Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
KairanD

NOVO! Dual channel aumenta desempenho em jogos?

Posts recomendados

Olá, pessoal,

 

este tópico procura esclarecer dúvidas frequentes sobre o impacto do dual channel em jogos. Serão tratadas duas situações diferentes: uso de vídeo integrado e uso de placa de vídeo dedicada. 

 

1) Uso de vídeo integrado:

 

Em casos onde há uso de vídeo integrado para aplicações que exigem maior desempenho, como jogos, a diferença provocada ao utilizar as memórias em dois canais é absurda, chegando perto de dobrar. Portanto, é altamente recomendado comprar dois pentes de memória para ativar o recurso. Apresenta-se, abaixo, teste em Battlefield I com a Vega 11, vídeo integrado do Ryzen 5 2400G, para ilustrar a diferença:

 

 

2) Uso de placa de vídeo dedicada:

 

Para os casos em que o vídeo integrado não será utilizado, mas sim uma placa de vídeo dedicada, o impacto provocado pelo dual channel é variável. Em jogos antigos, o recurso tende a fazer pouca ou nenhuma diferença, conforme apresentado no teste abaixo (atenção para a data de sua realização):

 

 

Contudo, para jogos mais recentes, a diferença pode variar entre pouco significativa a gritante. Os dois vídeos abaixo apresentam cenários de efeito considerável:

 

 

 

O que pode ser concluído com isso? Bem, o ganho está sendo sim bem perceptível em diversos jogos modernos. Essa diferença de desempenho provocada pelo uso de memórias em dual channel também é acentuada em situações onde o gargalo é mais pronunciado. Os jogos nunca exigiram tanto do processador e das memórias quanto os títulos mais atuais: o próprio aumento absurdo do tamanho de arquivos de textura sendo movimentados poderia representar, em tese, boa parte dessa contribuição. A diferença também tem sido claramente maior em plataformas mais modernas, como Ryzen e 8ª Geração da Intel. Creio que, como a velocidade das memórias é maior, a diferença tende a aparecer mais. 

 

Contudo, cabe ressaltar que, para placas de vídeo e processadores medianos, faixa em que o usuário tende a pegar apenas 8GB de memória e placa-mãe simples com dois slots, a relevância tende a ser menor. Nessas situações, optar por apenas um pente de memória pode ser viável, especialmente quando há limitação do orçamento. Quando o usuário tem orçamento suficiente para apenas 8GB e a placa-mãe tem somente dois slots, é interessante deixar um slot livre para upgrades futuros, considerando que ter 16GB é cada vez mais importante (o uso de dois pentes de 4GB obrigaria a realização de troca para o upgrade, pois ambos os slots estariam ocupados). O teste abaixo apresenta a diferença utilizando componentes intermediários, trazendo também a possibilidade do Flex Channel:

 

  • Curtir 8
  • Amei 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@KairanD Último paragrafo é de suma importância.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Openkore Certamente. No cenário atual, é bem interessante ter as memórias em dois canais, mas não é viável recomendar a compra de dois pentes quando a placa-mãe tem apenas dois slots disponíveis e o usuário só tem orçamento para adquirir 8GB. Assim como 4GB já foram suficientes e hoje são inviáveis, a tendência é que ter 16GB se torne cada vez mais importante para jogar com tranquilidade, principalmente ao manter mais coisas abertas em segundo plano. Nesse contexto, ter o segundo slot livre e pronto para receber outro pente é fundamental.

  • Curtir 1
  • Amei 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!