Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medição com amperímetro - iniciante


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Esta é a minha primeira postagem nesse
tópico. Eu sou novato em eletrônica.

Tenho um circuito em que nos terminais positivo - negativo deve ser entregue 2 mA e está tudo ok, meço com o amperímetro e tudo ok, é normal se eu ligar um outro amperímetro no mesmo circuito observar a queda da corrente no primeiro ??
Tá acontecendo que no primeiro onde originalmente era medido 2 mA quando ligo o segundo, diminui o primeiro e a corrente que diminuiu no primeiro vai para o segundo amperímetro...
É normal isso ? Estava imaginando que fosse acusar 2 mA nos 2 multímetros.

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, Fernando Riba disse:

normal isso ?

Teoricamente não. Nela o amperímetro tem resistência zero. Na prática sim. O amperímetro tem uma resistência interna bem acima de zero e esta deve entrar na conta. Bem vindo ao mundo real. E ao forum também.

Se achar que deve, publique seu circuito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O circuito que estou montando é esse em
anexo.

Como disse antes o meu objetivo é que na saída dos eletrodos apresente uma corrente de 2 mA o qual é regulada pelo potenciômetro. Eu acrescentei 2 resistores a mais ao circuito para limitar um pouco a
corrente total do circuito como segurança.

Na saída do último resistor antes de chegar no eletrodo eu coloquei um terminal (vide foto) e um outro no terra para fornecer uma saída para a medição da corrente no amperímetro.