Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
fabio85a

Como transformar minisystem em amplificador.

Posts recomendados

glr eu queria pegar esse radio(fw-c780) e fazer um amplificador simples sem painel nem funcões. alguém sabe me dizer quais os procedimentos? n consegui achar nem o transistor de chaveamento, muito obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@fabio85a Bom dia

 

@BCP @Renato88 @Sérgio Lembo @Ricardo S Ferreira poderiam ajudar nosso colega?

 

  • Obrigado 1
  • Amei 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o difícil é que cada circuito é uma adaptaçao específica...remove um transistor de chaveamento, coloca voltavem em tal pino do ci, tira tensão de outro pino...estou me aprofundando em areas específicas de eletrônoca embora sem um curso você leva uma década para aprender algo que se aprende em meses rsrsrs mas n desisto porque depois de velho descobri q amo eleteônica XD.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na realidade não muda muito de um para outro, você só tem que identificar onde fica a entrada de som, a saída e o "Mute".

No caso desse seu som ai, você vai continuar usando a placa do trafo com as fontes de alimentações...

Na placa de potência (onde esta o amplificador STK442-110) você vai aplicar o som, onde indiquei, e aplicar a tensão que faz o amplificador entrar em operação (Mute On/Off).

Não aplique o som sem um potenciômetro na entrada, pois pode danificar os falantes ou até mesmo o CI.

Abaixo a parte do esquema com as indicações...

STK442.png

A saída de som vai continuar sendo pelas conexões das caixas presa a placa.

  • Amei 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nossa, analisando o circuito agr fiquei me sentindo um ***** fazendo perguntas do tipo "porque o céu é azul?" kkk. está tudo no esquema...eu é q n sei interpretar. vou analisar melhor essas siglas como por ex. AF_left/right antes de perguntar...essa semana fiquei uma tarde analisando a fonte e tentando encontrar algum transistor de stand_by que ativava o relé já que no esquema da fonte dele, tem um "trafo de stand_by" logo após o relé...e n importava qual parte do circuito do amplificador eu "tocasse" n fazia chiado nas caixas...agr sei tb q tem um mute/stand by e é só...sabendo acha-lo você consegue fazer qualquer radio virar um ampli. é muita informaçao mas vou absorve-las com calma. estou sem palavras para descrever minha gratidão por vcs, já que para um leigo toda informaçao é extremamente útil, por menor que seja. forte abraço e fiquem com deus!!! :D

adicionado 16 minutos depois

nolá embaixo na direita o motivo da minha confusão, eu achava q esses radios tinham algum tipo de chaveamento mas ali é o sinal mute/on do diagrama em blocos. valeu.

Screenshot_20190607-092944.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses pulsos para acionar o relé que ativa o trafo grande, e também o Mute, são feitor pelo processador do som, como você esta eliminando tudo e aproveitando só o amplificador e a fonte, o relé e o Mute tem que ser acionado manualmente, fazendo um "Jump" (curto, ligação direta), ou aplicando uma tensão....

Na parte do esquema abaixo, (Fonte), eu indico como fazer...

Fonte.png

O trafo pequeno pode ser removido ou simplesmente desligado, onde esta marcado "Rele", indiquei em verde onde colocar o Jump (Curto), ou você pode também, colocar uma chave liga/desliga no lugar desse Jump, para ligar ou desligar o amplificador...

 

Lá do lado direito, eu desenhei um resistor de 22K Ohms, naquele ponto deve ter algo em torno de 12V, o resistor é para oferecer uma queda de tensão para você ligar lá na placa do amplificador, no ponto onde indiquei "Aplicar 5V".

 

PS: As descrição (AF_left/right) que você esta em dúvida são abreviações de "Áudio Frequência direito e esquerdo...

Qualquer outra dúvida, estamos por aqui....

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!