair 

Placa de vídeo: gigabyte rtx 2080

Refrigeração*: water cooler corsair h110i

Armazenamento: hd 1tb + ssd 512gb

Fonte*: corsair cs750m

teclado e mouse e headset gamer

 

As dúvidas são:

-Minha fonte vai dar conta de tudo isso Após o upgrade ou preciso de uma mais potente ?

-Meu water cooler, que é para chipset lga 1151 e am4 vai ser compatível com esse TR4 sem problemas ou precisarei de outro? Poderiam me indicar algum?

-Sera q a nova geração de threadripper chega ainda esse ano? Devo esperar ?

-As placa-mãe x399 darão suporte pra essa nova geração dos threadripper?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Gabriel Niemeyer disse:

As dúvidas são:

-Minha fonte vai dar conta de tudo isso Após o upgrade ou preciso de uma mais potente ?

-Meu water cooler, que é para chipset lga 1151 e am4 vai ser compatível com esse TR4 sem problemas ou precisarei de outro? Poderiam me indicar algum?

-Sera q a nova geração de threadripper chega ainda esse ano? Devo esperar ?

-As placa-mãe x399 darão suporte pra essa nova geração dos threadripper?

1º Acho que sua fonte aguenta mas vou fazer uma ressalva. Minha fonte de 650W gold desarmava com um fx-8320 e uma r9 nano toda vez que eu jogava Stellaris com galáxia grande esse jogo faz o processador usar todos os núcleos à 100% e a placa de vídeo também ser usada no máximo. isso acontecia porque a media de watts no uso intenso estava em no max 500W mas os sites de calculo erram pois não consideram os picos de consumo so vistos em gráficos, ex :aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9Y

esse loop de consumo é normal mas se acontecer de o máximo de loop coincidir ao mesmo tempo com o máximo de consumo do processador vai ir super aquecendo a fonte até travar ou desarmar que era o que acontecia comigo pode ver os dados completos nesse site https://www.tomshardware.com/reviews/amd-radeon-r9-nano,4285-9.htm . ou seja eu tive que tirar o turbo clock do processador pra fazer parar de travar no jogo diminuindo com isso o consumo em watts do processador. Você pode testar quando renderizar se quando você faz isso só usa o processador então não tem com o que se preocupar mas se usa os 2 (processador + placa de vídeo) ai pode ser um problema, ocorrer travamentos ou reinicialização ou até desarme da fonte é só testando pra ter certeza. Resumo: O grande problema dos sites de calculo de consumo e dos dados que se acha na internet é que lá informam sempre a media de wattz no estresse mas não os picos de loop.

 

2º seu cooler aguenta sim fica tranquilo o meu deste aguentou meu processador jogando stellaris sem ar condicionado no verão do rio que fazia 50ºC e olha que era 1 ventoinha de 120 no radiador imagina o seu com 2 de 120 isso quanto a temperatura, e se você conseguir prender ele no processador, pois não há suporte oficial a esse soquete se quiser suporte oficial vai ter que comprar um novo pra não ter que fazer adaptação.

Threadripper são Socket TR4

Ryzen desktop são Socket AM4

Mas se tiver como prender a base do seu cooler e ocupar toda dimensão do processador não há porque não usar ele, mas isso sem o suporte oficial, é testar pra ver se da, pois o encaixe da placa-mãe para o cooler parece ser idêntico do AM4 para com o AM3, logo para AM4 talvez encaixe perfeitamente sem nem precisar de adaptador.

 

3º Não sei acho que não, os novos threadripper só devem ser lançados final do ano e só devem chegar aqui no Brasil só ano que vem mas, não conheço nem acompanho muito os processador de servidor, além do mais, observei que os melhores preços no Brasil são sempre depois do carnaval até final de abril, depois os preços começam a subir, quase todo ano é assim, logo já acabou sua janela de bons preços.

 

4º Os Chipset x399 deve ter suporte sim para os novos threadripper, pois a AMD tem uma politica antiga de retro compatibilidade, mas isso vai depende de atualização de BIOS e que está pode dar bugs ou funcionar perfeitamente é ver os testes pra ter certeza.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...