Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de compra de monitor 144Hz e Full HD


Ir à solução Resolvido por Lost Byte,

Posts recomendados

Olá pessoal! Atualmente tenho um monitor LG 23mb35vq, FullHD e 60Hz. Planejo comprar um novo no final do ano, sendo que ele seja no mínimo 144Hz FullHD, mesmo que em alguns casos eu foque em 60 FPS.

Se eu fosse comprar agora, tentaria pegar um AOC G2460PF devido a ter todas as especificações que me interesso. Contudo, não entendo muito de monitores na prática, digo, não vejo muitos modelos diferentes ao vivo, nem conheço outros modelos legais como referência.

Uma dúvida que tive foi se vale a pena investir em um monitor de proporção Ultra Widescreen 21:9 ( 29 polegadas) devido a um aumento no campo de visão como também poder trabalhar melhor com 2 ou mais programas ao mesmo tempo, porém muitos jogos online não permitem esta proporção nativamente e o valor que tenho visto sai muito do orçamento (em média uns R$2500 se 144Hz)

O valor que pretendo investir é em torno de R$1500. Gostaria de debater alternativas de modelos 144Hz com bom tempo de resposta e com qualidade de imagem.

 

PC que vai ser usado:

CPU Core i7-4790

GPU GTX 1070

RAM 16GB DDR3

Estou ciente da limitação se for tentar 144FPS, mas a intuição é se aproveitar dos Hz a mais quando possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisando um pouco, achei um modelo um tanto diferente, o AOC Agon AG322FCX, que o que me chamou muita atenção foi o tamanho da tela, 31.5 polegadas, fora é claro, ser 144Hz e FullHD. Muito interessante já que sempre quis uma tela grande, tanto para jogar alguns títulos que se aproveita muito o ambiente como assistir vídeos de longe.

Entretanto, pode impactar muito em jogos com movimentação frenética, pois olhar de perto o monitor pode fazer perder informações importantes devido justamente ao tamanho muito grande da tela. Aí fica uma dúvida.

Custa na faixa de uns R$1600~1700 em alguns lugares. Alguém já viu ou tem um deles ou similar para dizer se vale a pena ou não?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Achei um outro modelo que me chamou a atenção: Bluecase BM272GW de 27'. Nem sabia que esta marca tinha monitores, sendo que só tenho referência na questão de gabinetes.

Até agora estou nestas opções:

AOC G2460PF  24'

AOC Agon AG322FCX  32'

Bluecase BM272GW  27'

 

Ultimamente tenho me agradado da ideia de ter um monitor grande, acima de 24', porém ainda tenho receio de como é a qualidade de imagem (cores, contraste, brilho...) nestes modelos.

Procurei vários reviews, mas assistir vídeos e ver ao vivo é bem diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, eu iria de AOC G2460PF. É um ótimo custo benefício, e com o restante do orçamento pode comprar um SSD (de preferência NVMe).

 

Acesse esses links e tire suas conclusões sobre preços e quais vão valer mais a pena pra você, eles tem todas as especificações, até mesmo as que os fabricantes não passam.

 

https://www.hdtvtest.co.uk/news/input-lag

https://displaylag.com/gaming-monitor-database/

https://pcmonitors.info/recommendations/

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Olá!

Cara, ando pesquisando sobre monitor também... é vasto o assunto.

Achei esse site aqui que tem me ajudado bastante, espero que ajude você tb.

https://www.displayninja.com/

Dá uma olhada lá e depois nos conte.

Agora sobre o que você perguntou, pelo que tenho visto, se você vai ficar no Full HD o tamanho recomendado é o de 24". Segundos as recomendações, se você usar Full HD no 27" terá um leve estouro de pixel na tela. Então se for pegar de 27" pra cima é interessante rodar em QHD(2,5k ou 1440p). E isso se aplica também ao Ultra Wide, pois com mais campo você terá mais tela pros pixels preencherem.

Forte abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, CrashNeo disse:

Segundos as recomendações, se você usar Full HD no 27" terá um leve estouro de pixel na tela. Então se for pegar de 27" pra cima é interessante rodar em QHD(2,5k ou 1440p)

Realmente monitores não é tão simples assim se basear em apenas nas especificações.

Pelo que li também, esta questão de pixel gigante pode variar de tela para tela. No review do AGON de 32 polegadas os caras falam que os pixels gigantes nem se percebe, ainda mais pelo fato da tela ser curva (talvez apenas chamativo de marketing). No momento não me interesso por algo maior que FullHD devido minha meta satisfatória, mas se eu pegasse um monitor maior, abusaria quando possível das tecnologias de simular maiores resoluções onde nativamente os monitores não suportam (como o DSR da Nvidia).

