Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

memória ddr 4 - 3000 mhz fica em 2933 mhz


Ir à solução Resolvido por sdriver,

Posts recomendados

Recentemente comprei quatro pentes de memória Ram Risediamon DDR4 4x4GB 3000MHZ Diamond.

Ocorre que, ao ligar o PC ela reconhece 2933 MHZ, mesmo com o XMP ativo, não sobe mais que isso. 

Gostaria de saber se é uma limitação da placa-mãe, ou do processador?

Pode ser tensão? Não mexo muito na placa-mãe, e não entendo nada e overclok em memórias.

 

Desde já, agradeço.

 

Processador: Ryzen R7 1800X 
placa-mãe: ASRock Taichi X370 wifi
Placa de Vídeo: AMD POWER Color RX 470 4GB Red Dragon 
Memória:  RiseMode DDR4 4x4GB 3000MHZ Diamond
Placa de Captura: Avermedia - Live Gamer HD Lite
Fonte: Sharkoon Silient 650W
SSD: Kingston 240 GB
HD: Wester Digital 1 Tera
HD2: Siegate 2 Tera
Watercooler: Cooler Master Saidon 240P
Gabinete: Sharkoon M-25
Monitor: LED 25" UltraWide 21:9 Full HD IPS 25UM58 LG

P_20190605_190804_vHDR_Auto.jpg

P_20190605_191046_vHDR_Auto.jpg

P_20190605_184530_vHDR_Auto.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu testei essas memórias no meu pc. O D.O.C.P reconheceu como 3000 mhz. Contudo minha mobo é uma ASUS e como o perfil XMP é proprietário da Intel, cada marca de placa-mãe pode ter variação ao se auto configurar.

No caso dos Ryzen de segunda geração, 2933 é o padrão nativo do controlador de memorias. Então, o seu Ryzen que é da primeira geração ate está ja dando um pequeno OC nas memorias. O padrão de memorias do Ryzen de primeira geração é 2666mhz.

  Para colocar as memórias para operar a 3000 mhz, voce vai ter de ajustar manualmente na BIOS.

Inclusive, tem muita gente que conseguiu colocar elas para operar a 3200 mhz trocando somente os clocks.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sdriver

 

Eu testei essas memórias no meu pc. O D.O.C.P reconheceu como 3000 mhz. Contudo minha mobo é uma ASUS e como o perfil XMP é proprietário da Intel, cada marca de placa-mãe pode ter variação ao se auto configurar.

No caso dos Ryzen de segunda geração, 2933 é o padrão nativo do controlador de memorias.  Para colocar as memorias para operar a 3000 mhz, voce vai ter de ajustar manualmente na BIOS.

Inclusive, tem muita gente que conseguiu colocar elas para operar a 3200 mhz trocando somente os clocks.

 

Entendi, o meu Ryzen é de 1º geração 1.800X ,o problema é que não manjo fazer isso, e não encontro nem um tutorial para a minha placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Anderson.Lima

Vendo as especificações da AsRock:

"- AMD Ryzen series CPUs (Summit Ridge) support DDR4 3200+(OC)/2933(OC)/2667/2400/2133"

 

@sdriver

Parece que depende do chipset da placa-mãe. As serie 300 suportam 2933MHz, enquanto as serie 400 mostram 3000MHz.

 
 

@sdriver

Entendi, o problema é que não manjo fazer isso, e não encontro nem um tutorial para a minha placa-mãe.

DOCP fica no mesmo lugar do XMP e tem a mesma função. Acredito que não existam as duas opções na mesma placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
 

@Math.Pi Hum...então bati no teto, eu fui lá conferir isso antes de comprar as memórias, mas por ver os gringos passando desse limite, eu pensei, em OC, vai subir de boa ativando o XMP.

 

Você pode passar disso se sua memória suportar. Aí eu não manjo nada. Tem que mexer em vCore e etc. Se for o que você está querendo, sugiro criar um tópico na área de overclock.

adicionado 3 minutos depois
 

@Math.Pi Hum...então bati no teto, eu fui lá conferir isso antes de comprar as memórias, mas por ver os gringos passando desse limite, eu pensei, em OC, vai subir de boa ativando o XMP.

O máximo padrão da memória é 3000MHz, como o padrão da placa-mãe é 2933MHz ou 3200MHz, a freqûencia vai ficar no limite menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
 

 

 

@sdriver

Parece que depende do chipset da placa-mãe. As serie 300 suportam 2933MHz, enquanto as serie 400 mostram 3000MHz.

 

DOCP fica no mesmo lugar do XMP e tem a mesma função. Acredito que não existam as duas opções na mesma placa.

