Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Kinag

FX 8350 caindo multiplicador para 7

Posts recomendados

Olá amigos, venho aqui tirar uma dúvida com vocês estou com problema no meu cpu e quero tirar algumas dúvidas antes de tomar qualquer procedimento, seguinte meu processador FX 8350 quando estou jogando meu fps tem uma queda brusca de 60 para 18 e depois volta pra 60 isso em todos os jogos. Instalei o programa  CPU-Z e reparei que o multiplicador dele fica variando de 20 pra 7 juntamente com as tensões, fui na bios e desativei o AMD turbocore, C1E e o Cool' n Quiet e aparentemente o multiplicador travou no 20 porém o problema do fps ainda persiste. Pensei ser problema da mobo pois eu utilizava uma Gigabyte 990FXA-UD3 Rev.3 (pelo que pesquisei essa mobo tem problemas de aquecimento) Lembrando que antes do processador FX 8350 eu usava um FX 6300 e com ele nunca apresentou esse problema. Imaginei de começo que poderia ser problema no processador e peguei emprestado um do mesmo modelo com um amigo e o problema persistiu, logo após testei com um FX 8320e e continuou o problema, imaginei que seria a mobo e consegui comprar uma Sabertooth 990fx r2.0 e o problema ainda continua. Nesse meio tempo minha placa de vídeo veio dar problema (GTX 780ti) e comprei uma GTX 1060 e nada mudou, acredito eu que pode ser a fonte cheguei a trocar o filtro de linha e nada mudou, gostaria da opinião de vocês quem sabe pode ser outra coisa.

Configuração do pc:

Mobo: Sabertooth 990fx R2.0
Fonte: Corsair CX750
Placa de video: GTX 1060
Memória: 16gb DDR3 1333
Cooler: Hyper T4 da Cooler Master

Windows 10

Ps: Lembrando de outro problema que ocorre as vezes do nada escuto barulho de algo desconectando e conectando porém não apresenta nada no Windows (Como se tirasse um conector de usb e colocasse de volta mais isso ocorre inúmeras vezes de vez em quando) As temperaturas estão normais tanto da mobo quando do processador e gpu.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Kinag Você formatou o PC depois da troca de placa-mãe?

Compartilhar este post

Link para o post

@MrNobody Não cheguei a formatar não, vou fazer isso agora e volto com resultados.

-----------------------------------------------EDIT-----------------------------------------------------
Acabei de formatar o pc e o problema persiste tanto no multiplicador quanto no fps.

1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém pra ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

@Kinag  o mutiplicador  ficando em 7 é perfeitamente normal, pois o meu Fx8350 black edition e em apenas com turbo bust ativo, nada de overclock fica com o multiplicador oscilando de 21 para 7 ficando fixo em 7.. então é normal 

Sem Título.png

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Kinag disse:

Ninguém pra ajudar?

Você já checou as temperaturas ?

Compartilhar este post

Link para o post

@aeonflux513 Ah sim eu não sabia que era normal, mais o tenso é que fica caindo o fps em jogos toda hora são quedas bruscas de 60 fps cai pra 17 e volta muito estranho.

adicionado 2 minutos depois

@LNPott As temperaturas estão normais como segue a foto abaixo:

1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@Kinag Utilize o AMD Overdrive, e durante o jogo você poderá ver como de fato está a margem térmica, você olhou com o processador em 2% de carga.

Pode usar o MSI afterburne para saber durante o jogo, contudo o AMD overdrive é o mais confiável.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@LNPott Eu uso o MSI Afterburner pra medir em jogos ele não passa de 55 graus vou baixar esse amd overdrive pra testar.

adicionado 16 minutos depois

@LNPott Baixei aqui o programa em stock achei alta a temperatura abri o jogo e pelo msi afterburner bateu essa temperatura conforma a imagem e fui conferir no AMD Overdrive e estava 41º, estou indo pro trabalho agora a noite estou de volta e efetuo novos testes, obrigado pela ajuda.

1.jpg

2.jpg

adicionado 22 minutos depois

Rodei um Benchmark pelo programa mais eu não saco nada disso e não sei se a pontuação é boa mais vou compartilhar a foto ai com vocês.

1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@Kinag Tenta usar um aplicativo para estressar o CPU, aso próprio overdrive possui isso, assim podemos ter ideia se ele ou os fets do VRM estão causando o throttling.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando que o Overdrive não mostra a temperatura e sim a Margem Térmica (quanto de temperatura falta pra sofrer thermal throttling), ou seja, quanto maior o número, melhor.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@LNPott Qual tipo de aplicativo você recomenda pois não tenho conhecimento nessa área.

@ClinkLinck Valeu pela dica!

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, LNPott disse:

@Kinag Tenta usar um aplicativo para estressar o CPU, aso próprio overdrive possui isso, assim podemos ter ideia se ele ou os fets do VRM estão causando o throttling.

@Kinag

Compartilhar este post

Link para o post

@LNPott Eu não achei nada referente no programa pra estressar o processador

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Kinag disse:

@LNPott Eu não achei nada referente no programa pra estressar o processador

Procure por teste de estabilidade, dê start e fique de olho na temperatura. O Cursor do mouse provavelmente vai ficar "travando" mas isso é normal.

Compartilhar este post

Link para o post

@LNPott Beleza estou indo pro trabalho agora assim que eu chegar vou efetuar os testes e posto os resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

@LNPott Beleza estou indo pro trabalho agora assim que eu chegar vou efetuar os testes e posto os resultados.

----------------------------------------------------EDIT---------------------------------------------------------

Efetuei os testes e ficou assim.

1.jpg

adicionado 27 minutos depois

2.jpg

adicionado 55 minutos depois

3.jpg

adicionado 55 minutos depois

4.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Algum moderador pode fechar o tópico, desisti de resolver esse problema, obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

@Kinag Você não mostrou a margem térmica no AMD Overdrive durante mais de 15 minutos de teste, então como já disse antes... O CPUID não identifica corretamente a temperatura.

Contudo, se desistiu, é mó marcar a melhor resposta, ao menos a que mais tentou ajudar.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

@LNPott Primeiramente quero lhe agradecer por me ajudar nesse meu problema por sua paciência obrigado mesmo, sou meio leigo nesse programa pois nunca usei. Eu efetuei o teste durante 1 hora e postei as fotos entre alguns minutos até o término do teste. Não sei se era isso que você queria mais foi o que eu entendi ,mais desanimei com essa plataforma fx e vou migrar pra intel. Mais uma vez obrigado por sua atenção e paciência!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, Kinag disse:

vou migrar pra intel. Mais uma vez obrigado por sua atenção e paciência!

Primeiramente disponha. Seja sempre bem vindo ao Clube do Hardware.

Se quer migrar mesmo eu sinceramente dou todo o apoio, a plataforma FX está totalmente defasada atualmente, contudo a AMD melhorou(e muito) e ela pode ser uma boa escolha para ti. O custo x benefício dos Ryzen é realmente muito bom. Se desejar, informe o que vai pretender jogar, a resolução do monitor(caso não for trocar) e se for trocar de placa de vídeo...

Enfim, se precisar é só dar um alô.

Forte abraço.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!