Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor Ultrawide LG não dá imagem


Posts recomendados

Olá.

Estou tendo problemas para configurar um monitor LG Ultrawide (25UM58-P). Quando ligo o PC com o monitor conectado normalmente pela HDMI não aparece nada. O PC faz os bips como se estivesse inicializando, mas nada aparece na tela (fica mensagem "Sem sinal"). Quando eu ligo meu outro monitor LCD comum de 19", tudo funciona normal; entra no sistema (Linux Ubuntu) normalmente. Daí eu retiro o cabo HDMI do monitor comum e coloco no Ultrawide e aparece a imagem, porém toda desconfigurada. O mais estranho é que quando rodo o comando xrand com o monitor comum conectado ele mostra as informações de que a porta HDMI-0 está conectada normalmente, mas quando altero o cabo para o monitor Ultrawide na porta HDMI e rodo o comando xrand mostra a informação de que a porta HDMI-0 está desconectada.

 

Resumindo, eu só consigo inicializar o PC se eu conectar o monitor comum LCD 19", esperar o sistema carregar e depois mudar o cabo HDMI para o monitor Ultrawide; só que fica tudo desconfigurado. Se eu ligar o PC com o Ultrawide conectado, a tela fica toda preta "sem sinal"

Alguém sabe o que pode estar acontecendo? algum tipo de incompatibilidade?

 

Meu PC é antigo, com a seguinte configuração:

placa-mãe: M5A78L M-LX

Processador: AMD Phenom II

Memória: 8 Gb DDR3

Placa de vídeo: GTX 1050

Sistema: dual boot Windows 8.1 e Linux Ubuntu 18

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Fred Ribeiro disse:

Quando eu ligo meu outro monitor LCD comum de 19", tudo funciona normal; entra no sistema (Linux Ubuntu) normalmente. Daí eu retiro o cabo HDMI do monitor comum e coloco no Ultrawide e aparece a imagem, porém toda desconfigurada. O mais estranho é que quando rodo o comando xrand com o monitor comum conectado ele mostra as informações de que a porta HDMI-0 está conectada normalmente, mas quando altero o cabo para o monitor Ultrawide na porta HDMI e rodo o comando xrand mostra a informação de que a porta HDMI-0 está desconectada.

olá, esse sintoma ocorre também quando inicializa o Windows ou é só no Linux?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. , com o windows é pior, o monitor não aparece nada, nem mesmo a imagem desconfigurada.

Na verdade acho que estou perto de uma solução. Eu percebi que o problema é alguma incompatibilidade entre placa-mãe, monitor e placa de vídeo, especialmente referente à porta HDMI. Daí eu comprei um adaptador HDMI --> DVI-D e conectei a saída HDMI do monitor ultrawide na porta DVI da minha placa. Agora o computador dá imagem na inicialização (aquelas telas com informações da bios, placa-mãe e tal), aparece também o GRUB para selecionar o sistema Linux ou Windows, mas quando eu escolho um e começa a inicializar, a tela fica preta e sem sinal. Acho que agora é uma questão de configurar o SO para reconhecer o monitor.

 

Se alguém tiver alguma sugestão, estou aceitando. Não estou muito afim de reinstalar todo o SO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Mas se o POST aparece tudo normal, e o problema fica quando inicia um sistema ou outro, tem algo errado!

Sabe informar se houve alguma atualização recente do seu Windows?

Não teve atualizações recentes não. Eu só estou conseguindo entrar no Windows se for no modo de segurança e com o adaptador HDMI-DVI . Eu atualizei o drive da minha placa de vídeo, mas mesmo assim não funciona. No linux eu só consegui entrar se for com um live usb com Debian, um live com Ubuntu também não funciona. Tá tudo muito estranho. 

Acho que a solução vai ser reinstalar o Windows 8 e trocar o Ubuntu pelo Debian 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acho isso. Deve ter ocorrido uma atualização que você não viu. A questão é saber qual delas ocasionou isso para que tome providências para que não se repita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...