Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Somador binario de 2 ou 4 bits


Posts recomendados

Boas a todos!

 

Estou cursando a disciplina de Arquitetura de computadores na faculdade, faremos uma exposicão sobre a arquitetura e estou querendo apresentar um somador binario de pelo menos 4 bits. Minha intencao e demonstrar com funciona uma unidade artimetica e a magica do complemento de 1 e 2 na eletronica. 

 

Ja vi alguns circuitos utilizando CMOS, mas a didatica fica comprometida pois todos os calculos e feitos no proprio ci.

 

Queria um circuito usando apenas componentos discretos, apenas transistores. Quero comecar por um somador com dois bits, alguem possue algum circuito? Não importa muito a quantidade dos componentes, quanto mais discreto melhor. Fico no aguardo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Isadora Ferraz  Ola. Deixei meio quieto esse assunto e hoje retorno a fuçar com ele. Estou vendo sobre a porta xor, vi slgumas implementacoes com transistores, mas aque vi usava 5 transistores. Nao e muito mas quando penso em adicionar mais bits fica complicado esse tanto de transistores. Fiz esse esquema e pelo menos no proteus ele funciona: link. Embora ele seja muito didadico por causas do led, vai acabar com toda minha sucata aqui kkkk. 

 

Entao tem esse aqui que usa 4 diodos e 1 transistor, o que fica bom de mais, porém nao funcionou com o proteus.

 

 Sera porque? Pode me ajudar?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Aislan Silva Costa disse:

Entao tem esse aqui que usa 4 diodos e 1 transistor, o que fica bom de mais, porém nao funcionou com o proteus.

Eu que indiquei isso, na época montei de verdade e funcionou. 

O circuito é nada mais que uma porta or e uma nand em paralelo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Aislan Silva Costa disse:

Olá, consegui neste outro circuito, colocando um resistor junto ao coletor do transistor q1.

Certo.