Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento do Quadro Geral


Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Oi! Primeiramente gostaria de dizer que sou bem leigo em eletrotécnica... Fiquei com uma dúvida.

 

Estou querendo aterrar minha casa para que o uso de um filtro de linha faça sentido. A dúvida é. Se eu aterrar o quadro geral diretamente (barra no chão ↔ quadro geral) o aterramento servirá apenas para as tomadas que possuem o fio terra/verde correto? Ou servirá para a casa como um todo? Ou isso é situacional de acordo com os circuitos?

 

Desde já, grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Oi! Primeiramente gostaria de dizer que sou bem leigo em eletrotécnica... Fiquei com uma dúvida.

 

Estou querendo aterrar minha casa para que o uso de um filtro de linha faça sentido. A dúvida é. Se eu aterrar o quadro geral diretamente (barra no chão ↔ quadro geral) o aterramento servirá apenas para as tomadas que possuem o fio terra/verde correto? Ou servirá para a casa como um todo? Ou isso é situacional de acordo com os circuitos?

 

Desde já, grato!

Veja bem,depende muito de como foi feita a instalação da sua casa,no caso o barramento do aterramento,destribuiria para todas as tomadas da casa um fio para cada tomada,ou seja todas as tomadas seriam aterradas,se sua instação é antiga,ou talvez não possui tomada com aterramento,tera que trocar as tomadas..saira um fio terra de cada tomada que sera ligado a um barramento que será ligado na haste,apesar de não ter entendido muito bem sua pergunta,recomendo que chame um ténico,para poder entender como foi feita sua instação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Veja bem,depende muito de como foi feita a instalação da sua casa,no caso o barramento do aterramento,destribuiria para todas as tomadas da casa um fio para cada tomada,ou seja todas as tomadas seriam aterradas,se sua instação é antiga,ou talvez não possui tomada com aterramento,tera que trocar as tomadas..saira um fio terra de cada tomada que sera ligado a um barramento que será ligado na haste,apesar de não ter entendido muito bem sua pergunta,recomendo que chame um ténico,para poder entender como foi feita sua instação.

 

 

Está Barra,Tu fixaras no chão ... levará o cabo das tomadas que quiser aterrar(pino central, e ligará nesta haste(barra).

 

Valeu ambos! Amigo, pois então tu sabe me confirmar se a tomada a seguir de fato não possui o fio de aterramento? É antiga a instalação. Outra coisa, ouvi dizer que o iCampler 5 por possuir certa tecnologia não necessita de um aterramento, é verdade?

 

imagem da tomada (bem suja por sinal) (na mesma só consigo identificar um neutro e um fase):

image.thumb.png.a625c43ec667dc8bb41e087779c03645.png&key=932d69d8514fc575&key=932d69d8514fc575

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Valeu ambos! Amigo, pois então tu sabe me confirmar se a tomada a seguir de fato não possui o fio de aterramento? É antiga a instalação. Outra coisa, ouvi dizer que o iCampler 5 por possuir certa tecnologia não necessita de um aterramento, é verdade?

 

imagem da tomada (bem suja por sinal):

image.thumb.png.a625c43ec667dc8bb41e087779c03645.png&key=932d69d8514fc575&key=932d69d8514fc575

 

Pelo que parece,sua tomada não possui pino de aterramento certo ? ai precisaria trocar,mas se quer aterramento apenas na tomada que vai ligar o Filtro de linha,pode puxar um cabo só dela,sem precisar puxar diretamente do circuito,e ligar na haste,e quanto a questão do filtro não precisar de aterramento,recomendo que use sim,além de proteger,ele vai impedir que o seu filtro seja ligado invertido na tomada..algumas pessoas já relataram ''defeito'' nos filtros da Iclamper,sendo que não é defeito,simplesmente por que estava invertida a ligação na tomada,ou seja,recomendo colocar aterramento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ruandiablo

 

Pela norma, o aterramento vem do padrão de entrada de energia da casa.. Toda instalação elétrica é aterrada na entrada, ou pelo menos, deveria ser..