Sim, o DOCP "traduz" o XMP. Eu citei isso justamente porque a Asus usa essa função para reconhecer a velocidade certa da memória e cada marca tem sua solução pra isso.

Agora, pode ser que seja uma limitação do chipset como voce mesmo levantou, ou pode ser que a solução da Asrock simplesmente pulou os 3000 mhz já que a diferença de 2933 para 3000 é mínima.

De toda forma, a dica pro nosso amigo é tentar elevar a 3200mhz as memórias ou manter nos 2933mhz. Subir para 3000 não vai dar ganho algum no uso diário.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

É por causa da forma que o multiplicador do clock da memória funciona, ele não é capaz de rodar a 3000mhz cravado. Está correto ao rodar a 2933mhz, você pode subir para 3200mhz que deve ser capaz de rodar sem problemas.

Entendi, eu tentei colocar os 3200 Mhz, mas a placa-mãe desliga, quando volta ela volta para 2400mhz. Pensei se pode ser a tensão. Está a 1.350V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Anderson.Lima Existem inúmeros parâmetros de tensão que você deve se ater ao fazer um overclock na memória, não sei te dizer todos de cabeça mas não é apenas a tensão da memória. Além deles tem também os parâmetros de latência.

Como você já está rodando a 2933mhz, a diferença de desempenho ao rodar 3200mhz seria mínima e não vale a dor de cabeça que é fazer um overclock bem feito. Se mesmo assim desejar rodar a 3200mhz minha sugestão seria procurar vídeos no youtube de alguém com exatamente a mesma placa-mãe e memória ensinando a fazer o OC.

 

Lembrando que memórias de mesmo modelo podem ter chips de marcas diferentes e os processadores Ryzen possuem afinidade com determinados fabricantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

infelizmente não tem pdf com dados técnicos desta memória na internet, então abra elas no cpu-z e olha os times de CAS dela e as especificações jedec e xmp e tenta reproduzir no setup.

se não conseguir aumenta a frequência, talvez seja mais interessante diminuir a latência dos CAS dela.

https://en.wikipedia.org/wiki/CAS_latency

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Gostaria de saber se é possível passar disso e como?

É normal, em certos casos que, ao instalar 4 pentes de memória, eles operem numa frequência menor.. É uma limitação que há entre controlador de memória e placa-mãe..

 

Você pode testar isso, usando apenas dois módulos de memória...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Anderson.Lima Existem inúmeros parâmetros de tensão que você deve se ater ao fazer um overclock na memória, não sei te dizer todos de cabeça mas não é apenas a tensão da memória. Além deles tem também os parâmetros de latência.

Como você já está rodando a 2933mhz, a diferença de desempenho ao rodar 3200mhz seria mínima e não vale a dor de cabeça que é fazer um overclock bem feito. Se mesmo assim desejar rodar a 3200mhz minha sugestão seria procurar vídeos no youtube de alguém com exatamente a mesma placa-mãe e memória ensinando a fazer o OC.

 

Lembrando que memórias de mesmo modelo podem ter chips de marcas diferentes e os processadores Ryzen possuem afinidade com determinados fabricantes.

Obrigado, vou procurar

adicionado 0 minutos depois
 

É normal, em certos casos que, ao instalar 4 pentes de memória, eles operem numa frequência menor.. É uma limitação que há entre controlador de memória e placa-mãe..

 

Você pode testar isso, usando apenas dois módulos de memória...

Vou tentar usar dois pentes então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Fiz questão de vir agradecer ao Clube do Hardware. Esta discussão como muitas outras sempre me ajudaram muito. O CH é uma referência para novatos (meu caso) como para usuários avançados. No meu caso, acabei de comprar um Ryzen 5 3400G com vídeo integrado, que funciona a 2933 mhz, minha dúvida era apenas se haveria incompatibilidade com memórias que funcionam a 3000 mhz (meu caso foi Adata XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 - AX4U300038G16-SB41). Verifiquei que o único efeito será um downclock pequeno nas memórias, o que praticamente não vai prejudicar o desemprenho. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Parisi Pazeto  É o que compraria se fosse comprar agora. Parabéns ótima compra. Com um pouco de calma e tranquilidade da para colocar até a 3200mhz essas memórias, depois cria um posti na parte overclock aqui do fórum e ver como fazer certinho, mas já mando um resumo...

 

Entra na Bios seta tensão da memória a 1,4V (no máximo) coloca a 3200mhz, tem de ativar perfil XMP na Bios, e setar manualmente o CAS latency para ter certeza de estar funcionando tudo bem. Assim para começar depois faz o ajuste fino reduzindo a tensão e aumentando a latência CAS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...