Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Este problema no meu áudio onboard pode ser de hardware?


Posts recomendados

Olá pessoal,

Estou com um problema difícil de resolver com meu áudio onboard e gostaria de saber se alguém já passou por isso ou se tem alguma ideia do que seja. O problema é o seguinte: percebi que dois dos processos "svhosts" estavam com elevado uso da CPU. No monitor de desempenho, os dois processos são o "AudioEndPointBuilder" e o "PlugandPlay". Depois de ficar um tempo pesquisando na internet, olhei na seção de dispositivos de áudio e na aba "dispositivos de gravação" os dispositivos ficavam sumindo e aparecendo, de maneira aleatória (inclusive estão fazendo isso neste exato momento). E também percebi que às vezes (não é sempre) quando eu retiro o plug do fone o processo zera o uso da CPU e os dispositivos param de ficar piscando ali na tela. Uma vez ao usar o computador, o sistema de som simplesmente parou de funcionar, fui na aba de dispositivos e tive que desativar o driver e ativar novamente e ele voltou a funcionar. Quando desistalo o driver, tudo fica normal. Upei 3 fotos aí que exemplificam o problema: Uma foto mostra o gerenciador de tarefas quando o driver está desinstalado; outra foto mostra quando o problema está ocorrendo na aba dispositivos de gravação (o correto seria filmar, mas basta imaginar que todos os itens ali ficam piscando, sumindo e voltando, e se embaralhando, já na aba dispositivos de reprodução os itens ficam normais), e a última foto mostra algo que eu não entendi na aba gerenciador de dispositivos, tem dois dispositivos de áudio, sendo que meu pc só tem esse áudio onboard, e o driver instalado é o VIA, e o de cima chamado "audio device" simplesmente não opera nada, posso desativar ele que o som continua normalmente. Abaixo falarei o que já foi feito para sanar o problema:

1 - Desinstalar e re-instalar o driver recomendado no site da placa-mãe - Resultado: O problema parece ter desaparecido no começo mas logo volta a ocorrer novamente.
2 - Tentei instalar outro driver de outras versões que estão no site da VIA e o problema persistiu.
3 - Formatei o pc e não adianta.
4 - Nas pesquisas e no próprio site da Microsoft tem algumas pessoas com problema com o processo "audioendpointbuilder", inclusive tem um deles que disse que resolveu o problema trocando de caixa de som. Mas aqui o problema persiste, inclusive quando está sem plug nenhum.

placa-mãe: N68 - S3 FX
Driver: VIA high definition audio - V7500F -HDMI (estranho ter HDMI sendo que a placa não tem)
Data do driver: 17/09/09
Versão: 6.0.1.7500

Se alguém tiver alguma ideia sobre o que possa ser, ficarei grato. Obrigado desde já.

driver desinstalado.png

quando o problema acontece.png

dispositivos.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...