Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan de 4 pinos em leitor de 3 perde força? Muda algo?


Posts recomendados

Tudo bem pessoal?
Tenho uma SABERTOOTH P67 e  só cabe 4 fan... dois  de quatro pinos e dois menores queria saber se eu comprar um fan de 4 vai funcionar na mesma potência?

Ia usar 1 cpu e 3 fan normal desse 

 

Uzen cupom cooler5 e da desconto na kabum 

 

https://m.kabum.com.br/produto/87396/cooler-fan-deepcool-windblade-120mm-red-dp-fled-wb120-rd?gclid=CjwKEAjwue3nBRCCyrqY0c7bw2wSJACSlmGZiCiGIkoVPOuYhJ7s9YvFmPmWZq-cj_B0qL7yfAdu4hoCPfLw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Melo A diferença do 3 para 4 pinos não lembro direito se você perde o controle de velocidade da ventoinha ou a aferição da rotação que o fan está girando... uma dessas coisas você perde usando um conector de 3 pinos num fan que é 4 pinos. Não recordo mesmo o que fica sem funcionar, pois faz mais de 10 anos que uso os fans do gabinete ligados diretamente à fonte, em 12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fan 4-pin possui PWM que faz o controle da rotação do fan de acordo com a temperatura (caso esteja configurado na BIOS).

Fan 3-pin trabalha sempre em rotação máxima, pois não há o PWM.

Mesmo assim fan 4-pin pode ser instalado em conector 3-pin e vice-versa. Porém, vai perder o controle de rotação do PWM.

large?v=1.0&px=999

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Melo Basicamente FANs de 4 pinos aceitam controle de rotação via PWM e tensão ja FANs de 3 pinos só aceitam controle de rotação variando a tensão, isso se a placa-mãe suportar esse recurso, creio que a maioria da placas mãe atuais suportam ambas as formas de controle de rotação...

 

Quanto a rotação nos 2 casos o FAN vai atingir a rotação máxima sem problemas, e se a placa não suportar controle de rotação ele ficara sempre na rotação máxima, o que pode deixar o PC barulhento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Erso "Fan 3-pin trabalha sempre em rotação máxima, pois não há o PWM." essa informação está errada... 3 pinos tem controle de rotação por tensão, enquanto o de 4 pinos a tensão é sempre máxima e a rotação é ajustada por PMW, a diferença é que no 4 pinos PMW você tem informação de rotação exata (RPM), enquanto na 3 pinos você tem apenas porcentagem %, mas em ambos os casos você tem controle das rotação, mas o PMW te da um controle mais fino e exato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

3 pinos tem controle de rotação por tensão, enquanto o de 4 pinos a tensão é sempre máxima e a rotação é ajustada por PMW, a diferença é que no 4 pinos PMW você tem informação de rotação exata (RPM), enquanto na 3 pinos você tem apenas porcentagem %, mas em ambos os casos você tem controle das rotação, mas o PMW te da um controle mais fino e exato.

Toda placa-mãe com conector 4-pin tem controle de rotação para fan com PWM, mas nem toda placa-mãe faz controle de rotação via software se não tiver essa configuração nativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bora lá... vamos resumir tudo então.

 

Se a placa-mãe tiver controle, ela controlará os de 3 pinos por tensão (vulgo tensão)... se não, funcionará provavelmente em rotação alta.

O de 4 pinos, a rotação será controlada por pulso. O que significa isso? significa o seguinte. Levante a roda da bicicleta, e "pedale" umas duas vezes com a mão. Sabe quando se está aprendendo a pedalar, e chega uma subida, que tu giras o pedal pra frente e para trás, para fazer andar com a perna com mais força? Então, mais ou menos isso. Dê esses pulsos de pedalada até ela chegar a, sei lá, 2km/h.... e fique monitorando e pedalando para manter em 2km/h. Não continuamente, mas umas duas, 3 pedaladas... agora suba para 3km/h... e tente manter em 3... agora em 4... quanto mais alta a velocidade, mais "pedaladas" curtas tu tens de dar, certo? mais pulsos de pedalada...

 

Isso seria, a grosso modo, o controle por largura de pulso. 

 

Mas, ratifica-se tudo o que disseram. A placa-mãe se não controlar por tensão, vai, provavelmente, ficar no máximo.

 

Em tempo: o fan do athlon XP 6000+ tinha uma pecinha, do tamanho de uma ervilha, perto da hélice, chamado NTC. Ele era um sensor de temperatura e subia ou descia a velocidade. O fan era de 3 pinos, mas... isso fazia o controle. Ele chegava a assustadores 7k rotações. Parecia um secador de cabelo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...