 

A concessionária faz a instalação até o medidor (fases) e realiza o aterramento do neutro que vem da rua, na entrada da sua casa.. Desse aterramento, vem os fios neutro e terra, pro quadro geral da instalação..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Pelo que parece,sua tomada não possui pino de aterramento certo ? ai precisaria trocar,mas se quer aterramento apenas na tomada que vai ligar o Filtro de linha,pode puxar um cabo só dela,sem precisar puxar diretamente do circuito,e ligar na haste,e quanto a questão do filtro não precisar de aterramento,recomendo que use sim,além de proteger,ele vai impedir que o seu filtro seja ligado invertido na tomada..algumas pessoas já relataram ''defeito'' nos filtros da Iclamper,sendo que não é defeito,simplesmente por que estava invertida a ligação na tomada,ou seja,recomendo colocar aterramento.

 

Uma haste no próprio quadro por exemplo correto? Por exemplo, tenho a fonte, a qual ligo no filtro de linho, o qual ligo na extensão do meu quarto, o qual vai para minha tomada e para o quadro. Certo?

 

Daí eu poderia colocar uma haste de aterramento no meu quarto mesmo, enfiada em um balde de terra por exemplo e obviamente envolvida num cano pro fatores de proteção, e na tomada a qual eu ligo a extensão eu puxo um terra e conecto o mesmo até a haste?

 

Posso fazer isso?

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Uma haste no próprio quadro por exemplo correto? Por exemplo, tenho a fonte, a qual ligo no filtro de linho, o qual ligo na extensão do meu quarto, o qual vai para minha tomada e para o quadro. Certo?

 

Daí eu poderia colocar uma haste de aterramento no meu quarto mesmo, enfiada em um balde de terra por exemplo e obviamente envolvida num cano pro fatores de proteção, e na tomada a qual eu ligo a extensão eu puxo um terra e conecto o mesmo até a haste?

 

Posso fazer isso?

 

Grato

Não. Esqueça balde de terra, o fato de se aterrar a Haste de Terra (como o próprio nome já diz) é para que a corrente seja dissipada pra terra no momento de uma sobrecarga por exemplo. (porque a corrente elétrica sempre vai tender a passar pelo caminho mais fácil "sem resistência" e voltar pra terra, por isso deve smp utilizar circuitos aterrados) 

O ideal é que seu circuito de principal (Linha!) já esteja aterrado lá desde a entrada no meu medidor de energia. E os demais circuitos da casa aterrados também. Agora pra isso você precisa identificar como está distribuída a instalação elétrica de sua casa, se está tudo ligado num único circuito, ou por circuitos independentes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ruandiablo O ideal é colocar o Fio Terra em todas as tomadas, todos os equipamentos que possuir 3 pinos estará protegido contra surtos de tensão.

 

O fio Terra pode ir passando pelas paredes até chegar o quadro de distribuição e de lá seguir para fora para que seja Aterrado devidamente.

 

 

Daí eu poderia colocar uma haste de aterramento no meu quarto mesmo, enfiada em um balde de terra por exemplo

Ainda bem que isso é só um exemplo, mas que fique apenas no exemplo mesmo.

 

O correto é Aterrar mesmo, fazer um buraco no chão e enfiar a barra de cobre para baixo nesse mesmo furo.

 

Esse é um aterramento eficaz: 20151118-20140519-esquema-para-aterramen

 

Esse é um aterramento inútil: Fio-terra.jpg?ssl=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 


por favor me diz que isso é piada 😂

 

não pode? 

 

 

@ruandiablo O ideal é colocar o Fio Terra em todas as tomadas, todos os equipamentos que possuir 3 pinos estará protegido contra surtos de tensão.

 

O fio Terra pode ir passando pelas paredes até chegar o quadro de distribuição e de lá seguir para fora para que seja Aterrado devidamente.

 

Ainda bem que isso é só um exemplo, mas que fique apenas no exemplo mesmo.

 

O correto é Aterrar mesmo, fazer um buraco no chão e enfiar a barra de cobre para baixo nesse mesmo furo.

