Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet de um apto para o outro


Posts recomendados

Bom dia pessoal, tudo bem? Estou indo morar sozinho, não tão sozinho porque estou saindo do apto dos meus pais pra morar no apto abaixo do andar do deles...
Enfim, tenho um link da NET de 240mb aqui no apto deles e como eles me ajudam a pagar o valor da internet eu gostaria de saber a melhor forma de jogar o sinal lá pra baixo sem ter que passar um cabo único do modem (3 andar) direto pro meu apto (2 andar) passando pela caixa de distribuição (onde esta o switch). 

A configuração atual é a seguinte: Modem NET (3 andar) > Switch 10/100 (3 andar) > Caixa distribuição (2 andar) > Roteador Tenda AC10 (2 andar) 
Só que nesse trambique todo eu perco potência por conta do switch ser 10/100.

Gostaria de uma opinião dos gurus da rede daqui sobre qual seria a melhor forma de resolver essa pendência sem ser de uma forma que me dê muita dor de cabeça ou que envolva gastar muito dinheiro.

Pensei em algumas opções:

- Trocar o switch para 10/100/1000 (já que já tenho um cabo de rede passando do switch atual (3 andar) para o apto que vou morar)
- Utilizar uma emenda rj45 (já que tenho um cabo que sai direto do modem e outro cabo que passa direto pro meu novo apto)

- Colocar um switch extra só para mim com menos portas, por conta do custo elevado do switch 16p.

Agradeço a atenção!

ps: O switch da imagem não é o mesmo que já tenho aqui, o que está instalado é um Tenda TEH160SK.

Configuracaoatual.png

Configuracaosecundaria.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Dinossauro Baiano disse:

Não use emenda. Porque você não põe um roteador repetindo o sinal wi-fi como cliente?

Precisava do mínimo de latência possível, meu problema não seria ter wifi no apto mas sim uma conexão direta a meu computador. Uma conexão que passasse pelo mínimo possível de "pontas"
No caso se eu fosse instalar hoje passaria assim:
- Modem NET > Switch 10/100 > Tenda AC11 > Computador.

Não sei se conseguiria passar um cabo de rede direto por falta de espaço nos dutos aqui do apto de cima para caixa de distribuição do 3 andar:

- Modem NET > Tenda AC11 > Computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Dinossauro Baiano disse:

Sua internet é 240mb e você tá preocupado com latência? Se te preocupa tanto assim, use apenas um switch de excelente qualidade e cabeie para todos os roteadores. Isso é um condomínio ou uma empresa?

É um condomínio, irei comprar um Tenda SG108 switch 8 portas 10/100/1000 pra poder melhorar a situação e quando liberar mais grana eu entro com um roteador Tenda AC11 aqui no apto debaixo. Valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Olá!

 

Entendi que já tem um cabo passando para o segundo andar. E que levou o roteador para baixo. O que chama de "modem  da NET" é um roteador também? Está configurado como tal? Esta como bridge apenas?

 

Se for um roteador comum de 4 portas gigabit provavelmente o melhor que pode fazer para diminuir a latência e aproveitar os recursos sem gastar muito é usar o roteador gigabit da NET para controlar a rede de cima e o tenda para controlar a rede de baixo. E ligar os dois usando o cabo que já tem. Assim o primeiro nível da rede vai estar em gigabit. Liga o switch do terceiro andar  no modem da net, liga o seu roteador pela porta WAN  no modem da net. Configura DHCP e permissões e tudo separado para cada piso e, se as portas restantes no tenda embaixo não forem suficientes aí sim você compra um switch gigabit para o andar de baixo.  Assim a ligação para seu micro vai passar do roteador da net para o roteador tenda e para seu micro tudo via gigabit. E nao tera seu micro no fim do tráfego, depois de passar pelo modem da net, pelo switch e pelo roteador.

 

De qualquer forma, não deveria ter ligado o roteador tenda depois do switch. Troque e já vai notar de imediato a diferença.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...