Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS PRIME B450M-GAMING/BR não reconhece todos os slots de Ram


Posts recomendados

Boa noite, galera!

 

Minha placa-mãe não está reconhecendo as memórias de 2 dos slots dos 4 que ela tem. Comprei 4 memórias HyperX Fury, 8GB, 2400MHz, DDR4 (todas iguais em todos os aspectos) totalizando 32GB. Ela só está reconhecendo 2 pentes por vez, em slots das mesmas cores, ou seja, slots 1 e 3 ou 2 e 4 (Dual Channel) Quando coloco as 4 memórias, o PC bipa vezes 3 vezes e não dá vídeo. Tentei todas as memórias variando os pares e todas estão funcionando, só não funciona todas juntas, apenas 2 pentes por vez. O modelo da minha placa-mãe suporta até 64GB. 

 

Já tentei achar uma solução em vários fóruns e vídeos no YouTube e nada :(

O que eu já fiz e não deu certo:

- Atualizei a BIOS

- Resetei a BIOS (no chassi e na bateria) 

- Limpei os slots e os pentes das memórias 

 

Alguém já passo por isso ou sabe alguma coisa que posso fazer para que todos os slots sejam reconhecidos?

 

Informações do meu PC:

placa-mãe ASUS PRIME B450M-GAMING/BR

Memória HyperX Fury, 8GB, 2400MHz 4x8GB

Processador AMD Ryzen 7 2700X 

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Bom dia, eu tive o mesmo problema, verifique a letencia de suas memorias para voce se toda são iguais.

 

No meu caso a controladora das minhas memorias estavam com problema e nao funcionavam em dua chennel... minha memorias eram exatamente iguais a suas.

 

Troquei todas as memorias inclusive a marca... estou com 32gb de ram funcionais aqui sem problema.

 

Teste suas memorias em outra placa-mãe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 8 meses depois...

Tive o mesmo problema.

 

Tenho a mesma placa-mãe (ASUS PRIME B450M-GAMING/BR) e a mesma memória (HyperX Fury, 8GB, 2400MHz, CL15, 4x8GB), mas o processador é o Ryzen 5 2600.

 

Depois de muito pesquisar, descobri que (ao que parece) essa placa só tem suporte para 4 pentes DIMM de poucas marcas/modelos com processadores da série Ryzen 2000. Aliás, raros os que funcionam. No meu caso, não tem solução. Vou vender minhas memórias extras. Confiram aqui:

 

https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/TUF_B450M-PLUS_GAMING/Memory_QVL_For_AMD_Ryzen_2000_Series_Processors.pdf

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olha só turma, EU não acho que seja um problema com as memórias em si...  Eu acho que o problema é na placa-mãe...  Aqui o meu problema foi parecido...  Minhas memórias todas iguais Team Group Vulkan 8GB cada, 3200Mhz  o problema aqui é o seguinte, SE eu colocar as 2 memórias em Dual Channel no 1º e 3º slot elas funcionam a 2400Mhz padrão sem problema algum Mas quando ativo o D.O.C.P para as memórias trabalharem a 3200Mhz aí o PC nem liga...  Aí fui testar no 2º e 4º slot e advinhem??? Funcionou sem problema algum...  Aí fui testando..  no 1º e 2º Slot ficou em single channel obviamente mas trabalhou a 3200Mhz...  Aí por fim, deixei apenas Uma memória e fui testando Slot por Slot e TODOS funcionam a 3200Mhz MENOS o 3º Slot...  Mesmo estando com uma memória apenas esse 3º slot funciona com a memória a 2400Mhz SE passar para 3200Mhz mesmo a memória estando sozinha o PC não liga... Ou seja, Problema no 3º Slot da placa-mãe e não nas memórias...  Aliás, essa decepção que tive agora não foi na minha máquina foi na do amigo meu que trouxe aqui para eu testar mas como é a mesma máquina já vou testar a minha aqui e ver se não está com o mesmo problema... 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Roque Marco disse:

Olha só turma, EU não acho que seja um problema com as memórias em si...  Eu acho que o problema é na placa-mãe...  Aqui o meu problema foi parecido... 

 

É, com certeza o problema é essa placa-mãe. Dá uma olhada no link que eu postei acima. Lá tem dizendo quais memórias funcionam (que marca/modelo, em que frequência, em quantos slots, etc.) com processadores Ryzen de 2ª geração (série 2000). É bem restrito.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

estou com um problema parecido aqui,
estou com uma ASUS PRIME B450M-GAMING/BRRyzen 5 2600. (Bios atualizada de Março de 2021)
comprei 4 pentes identicos: HyperX Fury RGB DDR4 8GB 3000Mhz - HX430C15FB3A/8,
Totalizando 32GB, a principio tive alguns problemas até achar uma sequencia em que a placa-mãe reconhecia os 4 pentes, mesmo eles sendo idênticos tive esse problema.
atualmente eu trabalho com elas em 2400mhz, nao consigo ativar nenhuma das 2 opções do D.O.C.P., sempre aque ativo ele e salvo as configuraçoes na bios, o pc reinicia 3x e finalmente liga com a tela safe mode,
ou seja, essa placa nao suporta nenhum tipo de memoria com a frequência maior que 2400mhz trabalhando em quad chanel.

 

é triste, mais eu sou mais um que pagou caro em 4 petes de ram com uma frequência alta e não posso utilizar a frequência paga.

 

fiz o teste em dual Chanel o D.O.C.P funciona normal com essas memorias,
também fiz o teste do 3º slot e o erro também é real na minha placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Rapaziada, estava com problema minutos atrás. Minhas memórias ficam nos slots A2 e B2 para oc. 
Hoje, ao tentar ligar o PC… não estava dando vídeo. 
Entao testei somente com um pente de memória em cada slots (A1, A2*, B1). Em cada um, funcionou normalmente, ao contrário do B2* 

 

Resolvi da seguinte maneira: coloquei a memória no slot A2* (já que dá vídeo normalmente) e mudei a frequência p mínima (1600MHz), desliguei o PC,  coloquei no slot que estava tendo problema (B2*) e voltou a funcionar.

Deixei o PC ligar, p desligar novamente e colocar a outra memória.

Quando ligou, entrei na BIOS e alterei a frequência das memórias p uma frequência menor da que estava usando. 

Tomara que p vocês também funcione. 

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...