 

Esse é um aterramento eficaz: 20151118-20140519-esquema-para-aterramen

 

Esse é um aterramento inútil: Fio-terra.jpg?ssl=1

Saquei, acho que vou precisar ler bem mais antes de fazer isso

 

@Elder Nauvirth Elder, tinha dito isto por que tinha visto este vídeo aqui (onde o cara faz um aterramento para uma única tomada, enfiando uma haste no próprio chão (no chão mesmo, cavando e enviando a haste) do quarto e não próximo ao quadro geral para que fique próximo da estrela de fases)

 

 

Daí queria saber se isso tem lógica. Aterrar só uma tomada, sem ter sequer um aterramento no quadro geral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

eu tava falando sério kkkkkkkkkkkkk

não pode? doaisuhdaiudgahiudagda 


Cara, qual a lógica do aterramento? Você quer uma saída para que surtos de tensão e cargas residuais possam escoar, certo? Num balde de terra, te parece que tem pra onde escoar? Um pequeno volume de terra, cercado de ar, que é isolante, parece ser adequado pra dissipar essas cargas? Não, né? O nome não é aterramento por ficar enfiado na terra, mas por ter contato com o solo, esse sim repositório e absorvedor 'infinito' de elétrons.

Sobre aterrar só uma tomada, é perfeitamente possível. Não fure o chão do próprio quarto, use o pátio da área externa da residência. Tem algumas normas de como fazer, tipo tamanho da haste, profundidade, etc. Se você não manja pode estudar algumas horas (de preferência com material técnico tipos as NBRs sobre a questão, evite vídeos no youtube) ou, de preferência, chamar uma eletricista qualificado pra fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
 

@Shaman93  A questão do balde foi só modo de falar, pra não falar que ia furar o chão do quarto.

 

Enfim, então posso simplesmente colocar uma haste no quintal, aterrar uma única tomada levando um fio terra até a haste então? 🤔

Perfeitamente, mas novamente insisto que não deixe de observar a norma (NBR 5410) e faça corretamente. Evite vídeos do youtube e, se estiver inseguro, chame um eletricista. Não costuma ser caro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ruandiablo Furar o chão do cômodo onde irá aterrar a tomada é válido.

 

Já vi vídeo mostrando fazendo esse aterramento direto no cômodo onde se encontrava o Pc.

 

Além disso, pode levar esse mesmo fio de uma só tomada para fora, assim não faz furo no cômodo onde tem o Pc.

 

Porém mais uma vez, vamos deixas essa questão do balde de lado, afinal, não funciona.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@ruandiablo Furar o chão do cômodo onde irá aterrar a tomada é válido.

 

Já vi vídeo mostrando fazendo esse aterramento direto no cômodo onde se encontrava o Pc.

 

Além disso, pode levar esse mesmo fio de uma só tomada para fora, assim não faz furo no cômodo onde tem o Pc.

 

Porém mais uma vez, vamos deixas essa questão do balde de lado, afinal, não funciona.

 

 

Perfeitamente, mas novamente insisto que não deixe de observar a norma (NBR 5410) e faça corretamente. Evite vídeos do youtube e, se estiver inseguro, chame um eletricista. Não costuma ser caro.

 

Obrigado, foram de grande ajuda.

Uma última pergunta. Caso eu deseje aterrar mais tomadas. posso levar vários fios para o haste aterrado no quintal sem problema algum correto?

 

E como eu poderia "proteger" o haste+afiação de chuvas/cachorros?

Posso passar uma camada de cimento por cima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Obrigado, foram de grande ajuda.

Uma última pergunta. Caso eu deseje aterrar mais tomadas. posso levar vários fios para o haste aterrado no quintal sem problema algum correto?

 

E como eu poderia "proteger" o haste+afiação de chuvas/cachorros?

Posso passar uma camada de cimento por cima?


Pode levar todas as tomadas pra mesma haste. Não tem necessidade de proteger contra a chuva, a haste é de cobre, que não reage com água. Acho que a forma mais simples de proteger contra os cachorros é enterrar a haste a uma boa profundidade, onde eles não consigam alcançar cavando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...