Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Etiqueta da memória fala uma frequência mas no CPU-Z diz outra


Posts recomendados

Comprei um computador na loja TerabyteShop e quero focar a atenção na memória que veio.

Quando comprei o computador a memória que viria era uma corsair 4gb ddr4 2400mhz e é realmente isso que está na etiqueta da memória (print em anexo). Eu fiquei usando ela por bastante tempo sem usar o cpuz pra ver se realmente tinha os 2400mhz. Porém, recentemente eu comprei outra memória, só que de 8gb (corsair 8gb ddr4 2400mhz) e fui checar no cpuz se as duas estavam funcionando em dual channel. Só quando eu fui ver, a memória que veio no computador (a de 4gb) tava com frequencia "DDR4-2132(1066MHz)" e a memória de 8gb tava como "DDR4-2400(1200MHz)" (print em anexo do cpuz). Com isso, as duas memórias estavam trabalhando em 2132 por causa da memória de 4gb que tem frequencia menor. Eu achei isso muito estranho e entrei em contato com a loja pra tirar minhas dúvidas; a loja respondeu depois de um LONGO tempo e disse que eu precisava ativar os 2400 dessa memória por XMP na bios. Eu fiz isso. Fui checar no cpuz e na aba "Memory" e as duas começaram a trabalhar em 1200 (2400mhz). Porém, na aba "SPD" a memória continuava com "2132(1066mhz)", enquanto a de 8gb que eu comprei com e mesma frequencia (2400) estava normal no "2400 (1200mhz)". Além disso, eu tava pesquisando e XMP é na verdade um "overclock seguro". Mas não era isso que eu queria; não queria ter que fazer um overclock pra memória atingir os 2400 prometidos.

A loja insiste em dizer que isso é normal, mas nao vejo muita confiança no que eles falam... demoraram muito pra responder essa dúvida (mais de 15 dias) e ainda por cima erraram a data da compra (como dizendo que eu nao tinha mais garantia) 

 

A minha dúvida é:

Isso tá errado ou realmente pra eu ativar os 2400 da memória eu tinha mesmo que fazer XMP?

 

etiqueta_memoria.jpg

memoria 3.png

memoria 2.png

memoria 1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é culpa das memórias. As memórias vêm sempre com uma velocidade máxima testada de fabrica.

Mas quem determina a velocidade de operação (que será a velocidade real de utilização) é a placa-mãe.

A placa-mãe por padrão coloca as memórias DDR4 sempre pra rodar na velocidade mais baixa padronizada pelo JEDEC, 2133 mhz.

Para operar em outras velocidades, é necessário alterar na BIOS o perfil das memórias. Inclusive, a maioria das memórias aceita funcionar sem problemas um pouco acima da velocidade de etiqueta. As suas por exemplo devem funcionar tranquilamente a 2666 mhz.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por isso não compro Corsair.....

tem 2 tipos de memória. a de instrução JEDEC (instrução tradicional antiga desde a época dos das primeiras DDR pelo q sei) e a de instrução XMP (criada pela Intel como uma espécie de overclock de fabrica na memória, existe desde as ddr2 pelo q sei).

A Corsair vende muitas memórias XMP e na época que pesquisei não achei 1 única desta marca pro meu AMD no site da Corsair, pois é sabida que AMD sempre implica com instrução XMP de memória (afinal foi criado pela intel), Logo você terá que fazer o over manualmente até funcionar por isso pro meu AMD procuro Kingiston de instruções exclusivamente Jedec, que é o que a AMD usa.

 

Algumas placa-mãe novas da AMD tem como usar instruções XMP e dão o suporte talvez so tenha q ativar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, klerison disse:

@LNPott ok, vou fazer isso

obrigado

 

Cuidado ao atualizar bios da GigaByte (é um excelente marca), mas é sabido que as Bios delas são seu ponto fraco, pro isso existem tantas versões.

 

eu pegaria a F24 ficaria longe da F32  pois deve ainda ter bug pois for lançada muito recentemente, mas como sempre digo bios é um caixa de surpresas funciona pra uns pra outros não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...