Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um botão e dois níveis lógicos sem usar inversor ou MC?


Posts recomendados

Um botão e dois níveis lógicos sem usar inversor ou MC e sem usar relé também?

Estou tentando fazer um circuito (acho que consigo fazer com microcontrolador ou CI inversor)

mas o uso destes inviabilizaria o preço do projeto que deve ser o mais baixo possível.

 

Sou muito fraco em eletrônica analógica mas o que eu queria fazer é o seguinte:

 

Temos um nível de entrada (+5v ou GND) posso escolher qualquer um.

este nível escolhido passa pelo pushbutton e vai para dois CIs hipotéticos.

o primeiro precisa receber um pulso nível logico alto e o segundo deve receber um pulso nível logico baixo.

o de nível baixo deve ter um atraso de meio segundo mais ou menos... o segundo pode ser instantâneo.

precisaria de algum componente para evitar o debouncing nos dois sinais mas não sei exatamente como encaixar aí.

Pensei em colocar um capacitor no caminho para demorar este meio segundo, mas não sei de qual valor colocar.

quanto a necessidade de inverter um dos sinais pensei em colocar algo como um transistor chaveando...

enfim não tenho muita ideia de como fazer isso em eletrônica analógica. quem puder dar uma luz fico agradecido.

segue imagem ilustrando o que pretendo fazer:

 

NIVEIS TROCADOS.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já dizia a Isadora... "1.img > um.txt"

20190607_144513.png.93c6835b3de4d39b41304e6ba6c3d140.png

 

Se não quiser depender da histerese das portas de entrada dos circuitos, pode adicionar um schmitt trigger na saída, o sinal ficará mais "digital". O Conjunto R1 * C1, define o tempo de atraso. Portanto: 10K * 22uF = +-200ms.

20190607_150221.png.c6f4fbb5ddc91730dd7b6bec5d135a02.png

Já tens a base...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...