Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como configurar IP fixo


Posts recomendados

Tenho uma internet fibra óptica com IP fixo, porém preciso saber se ao configurar o IP como fixo no roteador, preciso também configurar manualmente cada maquina com os dados do IP fixo. O mesmo ocorre nos repetidores, também tenho que configurar cada repetidor com os dados do IP fixo que esta no roteador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, BRUWIL603 disse:

Tenho uma internet fibra óptica com IP fixo, porém preciso saber se ao configurar o IP como fixo no roteador, preciso também configurar manualmente cada maquina com os dados do IP fixo. O mesmo ocorre nos repetidores, também tenho que configurar cada repetidor com os dados do IP fixo que esta no roteador?

Mas esse IP você diz o público ou o interno, das máquinas?? O público é o que o provedor é obrigado a te oferecer, já o IP interno é o das máquinas, como por exemplo 192.168.0.20, 21, etc... se quiser um IP fixo público, geralmente tem que pagar uma taxa a mais, pelo menos era assim na GVT quando usei de 2009 a 2016, na NET Vírtua atual não é fixo, mas chego a ficar 3~4 meses com o mesmo IP, varia de provedor para provedor..

 

Agora se você está preocupado com o IP interno, das máquinas da tua rede, ativa o DHCP no roteador que você usa, que ele vai alocar dinamicamente um IP para cada máquina que se conectar automaticamente. Se você atribuir um IP fixo interno para cada máquina também dá, mas corre o risco de ter 2 máquinas com o mesmo IP e aí dá conflito e nenhuma das máquinas navega, coisa que com o DHCP ativado e a escolha de IP interno estiver no automático, não acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso o IP e o público, minha internet e empresarial e já está incluso o IP fixo. Eles me mandaram por e-mail os dados de IP, GATWARE, DNS e MÁSCARA DE SUB REDE. O problema é que alguns repetidores quando coloco esse IP fixo no roteador a internet fica lenta e demora pra enviar mensagens. E em outros repetidores os dispositivos não ficam conectados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...
 

Provavelmente você não devia ter mudado nada em repetidores ou internamente. Não faz diferença alguma em sua rede local ou redes locais se a empresa tem um ou mais endereços públicos, exceto o que te foi fornecido: o próprio IP, a máscara de rede e o endereço do gateway padrão.  Ainda que os servidores de DNS de seu provedor possam ter melhor performance por estarem mais próximos na topologia da rede, DNS é um serviço público e há muitos servidores gratuitos de boa performance.

Claro que se tem uma rede complexa com vários endereços fixos em mais de um provedor para ter redundância, aí vai ter que preparar sua infraestrutura, mas em geral conforme aumenta a complexidade da rede vem a experiência do pessoal que administra e a necessidade de recursos mais sofisticados, e não o contrário.

 

Recomendo deixar tudo no automático, com seus repetidores apontando para o gateway padrão de sua rede, as máquinas usando endereços via DHCP, automático e assim por diante.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...