Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Boa tarde,

Passei em duas universidades ambas no curso de Ciências da computação, porém não sei qual melhor caminho. Levantei alguns prós e contras da cada uma, poderiam me dar uma luz ?

UFSC

• Curso diurno (sem a possibilidade de trabalhar na área em horário comercial durante todo o curso);
  • Gratuito e reconhecido;
  • Terei que me mudar de cidade e ficar longe da família.

UNIVALI

• Curso noturno (posso trabalhar em horário comercial);
  • R$400/mês, bem reconhecido até (mas não tem o peso de uma Federal rs);
  • Sem a necessidade de mudança.

Obs.: Hoje já trabalho na área de T.I. com uma grande possibilidade de crescimento na empresa.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida federal... Você vai economizar pelo menos uns 20 mil de mensalidade, mais o que vai comer no RU, além de que a Univali fica perto de 100 nos rankings de universidades enquanto a UFSC é sempre perto de top 10. Pode ter certeza que lá também vai encontrar muitas possibilidades de bolsas, estágios e crescimento profissional. Não sei como é a sua relação com a família, mas eu mesmo tendo uma família do bem a melhor coisa que fiz foi largar eles pra morar sozinho.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Moro com minha mãe, e ela é bem radical em relação a isso. Tenho medo de ir pra UFSC e sair formado sem experiencia profissional (que conta bastante numa seleção)

Compartilhar este post

Link para o post

Moro com minha mãe, e ela é bem radical em relação a isso. Tenho medo de ir pra UFSC e sair formado sem experiencia profissional (que conta bastante numa seleção)

Eu não sei exatamente como é na UFSC, mas aqui na UFRGS sobram vagas em bolsas e estágios na área de informática e computação. Parece ser das áreas que mais tem, tanto a nível acadêmico quanto empresas buscando desenvolvedores, colaboradores, etc. Como são cursos difíceis com taxa de evasão alta, se você realmente se esforçar as oportunidades surgem. Minha dica é que já comece a dar uma estudada pelo menos em lógica de programação desde agora, já chegar com algum embasamento facilita muito e é um diferencial gigantesco no início do curso. Atividades que o pessoal sem prática vai levar 2 horas pra fazer você faz em 15 minutos já tendo essa base.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, como falei, atualmente já trabalho na área. Esse é meu medo, sair do serviço e terminar a faculdade desempregado, trabalhando em qualquer coisa pois não tenho experiencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, como falei, atualmente já trabalho na área. Esse é meu medo, sair do serviço e terminar a faculdade desempregado, trabalhando em qualquer coisa pois não tenho experiencia. 

O namorado da minha cunhada nunca nem tentou federal com a justificativa de que também já tinha um estágio bom onde teria ótimas oportunidades de crescimento. No fundo acho que era muito mais medo que qualquer outra coisa, é fato que as federais são bem mais exigentes, difíceis (afinal, se a particular for difícil demais os alunos/clientes simplesmente vão pra outra... Não há uma única particular no Brasil com índice de reprovação semelhante às federais porque isso simplesmente não seria lucrativo). No final das contas terminou o estágio e não foi recontratado, agora está desempregado e devendo o equivalente a 2 carros 0 km em financiamento estudantil. Eu acredito que se você for aplicado no 2o, 3o semestre da faculdade já pode estar empregado de novo. Mas aí só cabe a você botar tudo na balança e decidir.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo, meu caso é medo mesmo haha Pois não tenho conta e não irei gastar com aluguel. Mas o que me assusta é o fato de o curso ser na parte da tarde, me impossibilitando de trabalhar

Compartilhar este post

Link para o post

Passou em uma Universidade Federal e há suporte da família para cursar? Se sim, faça o curso. Simplesmente faça. E parabéns pela sua conquista. 

Terminei meu curso de Engenharia Civil na UFMG, ano passado. Tive notas bem altas e o histórico escolar e o diploma me permitem ser aceito de forma instantânea em quase qualquer curso de especialização, além disso pesar em processos de seleção de emprego. Como mencionado pelo colega @Shaman93, uma Federal vai exigir muito mais de você e as empresas sabem disso. Só o fato de você ter o diploma e boas notas já aponta para maior comprometimento, o que favorece. E as outras pessoas também te respeitam bastante por isso. 

Tive a oportunidade de cursar duas iniciações científicas, sendo uma delas com bolsa (e olha que o momento está ruim) e dois cursos de empreendedorismo que me colocaram em contato com diversos diretores e CEOs de Start-Ups. Recebi, inclusive, proposta para trabalhar, que rejeitei por ter sido aprovado em um mestrado (também na UFMG) e poder continuar a pesquisa que comecei em iniciação científica. A respeito de estágio, que é inclusive muitas vezes obrigatório para formar, eu e meus colegas não tivemos dificuldades para encontrar, e diversas pessoas já terminaram o curso empregadas (continuaram nas empresas após o estágio). Horários são flexíveis e se alteram durante os semestres (ao menos no meu curso foi assim), sendo possível montar horários só de manhã ou só de tarde para trabalhar. É apenas no começo do curso (ciclo básico) em que isso tende a ser mais difícil. 

