Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD WD 3TB Purple pode ser utilizado como HD normal no PC?


Posts recomendados

Pessoal, meu Seagate Barracuda deu pau (óbvio), e decido comprar um WD mais parrudo de uns 3Tb pra Backup no meu PC. Eu só preciso de durabilidade de velocidade de leitura. Achei um bom preço nos WD Purple, mas só vi aplicação dele em sistemas de vigilância. Alguma ressalva pra usar ele no PC normalmente? Alguém indica outro? (Os Blue de 3Tb são difíceis de achar e caros).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi

7 minutos atrás, Math.Pi disse:

O Purple de 3TB tem menos RPM (5400), portanto menor velocidade de leitura e escrita.

Pelo que vi, estão na mesma faixa de preço do WD Blue.

 

Não tenho encontrado o blue de 3tb. E quando acha é de 5400 tb. Aliás, difícil achar HD de 3tb de 7200. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

To dando uma olhada aqui. Achei esse Black (OEM) num preço bom. Vou considerar.

 
2 horas atrás, Math.Pi disse:

Vdd os mais baratos são de 5400RPM. Nem tinha reparado. Já pensou em usar 2 de 2TB em Raid 1?

 

Eu sou fotógrafo e uso mais pra colocar minhas fotos e poder trabalhar elas no Lightroom, por isso preciso de velocidade de leitura. A princípio o de 2tb só já resolve. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, brupsilva81 disse:

 

To dando uma olhada aqui. Achei esse Black (OEM) num preço bom. Vou considerar.

meu pensamento:

Se quiser desempenho e durabilidade black se quiser um pra armazenar arquivos que não precisa acessar sempre um blue de 5400RPM ja ta bom pra você.

 

OBS: afinal to usando agora num notebook aqui um wd blue com defeito de badblock a mais de 1 ano e o carinha ainda me serve então fica a dica enquanto o HD não da defeito da pra confiar que você não vai perder seus dados, depois q ele deu, compra um novo e poe o importante no novo e continua usando o ruim igual eu q não troquei o do note aqui porque ainda da pra usar, acredite o carinha ta dando o gás dele até não conseguir mais.

 

OBS 2: esse vídeo explica muito bem

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@brupsilva81 O HD Purple é mais lento justamente visando sua aplicação para sistemas de vigilância. Nesses equipamentos, a temperatura interna é elevada e a utilização ocorre o tempo inteiro. A velocidade mais lenta permite que o HD trabalhe mais frio e de forma mais segura, ampliando a durabilidade e reduzindo o risco de perda de dados. Existem outras diferenças também. Não tem problema usar no computador, mas é mais lento.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, KairanD disse:

@brupsilva81 O HD Purple é mais lento justamente visando sua aplicação para sistemas de vigilância. Nesses equipamentos, a temperatura interna é elevada e a utilização ocorre o tempo inteiro. A velocidade mais lenta permite que o HD trabalhe mais frio e de forma mais segura, ampliando a durabilidade e reduzindo o risco de perda de dados. Existem outras diferenças também. Não tem problema usar no computador, mas é mais lento.

Tá complicado achar um maior de 1tb com bom preço de bom cache/rpm. Acho que vou pegar um blue mesmo, de 2tb. 64 de cache e 5400. Infelizmente o black é muito caro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, KairanD disse:

@brupsilva81 Já deu uma olhada em outras marcas, também? Veja os Seagate.

Tenho péssimas experiências com Seagate. A durabilidade deixa muito a desejar. Aliás, meu Barracuda parou de funcionar. Por isso to comprando outro. Limpei a placa lógica, voltou a funcionar e parou de novo. Cansei. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@brupsilva81 Bem, aparentemente você teve azar. Isso varia muito. Eu, por exemplo, já tive dores de cabeça com Western Digital e não tive problemas com Seagate. Os HDs da Seagate são tão bons quanto os da Western Digital. Mas entendo que depois de uma experiência traumática fica complicado comprar outro mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, brupsilva81 disse:

Tenho péssimas experiências com Seagate. A durabilidade deixa muito a desejar. Aliás, meu Barracuda parou de funcionar. Por isso to comprando outro. Limpei a placa lógica, voltou a funcionar e parou de novo. Cansei. 

também tive esse problema com Barracuda, segredo...

pega o WD40 poe num cotonete esfrega no conector Sata do HD Seagate Barracuda e troca o cabo Sata por um novo ou limpa também a oxidação, depois remove o WD40 com Álcool de preferência isopropílico, esfrega mesmo porque esse Barracuda tem mania de oxidar os cabos satas e os seus próprios conectores.

 

EDIT: olha dentro do cabo sata se ver patina verde em cima do cobre é porque está oxidado, cuidado para não estragar o cabo ou o HD melhor deixar o WD40 agir e com isso esfregar menos. Eu deixei 1 hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os de vigilância são ruins para utilização comum, porque o firmware / a controladora é especializado para escrita, porque eles são feitos para gravação com alta confiabilidade de vídeo de várias câmeras ao mesmo tempo. A leitura é horrível comparado aos de alto desempenho para consumidor que é especializado em leitura ou balanceado entre leitura e escrita. Até os de baixo consumo provavelmente são melhores para uso do que estes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá pessoal, segue aqui minha experiência pessoal com estes HDs purple:
- instalei em um case externo e liguei ao pc através de usb para armazenamento de arquivos gerais (word, outlook, pdf´s) e backup de fotos digitais.
- liguei em raid de espelhamento dois HDs iguais.
funcionou perfeitamente durante 15 dias.
houve uma falha catastrófica no case que eles estavam instalados (queimou durante uma tempestade) e eles não perderam nenhum dado.

ai começaram os problemas.

