Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ao tentar salvar config na BIOS, PC para de ligar, e volta ao resetar CMOS.


Posts recomendados

Boa tarde pessoal!

 

Minha mobo é a GA-970A-UD3 rev 1.2, e eu estava usando um OC no processador do meu PC: FX-8320E. Ontem faltou luz na minha casa e a MOBO passou a apresentar o defeito que vou relatar abaixo.

 

O erro:

 

Ao tentar salvar configurações na minha BIOS, independentemente do que foi alterado, ou mesmo sem alterar nada, o PC para de ligar. Reforçando: Inclusive se eu clicar em salvar sem ter alterado absolutamente nada, acontece o bug. 

Curioso que sair da bios sem salvar não faz com que o PC morra.

 

Exatamente na hora que eu clico em salvar, ouço que os ruídos do PC diminuem, como se faltasse energia. A placa de vídeo, mouse e teclado não recebem energia. O pc não beepa. Apenas os coolers ligam. Não é possível apertar reboot, e o PC não responde ao on/off no botão.

 

Sobre o OC: 

 

4GHZ com vcore de +0.125. Funcionava perfeitamente, testes de estresse ok, estável no dia a dia e em games. Tudo relacionado a controle de clock e fan desligado na BIOS (cool'n quiet, llc, APM, fan smart control, etc...). Memorias manualmente setada para 1600mhz. Temps monitoradas e normais (inclusive um throttling de clock ao atingir 60º no VRM da mobo, que eu não consegui solucionar).

 

Solução por enquanto:

 

A solução é retirar da tomada, remover a bateria, esperar uns 15 minutos e religar tudo. 

 

Ele volta com um Erro no CMOS, carrega uma configuração válida da BIOS e volta ao normal. O problema é que eu não consigo alterar nada na BIOS, portanto estou sendo obrigado a usar meu processador Stock, memorias com clock abaixo do esperado e tecnologias que fazem meu PC ter um baixo rendimento.

 

Vou comprar uma bateria nova hoje. Alguma outra dica?

 

Meu setup:

 

Fonte Corsair CX 500.

SSD A400 240GB Kingston

Mobo GA-970a-UD3 rev 1.2 Gigabyte

Memórias 2x 4gb Corsair Vengeance 1600mhz

VGA RX 570

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott Tudo bom? Muito obrigado!

 

Minha fonte é uma Corsair CX500. Já "queimou" uma vez e foi para o conserto. 

 

Pensando bem, antes dela queimar e ser consertada, não havia ocorrido este problema.

 

Não utilizo estabilizador.

 

Vou editar o post com meu setup completo, havia esquecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei a bateria. Não voltou a funcionar.

 

Percebi que também não posso desligar o pc, pois se o faço, ele buga da mesma forma, só liga os fans quando tento dar boot.

 

Se eu reinicio o PC, ele reinicia e funciona normalmente.

 

Situação: Não consigo salvar nada na BIOS e nem desligar o PC se não ele não volta a ligar (liga só os fans).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, dei uma breve Googleada e percebi que ainda não tentei usar o backup do recurso DUAL BIOS. Parece que é ALT + F12 para começar a copiar a BIOS original novamente. 

 

Minha BIOS é a ultima versão: F8f;

 

O que acha de eu tentar o recurso de salvar a BIOS com o Dual BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...