Você pode encontrar oportunidades muito legais em universidades particulares. Também estou cursando uma especialização na PUC Minas, que é outra excelente universidade, e percebi isso. Contudo, universidades federais são um mundo à parte. Essa é uma oportunidade que você não deveria perder. Diversas pessoas dariam tudo para ter essa chance. Experiência profissional você pode adquirir depois, isso se não conseguir alguma oportunidade legal durante o curso. A chance de fazer o curso você pode não conseguir depois. E o diploma dessa outra universidade que você citou não vai ter o mesmo peso (não adianta tentar se enganar com isso). 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Apoio familiar pela família do meu pai apenas. Minha mãe se duvidar, nem olha mais na minha cara caso eu venha sair de casa :(

Compartilhar este post

Link para o post

Minha mãe se duvidar, nem olha mais na minha cara caso eu venha sair de casa :(

Que horror, mas mais um motivo pra sair...

Mas será que você não está demonizando ela? No final das contas logo que você conseguir uma bolsa soma 400 com os 400 que você economiza da particular e mais o que deixa de gastar por comer no RU, periga dar menos despesa do que morando em casa. Dependendo do seu nível socioeconômico também pode tentar ir atrás de programas de assistência estudantil, auxílio material, casa do estudante, etc. Está cada vez mais difícil e tendo cada vez menos, mas ainda tem.

Concordo com o @KairanD que estudar numa das melhores universidades do páis (e da America Latina) gratuitamente é uma oportunidade que não dá pra deixar passar. Mas se prepare pra estudar feito um cavalo 😅

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Demonizando ela ? Ela não teria despesa nenhuma comigo, como falei, a familia do meu pai apoia. O problema dela é eu sair de casa, já tentei conversar e explicar. Porém ouvi da boca dela que: "Se sair de casa, me esquece"

Compartilhar este post

Link para o post

@Humbert Leonardo Desculpe a sinceridade, mas sua mãe deveria te abraçar e te parabenizar por ter conseguido passar, o que é uma grande conquista. Além disso, deveria valorizar sua visão, sua vontade de querer ir além, de buscar sempre mais. Ela precisa te deixar voar... Qual é sua expectativa de crescimento dentro dessa empresa? O que você planeja alcançar? Prefere ser funcionário ou CEO?

Enfim, estudar na federal vai te abrir um mundo de possibilidades para poder sonhar mais alto. Vão ser alguns anos de muita dedicação e algum - inevitável - sofrimento, mas que vão compensar lá na frente.

Mas se prepare pra estudar feito um cavalo 😅

Estudar engenharias ou cursos de computação na UFMG é "faca na caveira e sangue nos olhos". Principalmente durante o ciclo básico. Imagino que aí seja a mesma coisa. Mas vale a pena, né? 😛

Como você mencionou, boa parte da galera não aguenta. Muita gente assusta com as exatas (como os cálculos e geometria analítica linear), que são pesadas, por não ter boa base. No começo do meu curso (Engenharia Civil), o coordenador falou que, dos 100 alunos que entraram no semestre, a expectativa era conseguir formar 26 dentro dos 5 anos do curso. Os demais ou atrasam consideravelmente ou desistem.

Em cursos como Ciência da Computação, chovem oportunidades lá no DCC da UFMG. A galera que dedica sempre encontra algo. E o nível de respeito é sem igual. O Brasil tem um déficit grande de bons profissionais nessa área, e o potencial de crescimento é exponencial. A Indústria 4.0 está aí batendo na porta.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@KairanD Sim, é o que ela deveria, até porque sempre deixei bem claro que estaria sempre presente, pois são 80km de distancia apenas. Mas não entra na cabeça dela...

Ai fiquei com isso na cabeça. Será que vale a pena ficar desempregado, sair de um emprego estável, enfrentar minha mãe, ficar longe de meus irmãos, pelo fato de ser uma federal ? Ou continuar no mesmo ritmo cursando em uma particular ?

Compartilhar este post

Link para o post

@Humbert Leonardo Ah, 80 km é super tranquilo, cara. Com o tempo ela vai entender... Meus pais também são super protetores, mas já avisei que pretendo estudar fora. Até pode ocorrer algum susto no início, mas não tem como não entenderem após algum tempo. 

Ai fiquei com isso na cabeça. Será que vale a pena ficar desempregado, sair de um emprego estável, enfrentar minha mãe, ficar longe de meus irmãos, pelo fato de ser uma federal ? Ou continuar no mesmo ritmo cursando em uma particular ?

Isso apenas você pode decidir. Mas tenha em mente o que foi dito: a chance de estudar em uma federal vai te abrir portas e caminhos que você nem consegue prever. Você não deve ter medo do desconhecido. E não tente se enganar pensando que o diploma dessa particular vai chegar perto de ter o mesmo peso. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!