Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe para ryzen 3000 no futuro


Posts recomendados

Estou montando um setup de entrada no momento porque não to com tanta grana assim, vou pegar um ryzen 3 1300x e uma gtx 960 de 2gb, porém no futuro eu gostaria de fazer um upgrade pros ryzen 3000 sem precisar trocar a placa-mãe. Porém ainda não sei qual modelo eu pego, tem uma x370 da biostar na terabyte em promoção, porém nao sei como ela se sairia com os ryzen 3000 (https://www.terabyteshop.com.br/produto/9429/placa-mãe-biostar-racing-x370gtn-ddr4-amd-am4).  

Também tem essa b350: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11141/placa-mãe-biostar-racing-b350gtn-chipset-b350-amd-am4-mitx-ddr4

e essa b450m da pichau que também me interesssei: https://www.pichau.com.br/placa-mãe-asus-prime-b450m-a-ddr4-socket-am4-chipset-amd-b450 

Então minha dúvida é: qual dessas placas eu me sairia melhor em custo benefício para os ryzen 3000 sem perder muitas funções? essa x370 é boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, teixeira.marcos1 disse:

Estou montando um setup de entrada no momento porque não to com tanta grana assim, vou pegar um ryzen 3 1300x e uma gtx 960 de 2gb, porém no futuro eu gostaria de fazer um upgrade pros ryzen 3000 sem precisar trocar a placa-mãe. Porém ainda não sei qual modelo eu pego, tem uma x370 da biostar na terabyte em promoção, porém nao sei como ela se sairia com os ryzen 3000 (https://www.terabyteshop.com.br/produto/9429/placa-mãe-biostar-racing-x370gtn-ddr4-amd-am4).  

Também tem essa b350: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11141/placa-mãe-biostar-racing-b350gtn-chipset-b350-amd-am4-mitx-ddr4

e essa b450m da pichau que também me interesssei: https://www.pichau.com.br/placa-mãe-asus-prime-b450m-a-ddr4-socket-am4-chipset-amd-b450 

Então minha dúvida é: qual dessas placas eu me sairia melhor em custo benefício para os ryzen 3000 sem perder muitas funções? essa x370 é boa?

É só atualizar a BIOS amigo, não tem mistério... vai usando teu Ryzen 3 e quando você pegar um 3xxx você atualiza antes a BIOS, espeta o CPU e já era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, teixeira.marcos1 disse:

@simforoso entendi amigo, mas qual placa você me recomenda?

Pegue alguma com chipset B450 que é bem custo x benefício... da Asus, Gigabyte ou MSI.... 

 

A placa que você citou no link é ótima também, como está num preço bom, de repente é um bom negócio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso muito obrigado. você pode me responder outra dúvida? é sobre placa de vídeo. eu queria comprar uma gtx 960 de 2gb, porém pelo o que vi, ela precisa de 2 conectores de 6 pinos. O quão isso é ruim? Vai consumir muito mais energia? o link dela: https://pt.aliexpress.com/item/32864267674.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2019 às 20:28, teixeira.marcos1 disse:

@simforoso muito obrigado. você pode me responder outra dúvida? é sobre placa de vídeo. eu queria comprar uma gtx 960 de 2gb, porém pelo o que vi, ela precisa de 2 conectores de 6 pinos. O quão isso é ruim? Vai consumir muito mais energia? o link dela: https://pt.aliexpress.com/item/32864267674.html

A GTX 960 não gasta muito não, uma fonte de qualidade de 400W pra cima já dá conta numa boa. Mas lembre-se que é uma placa já meio "antiga", sem garantia do fabricante, etc... e ainda mais comprando nesse tal de "Aliexpress" se der problema você se ferra com a placa.... veja de achar uma placa semelhante aqui no Brasil, com garantia do vendedor de pelo menos 3 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

olá, gostaria da ajuda de vocês pra pegar uma placa-mãe pra um ryzen 3 1200, porém n entendo essas coisas de vrm e tal, pois eu gostaria de fazer um OC nesse processador ja que ele em stock nao é tão bom assim. vai ser em conjunto com uma gtx 960 de 2gb

 

posso gastar até 570, porém quanto menos, melhor!  Pretendo futuramente fazer um upgrade de processador e comprar um ryzen 3000, vcs tem alguma sugestao de placa-mãe que poderia fazer oc no R3 1200 e futuramente aguentar um ryzen 3000? 

 

lembrando que se tiver a opção mais barata possivel, eu aceitaria conhecer . desde ja obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, teixeira.marcos1 disse:

olá, gostaria da ajuda de vocês pra pegar uma placa-mãe pra um ryzen 3 1200, porém n entendo essas coisas de vrm e tal, pois eu gostaria de fazer um OC nesse processador ja que ele em stock nao é tão bom assim. vai ser em conjunto com uma gtx 960 de 2gb

 

posso gastar até 570, porém quanto menos, melhor!  Pretendo futuramente fazer um upgrade de processador e comprar um ryzen 3000, vcs tem alguma sugestao de placa-mãe que poderia fazer oc no R3 1200 e futuramente aguentar um ryzen 3000? 