- instalei em outro pc para poder continuar utilizando somente um deles, além de pegar os dados, desta vez internamente conectado diretamente na placa-mãe através da conexão sata.
coloquei o pc em sleep mode e ao retornar, utilizei por alguns minutos e deu tela azul. (windows 10 pro 20h2)

beleza, reiniciou mas não iniciou o windows e ficou em loop "preparando recuperação do sistema - diagnóstico - etc) ao entrar em modo prompt verifiquei os discos e a falha transformou o hd do sistema em um hd raw e ao rodar o chkdsk recuperou os arquivos porém daquele jeito (found000...) enfim tive que

re-instalar o windows e todos os outros programas.
até ai, não sei sabia o que tinha dado problema e nem associei isso ao hd purple.

Bem como o pc tinha que ser formatado, peguei o hd que tinha os meus documentos e levei pra outro pc. Bingo, depois de algumas horas de uso tela azul.

Como o outro pc nunca tinha dado isso, removi o hd recém instalado e entrei em recuperação do sistema.
Recuperou, mas agora toda vez que liga ele entra em modo de verificação de disco.

Bom. Voltando ao primeiro pc. Instalei o windows novamente, beleza, então após tudo pronto começei a conectar os hds de trabalho e um deles é o danado do purple.
Iniciei o windows, beleza, e começei a trabalhar, levantei e fui tomar um café, como o windows tinha sido instalado no dia anterior ainda não tinha ajustado as configurações de energia então neste meio tempo o pc entrou em descanso de tela, voltei ativei o sisteme e após alguns minutos... tela azul... e novamente perdeu o hd do sistema.


Após algumas pesquisas identifiquei que uma diferença entre estes HDs purple e os normais para pc é que ele não entra em sleep mode.
Enfim, minha conclusão o windows 10 não lida bem com isso (pelo menos nas minhas placas mãe, que não são novas).

 

Removi o purple do pc e instalei tudo de novo, pela terceira vez. e não coloquei mais o purple no sistema, estou aqui escrevendo este post no micro que deu pau.


Essa é minha experiência pessoal, não tenho tempo nem paciência pra ficar testando outras formas, então minha postura é a seguinte:

- vou usar como hd externo em um case e conectar através de usb ao pc. (se der algum b.o. posto aqui).

 

Mas NÃO RECOMENDO usar estes hds internamente ou ligados através da conexão sata a placa-mãe.

Se tiver opção use outros HDs conforme o pessoal já recomendou acima.

Espero ajudar outros que pensam em utilizar estes hds internamente no pc para que não tenham as mesmas desventuras que tive.

 

Inté pessoal.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Sei que o post é antigo já, mas acho que vale minha informação para quem pretende utilizar os WDPurples de modo normal no desktop.

Por ser dito que eles trabalham ligados direto 24/7, pensei que seriam bons para uso para maior confiabilidade com meus BKPs (visto que já tive muitos problemas com HDs).

 

Montei um PC mini servidor de rede (Linux Xubuntu), e o HD principal (do sistema) é um 2TB purple.

E outro 2TB purple externo através de case USB.

Ambos tamanho grande (3.5)

 

Ocorre que tudo funcionava bem e... certo dia, depois de uma semana de uso, usuários reclamaram que a rede não esta acessível. Fui logar no servidorzinho e o mesmo não permitia entrada com minha senha... e pensei (putz alguma atualização ferr... com o sistema) conversei com um colega mais entendido em linux que me disse que no linux não atualiza sem permissão expressa, e como eu não permiti nem pedi nada de atualização, descartei isso.

Várias tentativas e nada de logar, cheguei a colocar a senha no campo do nome de usuário para descartar que fosse problemas do teclado... mas a senha estava correta, e mesmo assim não entrava.

depois de várias reinicializações do PC, o sistema voltou a entrar e aceitar a minha senha root, e quando entrou parecia ainda meio bugado (o papel de parede do desktop se apresentava pela metade (como se a imagem estivesse cortada)... um bug gráfico estranho)...

reinicializei mais uma vez e tudo voltou ao normal... faz 3 meses agora que não deu mais nenhum problema.

ainda não identifiquei se tem algo relacionado com o HD-WDPurple ou outra coisa (todos os componentes eram novos PC e HDs).

Não lembro de ter definido nada de SLEEP em toda a instalação do linux (e também não mexi em nada disso para resolver o problema) *A única coisa parecida com sleep, embora não o seja, é o bloqueio normal depois de um minuto sem uso, para pedir a senha.

Até onde pudemos perceber, nenhum dado foi perdido.

A instalação do linux (nos HDs novos e lacrados adquiridos), ocorreu normalmente como se fosse outro HD qualquer.

 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...