Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Virus TrojanDownloader:VBS/Bancos. Alguém sabe?


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Olá, Então.. Eu recentemente formatei meu computador (2 dias atrás) e do nada quando estou assistindo a um vídeo no Youtube pelo Edge me deparo com esse vírus! 

O que não faz sentido, pois eu não estava mexendo em nenhum site estranho e coisa do tipo, até porque eu sempre cuido muito nos sites onde eu entro. 

Estou muito frustrado, pois como pode eu formatar o pc e pegar um vírus do nada assistindo a um vídeo no youtube? 
Tenho outro HD onde deixei alguns arquivos para salvar após a formatação, Fiz uma varredura nele com o Windows defender e ele não achou nada.

Alguém sabe o que pode ser e como peguei esse vírus ?

Estarei deixando print das abas que estavam abertas no meu navegador e também o diagnóstico do Windows Defender.

Movi o arquivo pra quarentena e logo após removi, estou com medo que isso afete o desempenho do pc.

 

unknown.png

wae.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Bruno Dorneles

 

Explicação sobre o impasse:

Esse é um trojan bancário, "lançado" especificamente visando usuários no Brasil, e não é apenas no navegador Microsoft Edge assistindo a um vídeo no YouTube que o usuário infectado irá se deparar com ele, mas sim em todo navegador que for aberto e em qualquer ação que seja executada no mesmo, por ser um malware bancário, ele "espera" até que seja aberto um site obviamente relacionado ao seu propósito para tentar fazer a captura de alguns dados e direcionar essas informações para a origem do vírus, ou seja, o "invasor".

 

Como um usuário é infectado por esse vírus?

- Anexos de e-mail infectados, anúncios maliciosos ou online, ataques de engenharia social.

 

Consequências?

- Roubo de dados, roubo de privacidade, problemas relacionados com o computador (desempenho).

 

Remoção do vírus e solução:

- A remoção pode ser feita de forma manual, ou seja, pelo próprio usuário, caso o mesmo tenha conhecimento para tal ação. (Método mais trabalhoso)

 

- A remoção automática utiliza-se de antivírus e programas derivados, por exemplo. (Método mais fácil e rápido)

 

Considerações finais:

- Tentei ser o mais breve e direto possível, assuntos relacionados a segurança da informação geralmente podem ser enormes, logo, a resposta pode ser bastante extensa, por isso respondi da forma mais enxuta possível.

 

- Apesar de haver apenas 2 dias segundo você mesmo que seu computador foi formatado, não sei ao todo como foi a utilização completa da máquina nesse período de tempo, portanto, vou considerador que você pode ter sido infectado simplesmente navegando na internet de alguma forma. (Atenção logo acima na parte em que foi explicado como um usuário é infectado por esse vírus)

 

- Você perderia desempenho e seria prejudicado de outras formas por exemplo, até o momento em que o vírus estava em seu computador, a partir do momento que você o removeu (foi informado que o vírus foi removido utilizando o Windows Defender), você não estará sujeito as ameaças do mesmo, contando que ele tenha sido completamente removido.

 

- Se as devidas ações já foram tomadas e caso você tenha se certificado de que a ameaça foi completamente removida, volte a utilizar seu computador normalmente, sem maiores problemas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxbell Muito Obrigado amigo! Sim, já executei uma varredura completa da máquina pelo Windows Defender para ver se ainda existia algum "vestígio" do vírus no pc.

O diagnóstico resultou que não tem nenhuma ameaça.

Bom, fico muito mais aliviado com essas informações! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...