 

lembrando que se tiver a opção mais barata possivel, eu aceitaria conhecer . desde ja obrigado!

Para um Ryzen 3, placa-mãe é o menor dos seus problemas (desde que seja uma B ou X para permitir OC, óbvio). Pegue a B350 ou B450 mais barata que conseguir achar, mesmo ela já vai ser suficiente para dar conta. Use o dinheiro economizado para tentar no mínimo pegar um 1400 no lugar do 1200.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, teixeira.marcos1 disse:

@Imakuni eu ja peguei o ryzen 3 1200, tenho todas as peças, só me falta a placa-mãe. Eu iria direto nessa b350 so q vi um povo falando de vrm e fiquei preocupado com isso, aí agora fiquei nessa indecisão tremenda

VRM começa a ser um problema quando você tem um processador de 6 núcleos e 12 threads ou maior, mas para um de 4c4t como o 1200, mesmo uma placa fuleira já aguenta.

 

Agora, se quiser já estar pronto para chips melhores, aí sim você se preocupa com a placa-mãe. Escolha alguns modelos e verifique se eles tem atualização de BIOS para os 3xxx, nem todas as B350 e B450 vão receber. Feito esse filtro inicial, escolha 3 ou 4 modelos diferentes que se encaixam no seu bolso e mande o link, fica mais fácil dizer qual o melhor assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 06/07/2019 às 02:27, Imakuni disse:

VRM começa a ser um problema quando você tem um processador de 6 núcleos e 12 threads ou maior, mas para um de 4c4t como o 1200, mesmo uma placa fuleira já aguenta.

 

Agora, se quiser já estar pronto para chips melhores, aí sim você se preocupa com a placa-mãe. Escolha alguns modelos e verifique se eles tem atualização de BIOS para os 3xxx, nem todas as B350 e B450 vão receber. Feito esse filtro inicial, escolha 3 ou 4 modelos diferentes que se encaixam no seu bolso e mande o link, fica mais fácil dizer qual o melhor assim.

Opa, boa noite a todos

tenho uma duvida parecida com a do amigo ali que criou o tópico

você falou que se ele quiser estar pronto para processadores melhores, ele deve se preocupar com placa-mãe...

entao, eu to querendo pegar um Ryzen 5 3600, mas nao sei qual placa-mãe pegar... tava pensando na em uma b450 mesmo, mas ouvi uma galera falando de vrm, que vai esquentar, nao vai dar pra usar o turbo e etc.

 

o que acha dessa aqui:  https://www.kabum.com.br/produto/101789/placa-mãe-msi-b450m-pro-vdh-plus-amd-am4-matx-ddr4?gclid=CjwKCAjwkenqBRBgEiwA-bZVtpQakNgLVuOr2ruvgXIO3y_DpdDrWxVGTtqxgdhGjjy84j_wtxd9URoC9Y4QAvD_BwE

 

 ou essa:  

https://www.kabum.com.br/produto/99761/placa-mãe-gigabyte-b450m-gaming-amd-am4-matx-ddr4-rev-1-0-?gclid=CjwKCAjwkenqBRBgEiwA-bZVtiCNDZurDYnGnclBCqnCZXTMXDqJJzFAxbpszXicMQWNPr1K_Vn9bhoCKs0QAvD_BwE

 

Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Orangotango Vuador disse:

Opa, boa noite a todos

tenho uma duvida parecida com a do amigo ali que criou o tópico

você falou que se ele quiser estar pronto para processadores melhores, ele deve se preocupar com placa-mãe...

entao, eu to querendo pegar um Ryzen 5 3600, mas nao sei qual placa-mãe pegar... tava pensando na em uma b450 mesmo, mas ouvi uma galera falando de vrm, que vai esquentar, nao vai dar pra usar o turbo e etc.

 

o que acha dessa aqui:  https://www.kabum.com.br/produto/101789/placa-mãe-msi-b450m-pro-vdh-plus-amd-am4-matx-ddr4?gclid=CjwKCAjwkenqBRBgEiwA-bZVtpQakNgLVuOr2ruvgXIO3y_DpdDrWxVGTtqxgdhGjjy84j_wtxd9URoC9Y4QAvD_BwE

 

 ou essa:  

https://www.kabum.com.br/produto/99761/placa-mãe-gigabyte-b450m-gaming-amd-am4-matx-ddr4-rev-1-0-?gclid=CjwKCAjwkenqBRBgEiwA-bZVtiCNDZurDYnGnclBCqnCZXTMXDqJJzFAxbpszXicMQWNPr1K_Vn9bhoCKs0QAvD_BwE

 

Obrigado

 

 

gigabyte-b450m-gaming paguei 450 reais na minha e recomendo, uso r5 3600

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rickrj disse:

 

gigabyte-b450m-gaming paguei 450 reais na minha e recomendo, uso r5 3600

 

