Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medição com amperímetro - iniciante


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Esta é a minha primeira postagem nesse
tópico. Eu sou novato em eletrônica.

Tenho um circuito em que nos terminais positivo - negativo deve ser entregue 2 mA e está tudo ok, meço com o amperímetro e tudo ok, é normal se eu ligar um outro amperímetro no mesmo circuito observar a queda da corrente no primeiro ??
Tá acontecendo que no primeiro onde originalmente era medido 2 mA quando ligo o segundo, diminui o primeiro e a corrente que diminuiu no primeiro vai para o segundo amperímetro...
É normal isso ? Estava imaginando que fosse acusar 2 mA nos 2 multímetros.

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, Fernando Riba disse:

normal isso ?

Teoricamente não. Nela o amperímetro tem resistência zero. Na prática sim. O amperímetro tem uma resistência interna bem acima de zero e esta deve entrar na conta. Bem vindo ao mundo real. E ao forum também.

Se achar que deve, publique seu circuito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O circuito que estou montando é esse em
anexo.

Como disse antes o meu objetivo é que na saída dos eletrodos apresente uma corrente de 2 mA o qual é regulada pelo potenciômetro. Eu acrescentei 2 resistores a mais ao circuito para limitar um pouco a
corrente total do circuito como segurança.

Na saída do último resistor antes de chegar no eletrodo eu coloquei um terminal (vide foto) e um outro no terra para fornecer uma saída para a medição da corrente no amperímetro. 

Minha dúvida é.... Eu acuso os 2 mA no amperímetro, mas como disse antes, quando ligo um segundo amperímetro no local dos eletrodos acusa uma queda de corrente, como caísse a corrente do primeiro amperímetro e aumentasse no segundo, tipo um balanceamento de corrente entre os dois medidores.... Como saberei se na saída do eletrodo realmente sai 2 mA ?? Eu coloquei um resistor de 100 ohms para simular a saída do eletrodo e tudo ok.... Eu preciso ter certeza que na saída acuse os 2 mA e ainda não tenho essa certeza, agradeço desde já a compreensão mas novato é novato mesmo...rs

IMG_20190607_221341897.jpg

BreadFinal (2).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fernando Riba  Eu ia emitir uma opinião, mas... antes vou perguntar, porque posso estar errado, porque eu quando era iniciante já fiz isso....

 

Você quer medir a corrente que circula no circuito, isso? regulando o potenciometro, tu queres saber qual a corrente do circuito, correto?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A corrente do circuito eu já meço.

 

Acontece que quando eu ligo o segundo medidor na saída(eletrodos) acontece a queda na corrente, decorrente da resistência interna dos 2 multímetros.

 

Eu fiz um aparelho seguindo esse esquema e ele é acoplado durante o funcionamento a um multímetro para saber a quantidade de corrente que está circulando no aparelho em tempo real de acordo com o ajuste do potenciômetro. A minha dúvida é: Como eu não consigo medir com os dois multímetros ligados ( um no circuito interno e outro nos eletrodos ) como terei certeza que na saída do eletrodo realmente está saindo 2 mA.... Ou seja na teoria se o multímetro A acusasse 2 mA e no B 2 mA também aí eu não teria dúvidas.... Mas não ocorre isso... Eu acuso a queda de corrente.... Daí a dúvida...

adicionado 18 minutos depois

Para exemplificar, eu tirei 3 fotos...

Uma medindo onde vai medir mesmo...

A outra medindo na saída para os eletrodos...

E a última com os dois multímetros ligados...

Em uma aplicação normal eu já teria certeza que o circuito me entrega 2 mA na saída MAS como se trata de uma aplicação "crítica" eu preciso ter 100% de certeza, por isso que estou postando aqui.... 

 

PSX_20190608_162309.jpg

PSX_20190608_162248.jpg

PSX_20190608_162220.jpg

PSX_20190608_162129.jpg

adicionado 40 minutos depois
37 minutos atrás, Fernando Riba disse:

A corrente do circuito eu já meço.

 

Acontece que quando eu ligo o segundo medidor na saída(eletrodos) acontece a queda na corrente, decorrente da resistência interna dos 2 multímetros.

 

Eu fiz um aparelho seguindo esse esquema e ele é acoplado durante o funcionamento a um multímetro para saber a quantidade de corrente que está circulando no aparelho em tempo real de acordo com o ajuste do potenciômetro. A minha dúvida é: Como eu não consigo medir com os dois multímetros ligados ( um no circuito interno e outro nos eletrodos ) como terei certeza que na saída do eletrodo realmente está saindo 2 mA.... Ou seja na teoria se o multímetro A acusasse 2 mA e no B 2 mA também aí eu não teria dúvidas.... Mas não ocorre isso... Eu acuso a queda de corrente.... Daí a dúvida...

adicionado 18 minutos depois

Para exemplificar, eu tirei 3 fotos...

Uma medindo onde vai medir mesmo...

A outra medindo na saída para os eletrodos...

E a última com os dois multímetros ligados...

Em uma aplicação normal eu já teria certeza que o circuito me entrega 2 mA na saída MAS como se trata de uma aplicação "crítica" eu preciso ter 100% de certeza, por isso que estou postando aqui.... 

 

PSX_20190608_162309.jpg

PSX_20190608_162248.jpg

PSX_20190608_162220.jpg

PSX_20190608_162129.jpg

 

Pra mim me parece óbvio que está havendo distribuição de corrente entre os dois multímetros, pois somando a leitura entre os dois multímetros na foto em que os dois estão atuando dá os mesmos 2mA... Mas eu não confio na obviedade de um "novato" eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!