Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Verificar os Requisitos Mínimos de Jogos


Posts recomendados

Como Verificar os Requisitos Mínimos de Jogos

 

É extremamente chato quando a gente compra, ou baixa um jogo, vai tentar rodar e acaba descobrindo que aquele jogo simplesmente não roda no PC, seja por conta do processador, da placa de vídeo, da memória, ou por qualquer outra razão. Por isso, antes de baixar um jogo é essencial que você verifique os requisitos mínimos desse jogo para saber se o seu PC realmente é capaz de rodá-lo ou não.

 

Vou listar aqui algumas dicas e ferramentas simples e online que você pode utilizar para verificar os requisitos mínimos dos jogos que você quer baixar, algumas certamente você já conhece, outras talvez sejam novidade para você. Então dá uma olhadinha abaixo que você vai entender tudo direitinho.

 

Verificando os requisitos mínimos de jogos com o Gamespecial

 

O Gamespecial nada mais é que um site feito para verificar requisitos mínimos de jogos e nada além disso, ele conta atualmente com mais de 12 mil games no banco de dados e é atualizado frequentemente.

 

O sistema é muito fácil de usar, basta digitar o nome do game que você está procurando, ele aparecerá em uma lista, selecione-o. Em seguida, desça a tela até a parte onde o sistema é exibido e digite o nome do seu processador e da sua placa de vídeo, e pronto, ele lhe dirá se você conseguirá rodar ou não com aquele processador/placa.

 

Você pode também, em vez de digitar o nome da placa de vídeo e processador, simplesmente olhar a descrição para saber do que você precisa para rodar o game, se você já tem o que é necessário, não precisa nem se preocupar, você vai rodar o game tranquilamente.

 

Site: Gamespecial

 

Prós: Fácil de Usar, Conta com um banco de dados de mais de 12 mil games, disponível em diversas línguas e incluindo obviamente o Português, conta com uma descrição do jogo com data de lançamento e outras informações relevantes.

 

Contras: Apesar de possuir muitos jogos, alguns ainda não estão disponíveis.

 

Verificando os requisitos mínimos de jogos com o Can You Run IT

 

Certamente esse já é um método muito utilizado e conhecido por muitos, o site é completo e contato com um banco de dados enormes tendo milhares de jogos adicionados na plataforma, além disso você pode utilizar muitos outros métodos para verificar se você pode rodar o game ou não, pode ver links de compra e muito mais.

 

No entanto, o Can You Run It não conta com nenhuma versão em português, a descrição do game está sempre em inglês e algo mais chato ainda é que você precisa baixar um arquivo para o seu computador, esse arquivo irá detectar o seu Hardware e levar um certo tempo até ser instalado, para só depois você conseguir ver se você pode rodar o game ou não.

 

Para ser sincero, isso é algo que não é muito necessário, além de você estar enchendo o seu HD com um programa extra, esse programa pode acabar ficando ligado e você esquecer, consumindo assim também a memória do seu PC. E convenhamos, você não precisa baixar um programa para ver os requisitos mínimos de um jogo, o mais básico dos sistemas já pode lhe mostrar isso como é o caso do Gamespecial ou de outros métodos.

 

De qualquer modo, esse site não deixa a desejar e você certamente vai encontrar todos os games que precisa nele.

 

Site: Can you Run It

 

Prós: Banco de dados completo com milhares de jogos, sistema funcional que identifica seu hardware completo.

 

Contras: Apenas disponível em inglês, baixa arquivos para o seu PC, pouco prático.

 

Verificando os Requisitos Mínimos pela Steam

 

A maioria dos jogos disponíveis no mercado estão também disponíveis na Steam, o que não é lá algo surpreendente já que a empresa é uma das maiores do mundo no cenário de jogos. O que muitos não sabem é que é muito fácil verificar os requisitos mínimos de um jogo pela Steam, veja abaixo como proceder.

 

Para pesquisar os requisitos mínimos de um jogo pela Steam, digite no google o nome do jogo que você deseja procurar seguido pela palavra Steam. Por exemplo: GTA 5 Steam. A primeira página deve ser a própria página da Steam, acesse-a.

 

Ao acessar, desça até o final da página e pronto! Lá você verá uma imagem como a de baixo:

 

Imagem Link

 

Além disso a Steam conta com fotos, vídeos e uma descrição completa do jogo e o melhor, você pode adquirir o jogo lá mesmo caso veja que o seu PC pode rodar esse jogo tranquilamente, então esse é realmente um método prático e rápido e também disponível para diversas línguas.

 

O único problema deste método é que você pode não ter certeza se as suas configurações (processador e placa de vídeo) são melhores ou não que a exibida, como nenhum sistema está lá para lhe dizer, você ficará às cegas dependendo apenas do que está visualizando e isso pode não ser muito bom.

 

Site em PT: Site Steam em PT

 

Prós: Rápido e prático, descrição completa, disponível em diversas línguas, você pode comprar o jogo diretamente por lá.

 

Contras: O Site não oferece nenhum sistema para analisar o seu processador ou placa de vídeo e dizer se ela atende aos requisitos ou não.

 

Considerações Finais

 

Em relação a praticidade, nós recomendamos realmente o Gamespecial já que o mesmo conta com diversas línguas disponíveis, tem um sistema prático e rápido e não necessita de baixar nada diretamente para o seu computador. A versão em português está funcionando bem e a descrição do game é original.

 

É isso, espero que tenham gostado das dicas dadas. Todos os métodos são muito bons, tanto a Steam quanto o Can You Run It e o Gamespecial, tendo todos as suas vantagens e desvantagens.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...