Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperação de partição pós formatação


Posts recomendados

Olá! Meu HD não localizava minha partição, entreguei a um técnico, ele abriu uma nova partição, usou programas para tentar recuperar dados e obteve inúmeras extensões, que não me interessam. Podem imaginar o desgaste que isso causa. Levei a uma empresa especializada, de cara, ouvi que os dados deveriam estar sobrescritos, que as chances eram poucas. Me surpreendi face tanta tecnologia. Bem, localizaram meu diretório, acharam pastas nomeadas, mas a maioria das fotos e documentos disseram estarem corrompidos, o orçamento é de 1.200, no RJ. Nao sei se o primeiro técnico formatou e que tipo de formatação pode ter feito. Bem, alguém pode me orientar sobre alguma possibilidade de conseguir mais sucesso, recuperar meu diretorio, ja que foi localizado? O dano foi lógico apenas e o HD é de 500. Sabem de uma empresa que proponha desfazer a formatação? Nesta só tentaram programas pra fazer varredura. Alguma boa recomendação no RJ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi essa do primeiro técnico de "abrir uma nova partição". Ele criou uma nova partição sobre a antiga?

Vou tentar explicar melhor como tudo acontece. Quando você apaga algo, seja deletando o arquivo diretamente ou apagando a partição inteira os arquivos continuam no disco, só que agora eles não podem mais ser acessados da forma convencional e aos poucos vão sendo sobrescritos (os novos arquivos criados ou modificados "cobrem" os arquivos deletados). É como se você pegasse uma folha de papel que já foi usada e voltasse a escrever nela. Conforme você fosse escrevendo, o texto que já estava no papel iria desaparecendo, dando lugar ao novo texto escrito.

Sendo assim, dependo do que o primeiro técnico fez, os arquivos já podem ter sido sobrescritos, por isso a segunda empresa disse que não poderia salvá-los, já que estes arquivos não existem mais. Os arquivos corrompidos são aqueles que foram sobrescritos parcialmente. Você consegue encontrar fragmentos deles, as partes que sobraram, porém não consegue mais acessá-los por eles não estarem completos. De uma forma ou de outra estes arquivos também estão perdidos. Por isso a desistência da segunda empresa.

Quanto menos se mexe com um disco que perdeu dados, maiores são as chances de recuperá-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grata pela explicação, Erso. Não sei exatamente onde foi criada a unidade pelo técnico, creio que não apagou e recriou a partiçao que quero, pois a empresa ( meu segundo recurso), localizou meu diretório e várias pastas, nomeadas como estavam, porém, com pouco material, o que eles alegam caso de sobrescrição. Nem todos estes arquivos abrem, e o percentual de aproveitamento foi pequeno. O que vejo pelas pesquisas é que o resultado normalmente é esse mesmo, mas ainda procuro outras empresas, com alguma proposta mecânica ou lógica que ofereça maior recuperação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem boatos que peritos forenses da Policia Federal e outros órgãos conseguem recuperar até 3 camadas de dados .

Estou atualmente estudando justamente isso, e o boato parece ser real sim. Que existem software bem específicos para isso. PODE SER que alguma empresa do ramo tenha esses programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Openkore disse:

Tem boatos que peritos forenses da Policia Federal e outros órgãos conseguem recuperar até 3 camadas de dados .

Estou atualmente estudando justamente isso, e o boato parece ser real sim. Que existem software bem específicos para isso. PODE SER que alguma empresa do ramo tenha esses programas.

Encontrar traços de outras camadas, além da camada mais alta é uma coisa. Recuperar estes dados de forma que eles não estejam corrompidos é outra. Não sei quanto a programas profissionais, mas dos programas domésticos que já utilizei para recuperação nenhum deles deu resultado além da camada mais alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez, obrigada, Openkore e Erso. Não me parece boato não, existe sim procedimento utilizado por serviços de inteligência e segurança, porém, não são tão comerciais.  Estou em contato com outra empresa que fará o processo que eu buscava - o mecânico, pois a maioria das especializadas que contactei, como eu disse anteriormente, aplicam programas de recuperação, sem o êxito que valha o preço, ao menos no cenário do meu HD, que foi incorretamente manipulado,  além disso,  até mesmo nesse processo há risco de mais perdas. Retorno pra vocês quando houver uma resposta da análise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viviane Gonçalves esse mercado de recuperação de dados é complicado: um monte de aventureiros sem formação e muita propaganda no Google.

A única empresa que pode te ajudar nesse caso é a Hosco. Eles fazem recuperação forense, com um perito digital e um programador. Fale com eles antes mandar para outros lugares.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...