 

@Jonatas Faura @CrashNeo

Obrigado pelas indicações de sites, pois está sendo muito útil.

 

Alguns dias atrás eu conheci uma empresa brasileira que fabrica os próprios monitores, a Concórdia. Tem um modelo de 24 polegadas FullHD 144Hz e 2ms, que segundo comentários tem um painel aparentemente VA, perdendo pouco para um IPS na prática, e com angulo de visão bem legal. A faixa de preço é em R$1000, um valor bem chamativo pelo que oferece.

O G2460 achei muito bom, mas por ser painel TN fico com o pé atrás por não ser muito bom em cores e angulo de visão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Lost Byte disse:

Alguns dias atrás eu conheci uma empresa brasileira que fabrica os próprios monitores, a Concórdia. Tem um modelo de 24 polegadas FullHD 144Hz e 2ms, que segundo comentários tem um painel aparentemente VA, perdendo pouco para um IPS na prática, e com angulo de visão bem legal. A faixa de preço é em R$1000, um valor bem chamativo pelo que oferece.

O G2460 achei muito bom, mas por ser painel TN fico com o pé atrás por não ser muito bom em cores e angulo de visão.

Eu também estou em dúvida sobre esse monitores da Concórdia, não achei muita coisa sobre eles. Mas o preço é realmente bem atrativo.

 

Estou de olho também no mercado de usados, pois monitores geralmente ficam parados e não dão muito problema. A ideia primária seria ficar de olho nos preços e escolher o melhor na Black Friday, mas a ansiedade já está batendo e se achar algo interessante antes, vou comprar.

 

Outra coisa é em relação aos painéis, sem uma comparação real, ou seja, "ver na sua frente", não tem como você mensurar o ganho ou perda da qualidade das cores do painel VA/TN. Então eu não estou me atendo muito a isso, pois agr estou jogando numa TV FHD 60Hz, então qualquer um dos dois irá me dar um salto de desempenho ótimo, o que irá decidir será o preço e o custo-benefício.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonatas Faura @Lost Byte Olá!

Pelo que tenho estudado sobre monitores, podemos dizer de forma resumida acerca dos tipo de painéis que:

 

* TN ==>> se você tá com a grana muito curta ou se você é um player hardcore onde a velocidade de resposta é imprescindível.

 

* VA==>> seria o meio termo da coisa. No Brasil só achei em monitores curvos.

 

* IPS==> seria a melhor escolha. Lógico, se você não precisa dos 1ms e tem um budget mais confortável.

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/08/2019 às 13:27, CrashNeo disse:

* TN ==>> se você tá com a grana muito curta ou se você é um player hardcore onde a velocidade de resposta é imprescindível.

 

* VA==>> seria o meio termo da coisa. No Brasil só achei em monitores curvos.

 

* IPS==> seria a melhor escolha. Lógico, se você não precisa dos 1ms e tem um budget mais confortável.

Sou daqueles que preferem o melhor dos dois mundos, logo o VA parece ser o mais indicado para mim. Atualmente tenho um monitor IPS e tenho pena de largar a qualidade da imagem, apesar que este atual vou usar em um PC de segundo plano.

Hoje fiz o boleto para o monitor da Concórdia de 144Hz e talvez eu pague logo.

 

 

Em 23/08/2019 às 10:02, Jonatas Faura disse:

A ideia primária seria ficar de olho nos preços e escolher o melhor na Black Friday, mas a ansiedade já está batendo e se achar algo interessante antes, vou comprar.

Estou no mesmo barco. De domingo para cá não sei quantas vezes alternei entre comprar ou não um monitor novo. 🤣

Minha decisão é mais se compro agora ou no final do ano. O que me deixa mais ansioso é na questão que se mesmo que o monitor seja bom, será que irá durar por vários anos sem apresentar problemas?

adicionado 2 minutos depois
Em 23/08/2019 às 10:02, Jonatas Faura disse:

esse monitores da Concórdia, não achei muita coisa sobre eles

O próprio site é fraco quanto a explicar as especificações (talvez para não se complicar se afirmar algo duvidoso), mas este vídeo abaixo, por exemplo, me ajudou muito:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Para o desfecho do caso, acabei comprando o monitor da Concórdia 23´ 144Hz, que por sinal chegou ontem.

Minhas primeiras impressões quanto a imagem foi como já havia desconfiado, não é tão fiel quanto a um painel IPS, mas chega perto. Configurou em 144Hz sem problemas e não apresenta nenhum defeito. Basicamente, é como os reviews de terceiros falaram sobre o monitor.

Minha nossa, é realmente muito apaixonante experimentar 144Hz, pois fez muita diferença nos jogos FPS que testei (Titanfall 2 e BF4).

