Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dois reguladores para aumentar a tensão?


Posts recomendados

1 hora atrás, Glaysonmestre2014 disse:

é possivel juntar dois reguladores  de 6v para  formar uma corrente de 12v ?? eu tentei fazer na pratica mas nao consegui

Teoricamente sim, eu nunca tentei pra saber se realmente dá certo. 

Agora não tem como eu desenhar, mas é o seguinte:

O primeiro regulador vai normal (se for um 7806) a entrada vai no positivo da fonte e o negativo no negativo. 

A saída deste primeiro vai no negativo do segundo regulador. 

A entrada do segundo regulador também vai no positivo da fonte. 

Os 12V você deverá encontrar entre a saída do segundo regulador e o negativo da fonte. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Renato.88 disse:

Teoricamente sim, eu nunca tentei pra saber se realmente dá certo. 

Agora não tem como eu desenhar, mas é o seguinte:

O primeiro regulador vai normal (se for um 7806) a entrada vai no positivo da fonte e o negativo no negativo. 

A saída deste primeiro vai no negativo do segundo regulador. 

A entrada do segundo regulador também vai no positivo da fonte. 

Os 12V você deverá encontrar entre a saída do segundo regulador e o negativo da fonte. 

Esse regulador não teria que ser de tensão negativa ? 7906 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 deu certo   mas nao deu ceto ele nao ta regulando , tipo se eu aumentar a tensão da bateria, la no voltimetro eu queria que continuasse 12v, mas aumenta pra 18, isso nao pode acontecer, tem q ter uma maneira de somar as duas saidas .com os dois funcionando normal regulando 6 cada umScreenshot_72.thumb.png.7748862813ccf6150cf37c9f874e2768.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais tradicional nisso é usar um regulador só e colocar um diodo zener de 6V entre o terminal 2 e o negativo. 

Desse jeito:

images?q=tbn:ANd9GcS2Tyaup26IMjXIpKKQ4vb

Claro que nesse esquema o valor de entrada está errado, deveria ser pelo menos 12V.

 

Dizem que também dá certo com resistor, pois os reguladores 78XX tem semelhanças com o Lm317 e seus derivados. 

images?q=tbn:ANd9GcSdSODtRMSGczXIwsvGjPt

Nesse pode colocar um resistor de 270 ou 330R no lugar do R1 e ajustar um Valor em R2 que faça você obter 12V na saída a partir do 7806.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caso não possua zener nem resistores de valores apropriados, no 1º caso de sua ideia, você deve colocar uma carguinha qualquer no 1º 7806. Algo como um R duns 100...470R pro gnd. E não esqueça de um capacitor algo como 4,7...100uF em cada saída. Este é bom possuir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Glaysonmestre2014 disse:

eu vou usar os reguladores em um gerador que eu criei pra minha bike entao ele vai variar   em varias tensões diferente por isso q eu queria q eles  sempre  ficassem em 6 e somassem 12 sempre

Quando partes da tensão de uma bateria, de 12 Volts, colocando regulador série (tipicamente esses da série LM78XX) a máxima tensão de saída que vais alcançar será aproximadamente de 10 a 10,5 Volts, nunca os mesmos 12 Volts que o alimentam..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Glaysonmestre2014 disse:

eu vou usar os reguladores em um gerador que eu criei pra minha bike entao ele vai variar   em varias tensões diferente por isso q eu queria q eles  sempre  ficassem em 6 e somassem 12 sempre

Nesse caso a melhor opção são os reguladores chaveados, pois têm uma faixa bem ampla de alimentação. 

Não importa se é mais ou menos de 12V que está entrando, sempre terá os mesmos 12V na saída. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...