Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limite de capacidade do SSD


Posts recomendados

Bom dia, pessoal!

 

Comprei recentemente o notebook ASUS X510UR BQ291T e gostaria de saber se há limitações na capacidade de armazenamento de SSD, tanto na entrada M.2 SATA quanto na entrada SATA III onde fica o HD. Faço essa pergunta, porque pretendo substituir o HD dele por um SSD SATA III de 480 GB, mas tenho medo de que ele não o reconheça.

 

Desde já, agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nunca ouvi falar de limitação de capacidade.

Você precisa estar atento se o M.2 dele é Sata ou NVMe. O segundo é bem mais rápido por ser pci express, porém não são todas as placas que suportam.

adicionado 3 minutos depois

Segundo esse artigo abaixo, só suporta SSD M.2 de interface sata:

https://www.promobit.com.br/forum/review-asus-vivobook-x510ur-bq291t-2363

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Então, amigo, pelo que vi ele só aceita M.2 SATA, mas a minha dúvida é em relação à limitação de capacidade, pois já vi recomendações em MoBos, principalmente de computadores menos recentes, de só aceitar SSD até 128 ou 256 GB, por isso gostaria de saber de isso também seria aplicável a esse notebook em específico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, blackkalray disse:

@Math.Pi Então, amigo, pelo que vi ele só aceita M.2 SATA, mas a minha dúvida é em relação à limitação de capacidade, pois já vi recomendações em MoBos, principalmente de computadores menos recentes, de só aceitar SSD até 128 ou 256 GB, por isso gostaria de saber de isso também seria aplicável a esse notebook em específico.

Eu já limitação ter em celular. Em computador, nunca vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Dinossauro Baiano disse:

Eu já limitação ter em celular. Em computador, nunca vi.

 

Isso me deixa mais tranquilo.

 

3 minutos atrás, mick 07 disse:

 

Eu já dei uma olhada no manual dele online e não fala nada sobre a placa-mãe nem de suas limitações :(

 

3 minutos atrás, mick 07 disse:

A Dell coloca no manual limitação de capacidade, mas mesmo colocando um SSD de capacidade superior ele funciona.

Vai de cada um querer arriscar.

 

Pois é. Você já chegou a testar isso em algum PC? A maioria das pessoas não troca o HD pelo SSD e, por isso, coloca dispositivos de baixa capacidade, mas não era isso que eu gostaria de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, blackkalray disse:

Você já chegou a testar isso em algum PC?

Não.

 

4 minutos atrás, blackkalray disse:

Eu já dei uma olhada no manual dele online e não fala nada sobre a placa-mãe nem de suas limitações :(

Então é bom entrar em contato com o suporte deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, mick 07 disse:

Não.

 

Tranquilo.

 

Eu vi que o seu note tem um SSD de 512 GB.

 

Ele veio assim de fábrica? Ou foi você que instalou e a dell já dava um limite superior?

 

Valeu!

 

6 minutos atrás, mick 07 disse:

Então é bom entrar em contato com o suporte deles.

 

Tentarei fazer isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, blackkalray disse:

 

Entendi. Obrigado! Vou falar com o suporte para saber se o limite existe e, se não responderem, vou arriscar.

Nunca vi um caso de uma placa não reconhecer X quantidade de armazenamento, pelo menos em hardware novo (placas mãe antigas, com mais de 10~12 anos de uso podem ter problemas com HDs de 4TB ou mais, por exemplo).. mas como seu notebook é novo, é quase que 100% de certeza que aceita numa boa, o hardware é recente, moderno e já projetado para unidades de todos os tamanhos e modelos. Só tem que confirmar o suporte ao NVMe mesmo, que é ótimo aliás, falo por experiência própria, bruto demais o desempenho pois "fala" com o CPU diretamente pelas pistas PCI-E 3.0, então o negócio voa.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, simforoso disse:

Nunca vi um caso de uma placa não reconhecer X quantidade de armazenamento, pelo menos em hardware novo (placas mãe antigas, com mais de 10~12 anos de uso podem ter problemas com HDs de 4TB ou mais, por exemplo).. mas como seu notebook é novo, é quase que 100% de certeza que aceita numa boa, o hardware é recente, moderno e já projetado para unidades de todos os tamanhos e modelos. Só tem que confirmar o suporte ao NVMe mesmo, que é ótimo aliás, falo por experiência própria, bruto demais o desempenho pois "fala" com o CPU diretamente pelas pistas PCI-E 3.0, então o negócio voa.

 

Boa sorte!

 

Obrigado pela resposta! Realmente ouvi falar que essa tecnologia M.2 NVMe é revolucionária, mas, infelizmente, já vi vários relatos de que o meu note é incompatível com ela. De qualquer forma, seu relato me deixa mais tranquilo em colocar um SSD comum com mais de 256 GB de armazenamento, que já deve fazer uma grande diferença para alguém que, como eu, é usuário de HD comum hahaha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, blackkalray disse:

 

Obrigado pela resposta! Realmente ouvi falar que essa tecnologia M.2 NVMe é revolucionária, mas, infelizmente, já vi vários relatos de que o meu note é incompatível com ela. De qualquer forma, seu relato me deixa mais tranquilo em colocar um SSD comum com mais de 256 GB de armazenamento, que já deve fazer uma grande diferença para alguém que, como eu, é usuário de HD comum hahaha. 

Nossa, saindo de HD comum é outra vida cara.. nunca usaste SSD?? Cara eu tive meu primeiro SSD em 2011, e sinceramente me dá "náusea" usar um PC com HD somente, aquela barulheira, lentidão, tá doido... mesmo os de 7200rpm... depois que você usa SSD nunca mais quer saber de HD, só para armazenamento secundário mesmo. É uma "droga" altamente viciante... :) 

 

Seu notebook é novo, 256GB ou até 512GB ele suporta tranquilo... só vê com a marca se tem suporte à NVMe ou SATA convencional... se não tiver M.2, mesmo que você substitua o HD de 2,5" já é o suficiente. Tenho 3 notebooks aqui em casa e todos tem SSD de 250GB SATA III, simplesmente tirei os HDs de 5400rpm que vieram com eles e vendi à tempos.... sem condições esperar quase 2min para poder usar o Windows após ligar... com SSD em 10~15s no máximo está tudo carregado.

 

Boa sorte amigo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/06/2019 às 12:37, simforoso disse:

Nossa, saindo de HD comum é outra vida cara.. nunca usaste SSD?? Cara eu tive meu primeiro SSD em 2011, e sinceramente me dá "náusea" usar um PC com HD somente, aquela barulheira, lentidão, tá doido... mesmo os de 7200rpm... depois que você usa SSD nunca mais quer saber de HD, só para armazenamento secundário mesmo. É uma "droga" altamente viciante... :) 

 

Seu notebook é novo, 256GB ou até 512GB ele suporta tranquilo... só vê com a marca se tem suporte à NVMe ou SATA convencional... se não tiver M.2, mesmo que você substitua o HD de 2,5" já é o suficiente. Tenho 3 notebooks aqui em casa e todos tem SSD de 250GB SATA III, simplesmente tirei os HDs de 5400rpm que vieram com eles e vendi à tempos.... sem condições esperar quase 2min para poder usar o Windows após ligar... com SSD em 10~15s no máximo está tudo carregado.

 

Boa sorte amigo!!

 

Hahahaha imagino como deve ser!

 

Estou esperando ainda pela resposta do suporte da empresa para confirmar se meu notebook suporta (caso não confirmem, devo arriscar, pois pela sua resposta e a de outros membros do fórum, tudo indica que sim).

 

Obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...