 

Pontos positivos:

> Tela fina e bem leve

> Ângulo de visão muito bom, não gera reflexo nem vazamento de luz

> 144Hz e baixo nível de ghosting; 60Hz apresenta um leve ghosting, mas é bem aceitável

 

Pontos negativos:

> Manual muito ruim. Sério, nunca vi um papel tão inútil referente a montagem do produto, deixando você montar ele como se fosse um quebra cabeça (não que seja complicado).

> O menu, apesar de simples, alguns detalhes, principalmente quanto a navegação, também não aparecem no manual

> Suporte é feito de material resistente, porém o encaixe no monitor é bem precário, tendo que parafusar (até sobrou parafusos, o que achei muito estranho, a não ser que sejam extras)

> Não é possível inclinar a tela devido ao suporte a deixar fixa

 

O produto em si foi exatamente o que imaginei, sendo ao menos para mim, um ótimo custo/benefício.

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom @Lost Byte atualmente eu tenho a mesma duvida que você em julho.
Estava preste a comprar o AOC Hero 144hz 1ms porém descobri pesquisando em muitos lugares que mesmo sendo um dos mais populares ele é um dos piores monitores 1ms, com mais Ghosting perdendo apenas para os Hd.
E então fiquei entre esses dois (Concordia Gamer 144hz 2ms painel VA | Acer KG241Q 144Hz 1ms painel TN)

Poderia Avaliar esse Concordia apos esses 2 meses de uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIKS

Depois destes meses de uso, o monitor continuou a funcionar sem problemas e não apresentou nenhum defeito. Consegui ativar o Freesync com uma placa Nvidia, gerando um bom controle de tearing.

Comparado a meu antigo monitor de painel IPS da LG em questão de brilho, contraste e cores, senti muita pouca diferença.

Em relação a outros modelos de 144Hz não tenho o que dizer por não ter experiência, mas ao menos na questão de fluidez e movimentação, fez uma enorme diferença se comparado a um modelo de 60Hz.

Ghosting se percebe um pouco, mas com o tempo você esquece que existe. No geral ainda acho que valeu a compra e o preço pago na época (saiu por R$950 + frete).

Ainda estou surpreendido com a qualidade do produto, ainda mais por ser de uma indústria brasileira.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Lost Byte , Como ta o monitor? 

Poderia me informar melhor sobre como fez para ativar o freesync com ele utilizando placa da nvidia? 

O cabo DP que vem com ele, veio ok? tá utilizando ele? vi algumas pessoas reclamando do cabo ja chegar sem funcionar. Os 144hz funcionaram tanto por hdmi quanto por dp?

O range do freesync você conseguiu descobrir qual é?

Acabo de adquirir uma 2060 super e to pensando em pegar um monitor desses para usar com ela, as informações seriam bem uteis. obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, IagoD disse:

Como ta o monitor? 

Continua a mesma coisa, sem nenhum defeito, igual ao que relatei nas postagens anteriores.

 

4 horas atrás, IagoD disse:

Poderia me informar melhor sobre como fez para ativar o freesync com ele utilizando placa da nvidia? 

Primeiro habilitei o freesync no monitor e então dentro do painel da Nvidia liberou uma opção "Configurar G-sync", e ali é muito simples de resolver.

 

4 horas atrás, IagoD disse:

O cabo DP que vem com ele, veio ok? tá utilizando ele? vi algumas pessoas reclamando do cabo ja chegar sem funcionar. Os 144hz funcionaram tanto por hdmi quanto por dp?

Eu comprei o cabo DP separado da mesma loja pois somente vinha com HDMI. Quanto ao DP, nada a reclamar.

HDMI não sei se pega os 144Hz, mas há relatos por ai que o cabo HDMI que enviam vai até 120Hz e tiveram que comprei um outro cabo versão 1.4 para pegar.

 

4 horas atrás, IagoD disse:

O range do freesync você conseguiu descobrir qual é?

Nunca fiz o teste. Pelo menos nem noto mais os tearings nos jogos, cujos quais rodam na média de 100 a 144FPS (com limitação via Nvidia Inspector)

Alguns caso onde vai abaixo de 90FPS nem cheguei a reparar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, obrigado pela resposta.

 

Sobre o cabo DP, exite algum tipo especifico que seja necessario ? 

Esse seria suficiente ?

https://www.pichau.com.br/cabo-displayport-pcyes-2mts-8k-ultra-hd-audio-7-1-pdpm-2?gclid=Cj0KCQiAz53vBRCpARIsAPPsz8XNC-cbVrgHiswEqEyvhfstF5hcJam2LWMYq4fOz_DnK0P3moPEUX8aAoGLEALw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...