Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Silvio Romero de Santana

Possível incompatibilidade entre memorias rams

Posts recomendados

Bom dia pessoal. Sou novo no fórum e também não tenho muita experiência com manutenção de computadores. No geral, domino apenas o suficiente pra trocar peças dos meus computadores pessoais quando necessário. Enfim, vamos a minha historia.

 

A 1 mês atrás comprei um notebook Vivobook X510UR-BQ291T da Azus. Esse notebook possui 2 slots para memoria ram e já vem com um desses slots preenchido por uma memoria de 8Gb co frequência 2133. Eu comprei mais uma memoria pra fazer 16Gb. Comprei uma memoria com mesma tensão (1.2) e mesma frequencia (2133).  Ao ser instalada a nova memoria foi reconhecida imediatamente pelo sistema e não apresentou nenhum problema imediato. Entretanto, depois de algum uso percebi que o meu navegador (google chrome) acabava apresentando problemas em sites aleatórios. No geral, em 1 segundo eu estou navegando e no outro estou diante de uma tela "Aw, Snap!". Esse erro acontece com bastante constância e é intermitente (acontece quando quer). Eu desconfiei da memoria ram e rodei o diagnostico do windows (settings -> memory ram diagnostic (procurar no filtro)). Como esperado ainda com 15% de analise, o sistema encontrou um erro. O erro é genérico e só diz que existe um erro de hardware e que devo contatar a assistência de meu produto. Eu fiz mais 4 testes com o objetivo de isolar a memoria problemática, foram eles:

 

1. A memoria nova no slot 1

2. A memoria nova no slot 2

3. A memoria de fabrica no slot 1

4. A memoria de fabrica no slot 2

 

Só para esclarecer nesses testes as memorias estava sozinhas, ou seja, só tinha 1 memoria na máquina em todos os casos.

 

Para a minha surpresa, nos 4 cenários, o mesmo diagnostico do windows não acusou nenhum erro. Coloquei as 2 memorias novamente e rodei mais uma vez o diagnostico e mais uma vez foi encontrado um erro.

 

O que da a entender é que é um problema de compatibilidade, já que o erro só aparece quando as memorias estão juntas independente dos slots em que estão sendo usadas, mas, as frequências são iguais e a tensão também. Alguém já passou por isso ? se sim, pode me ajudar ? se não, alguma sugestão ?

 

EDIT 1: Me sugeriram que pode ser um problema na tensão que o notebook aloca para os slots de memoria ram. Eu teria que aumentar na BIOS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você fez o teste pelo memtest? Se não, o faça e poste o resultado.

Após isso, teste se os mesmos problemas ocorrem com outro navegador (Mozilla ou Opera)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, como pedido eu usei o programa memtest para rodar um diagnostico na minha memoria ram. O resultado foi o seguinte: quando rodei o memtest com as memorias individuais (uma de cada vez no notebook) nenhum erro foi apresentado, entretanto, quando o memtest foi executado com as 2 memorias juntas um erro foi identifcado (Imagem em anexo).

 

Minha dúvida agora é se é uma simples incompatibilidade entre as memorias, ou se, é um problema com minha máquina. Alguém tem alguma sugestão.

 

 

memtestReport.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!