Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Fórmula para procurar dados de linhas e colunas no Excel


Posts recomendados

Oi, pessoal!
Eu estou fazendo uma planilha com a escala de férias da minha equipe de trabalho. Fiz uma aba principal onde coloco as informações de escala do funcionário e as datas de férias, depois fiz uma aba para cada mês, onde mostra a escala dia a dia tipo calendário (trabalho, folga e dias de férias), usando fórmulas e formatação condicional.
O meu problema está em: Quero fazer uma coluna no fim do calendário mensal com a data que o funcionário volta a trabalhar após o período de férias, mas considerando as folgas. Não consegui buscar esse dado nem com o PROCV nem com o PROCH. E meu conhecimento de Excel não vai muito além disso. Poderiam me ajudar?
Para exemplificar o que eu preciso, segue um pedaço da planilha. Se usar de exemplo a última pessoa de férias, na minha fórmula fala que ela volta dia 26/01. Mas nessa data ela estará de folga, ela vai voltar só no dia 28. É nisso que eu não consigo chegar.


image.png.9b054edda1102f4299e75f42c5fdaf01.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Em AM4 da planilha Jan cole uma cópia da fórmula abaixo e arraste para baixo.

=SE(AL4="";"";AL4+(DESLOC(E$3;LIN(A1);CORRESP(AL4;E$3:AI$3)-1)="folga")+E((DESLOC(E$3;LIN(A1);CORRESP(AL4;E$3:AI$3)-1)="folga");(DESLOC(DESLOC(E$3;LIN(A1);CORRESP(AL4;E$3:AI$3)-1);;1)="folga")))

Esta primeira parte da fórmula ~~~> (DESLOC(E$3;LIN(A1);CORRESP(AL4;E$3:AI$3)-1)="folga") irá acrescentar um dia à data de retorno se essa data cair em um dia de folga e a segunda parte da fórmula irá acrescentar mais um dia se o dia imediato ao retorno também cair na folga. Se você costuma programar as férias de forma que o retorno nunca caia no  segundo dia da folga então a fórmula poderá ser simplificada.

Devido à estrutura das suas planilhas (veja a sugestão 1 abaixo), a fórmula funcionará corretamente se a data de retorno for em janeiro, como nos casos dos funcionários A16, A40 e A43. Porém não funcionará corretamente se o retorno for em fevereiro, caso do funcionário A27 (ou março, se por exemplo o início for em 31/jan com 30 dias de férias). Para contemplar esses casos mantendo o lay out atual das suas planilhas, você vai precisar acrescentar essa condição à fórmula, que vai ficar bem maior e complexa. Aí pode-se pensar em uma solução via macro.

A propósito você colocou 10/05/2019 em AM30 e o correto é 10/02/2019.

 

Sugestões:

1. coloque todos os dias do ano em uma única planilha

  ~~~> formate as células dos cabeçalhos (linhas 2 e 3) como Alinhamento / Orientação / 90 graus, assim você poderá reduzir a largura das colunas para 3;

~~~> você poderá ocultar as colunas que não estiverem em uso;

~~~> substitua "folga" por "F" (na fórmula que passei também);

para alterar automaticamente as datas nas linhas 2 e 3 para o ano inteiro ao alterar uma única célula:

~~~> formate A2 como Personalizado / mmmm aaaa e coloque 1/1/19

~~~> em E3 coloque =A2 e em F3 coloque =E3+1 e arraste para a direita
(ao mudar A2 para 1/1/20 todas as datas serão alteradas nas linhas 2 e 3; veja a sugestão 2)

 

2. na linha 2 ~~~> em E2, no lugar da fórmula atual, cole =E3, formate como Personalizado / "ddd", arraste para a direita

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@osvaldomp Muito obrigada pela ajuda! 
Na primeira sugestão, vou ver se o Encarregado aceita que fique o ano todo em uma aba (ele que faz as programações, eu só estou fazendo a planilha pra ele usar), mas já segui as outras sugestões e ficou muito bom. Obrigada!

A sugestão 2 uma colega do trabalho me ensinou esses dias. Como é simples, né?! Eu tinha feito de um jeito super complicado. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...