Você já verificou qual o clock máximo que vem atingindo ? Pois como citaram acima pelo que eu entendi, devido a VRM fraco pode acontecer de não atingir o turbo máximo do Ryzen 3600 que é 4.2Ghz. No meu caso eu tô usando uma Gigabyte B450 Aorus Elite e o máximo que vi chegando foi 4.10Ghz. Talvez minha placa tenha VRM fraco também e nem sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/08/2019 às 11:26, cleyton1206 disse:

Você já verificou qual o clock máximo que vem atingindo ? Pois como citaram acima pelo que eu entendi, devido a VRM fraco pode acontecer de não atingir o turbo máximo do Ryzen 3600 que é 4.2Ghz. No meu caso eu tô usando uma Gigabyte B450 Aorus Elite e o máximo que vi chegando foi 4.10Ghz. Talvez minha placa tenha VRM fraco também e nem sei.

Amigo, em todos os cores e threds ele não vai chegar e sustentar 4.2ghz nunca, simplesmente porque não foi projetado para trabalhar assim. Em jogo é normal ficar em 4.10ghz mesmo todos os núcleos e cores, com alguma variação para menos. Em Alguns cores eu vi chegar aqui a 4.175ghz. Mas entenda, não é  placa-mãe, são os chips de processador, tipo uns 10% que atigem 4.2ghz .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, rickrj disse:

Amigo, em todos os cores e threds ele não vai chegar e sustentar 4.2ghz nunca, simplesmente porque não foi projetado para trabalhar assim. Em jogo é normal ficar em 4.10ghz mesmo todos os núcleos e cores, com alguma variação para menos. Em Alguns cores eu vi chegar aqui a 4.175ghz. Mas entenda, não é  placa-mãe, são os chips de processador, tipo uns 10% que atigem 4.2ghz .

Valeu pelas orientações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, cleyton1206 disse:

Valeu pelas orientações.

Estatísticas da Silicon Lottery

De acordo com as experiências da Silicon, baseando-se nas CPUs que já passaram pela empresa, estas são as estatísticas para alguns modelos Ryzen 3000:

Ryzen 9 3900X

Apenas 6% dos chips atingem 4,2 GHz em todos os núcleos, com 1,25 V. Outros 35% chegam a 4,15 GHz (1,237 V), 68% vão a 4,1 GHz (1,225 V), enquanto todos atingem 4,0 GHz com 1,2 V.

Ryzen 3800X

Nesse modelo, 20% atingem 4,3 GHz (1,3 V), 53% deles vão a 4,25 GHz (1,287 V) e todos alcançam 4,2 GHz (1,275 V).

Ryzen 3700X

Dos chips 3700X, 21% chegam a 4,15 GHz (1,26 V), 74% alcançam a frequência de 4,10 GHz (1,25 V) e todos chegam a 4,05 GHz (1,237 V).

Silicon Lottery adota voltagens baixas

Embora a Silicon Lottery considere que os Ryzen 3000 tenham pequenas margens para overclocking, pudemos perceber que a empresa adota voltagens muito baixas em seus testes. Sendo assim, esse cenário pode não representar situações reais para grande parte dos usuários, já que a tensão máxima (segura) para esses processadores é 1,4 V.

Nem tudo está perdido

De qualquer forma, será bem difícil que o dono de uma dessas CPUs se decepcione com relação ao desempenho. E, mesmo que determinado chip não atinja frequências muito altas em todos os núcleos, os Ryzen 3000 são capazes de fazer overclocking automático através das tecnologias Precision Boost 2 e Precision Boost Overdrive.

https://www.tecmundo.com.br/produto/145035-processadores-ryzen-3000-nao-impressionar-amantes-overclocking.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleyton1206

Em 20/08/2019 às 11:26, cleyton1206 disse:

Você já verificou qual o clock máximo que vem atingindo ? Pois como citaram acima pelo que eu entendi, devido a VRM fraco pode acontecer de não atingir o turbo máximo do Ryzen 3600 que é 4.2Ghz. No meu caso eu tô usando uma Gigabyte B450 Aorus Elite e o máximo que vi chegando foi 4.10Ghz. Talvez minha placa tenha VRM fraco também e nem sei.

Que memória que você esta usando nela? Qual frequência, tava querendo pegar 2x8 3200mhz, mas nao sei se a mobo suportaria esses 3200mhz no xmp,pelo que andei vendo a B450m só pega 3200 em overclock, então nao daria pra colocar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Orangotango Vuador disse:

@cleyton1206

Que memória que você esta usando nela? Qual frequência, tava querendo pegar 2x8 3200mhz, mas nao sei se a mobo suportaria esses 3200mhz no xmp,pelo que andei vendo a B450m só pega 3200 em overclock, então nao daria pra colocar?

Eu tô usando 2x8 2666Mhz (Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16) e rodando a 2933Mhz, ativando XMP, subindo o clock manual e deixando tensão em 1.3v.

Sobre 3200mhz só ativando o XMP acho que funciona sim, mas espera alguém mais entendido do assunto responder, não entendo muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...