Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corsair CX 500 possivelmente danificada: dúvidas e sugestões


Posts recomendados

Bom dia galera, beleza? resumindo o caso, eu desconectei meu pc da tomada e troquei ele de uma parede pra outra, ao ligar saiu uma fumaça da minha placa de video (uso o gabinete aberto então vi exatamente de onde saiu) e um cheiro de queimado se instaurou, tentei mais algumas vezes ligar, abri a VGA, fiz varias coisas mas com ela conectada não funcionava mais, testei na onboard e funcionou tranquilamente, imediatamente assumi que foi minha vga (r9 270x) que eu ja tenho fazem uns 3~4 anos e foi a unica coisa que sobrou do meu pc de antigamente.

 

Rapidamente comprei uma rx 570 que chegou ontem, já destrui ela (literalmente) pra caber no gabinete, arranquei uns pedaços da parte onde conecta o monitor, hdmi e etc achando que por conta disso ela não estava encaixando direito e ai não dava video (ela girava os coolers e parava, girava e parava) e o fan do PC ficava aceso normal, porém não dava video... após algumas tentativas CHEIRO DE QUEIMADO DE NOVO NA VGA, rapidamente puxei da tomada e espero do fundo do meu coração que não tenha ***** a VGA, pois provavelmente a garantia não vai cobrir... primeiro porque a fonte que teria queimado ela, segundo porque eu ja destrocei ela inteira.

 

 

Dúvida: com esse meu relato, da pra afirmar 100% de certeza que a fonte não estava mais alimentando como deveria? se eu comprar uma fonte nova vai resolver o meu problema?

 

Dúvida 2: existe algum teste que eu possa fazer em relação a essa fonte? eu já arranquei ela do pc e nem onboard estou ligando mais, com medo de zoar outros componentes.

 

Dúvida 3: será que ela realmente estragou as 2 VGA? existe algo em relação a garantia ou algo assim que eu possa correr atrás? a fonte era uma cx 500

 

Dúvida 4: se a resposta da duvida 1 for sim, qual fonte comprar? me disseram que a 500w não aguenta minha configuração, porém eu pedi dicas aqui no forum mesmo na época que comprei e todos me recomendaram a cx 500, quero algo que não me dê dor de cabeças mas não estou podendo gastar muito, tendo em vista que ganhei 600 reais na VGA e eu não esperava por esses problemas =(

 

 

Segue configuração da máquina:

 

fonte antiga provavelmente zoada era uma crossair cx 500

placa-mãe GA-H110M-M.2 DDR4

processador i7 6700

placa de video era uma r9 270x agora é uma rx 570 (se ela não tiver queimado tb aff)

ssd kingston 120gb

hd 1tb

2x memoria crucial ballistix 8gb cada (sei que deveria informar a frequência mas não lembro de cabeça aqui, creio que seja de 1600)

um fan led akasa

periféricos gamer (me falaram que isso tb influencia então vou citar aqui) teclado razer lycosa, mouse logitech g403 e fone hyper x revolver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

 pois provavelmente a garantia não vai cobrir... primeiro porque a fonte que teria queimado ela, segundo porque eu ja destrocei ela inteira.

 

Bom dia... pode apostar que a garantia não vai mais cobrir.. a partir do momento que voce "removeu" partes dela quebrou a garantia... o que também pode ter danificado a vga.. Nunca se deve remover pedaços da Vga ou outro componente... se eles estão lá é porque são essenciais para o seu funcionamento

 

Citação

da pra afirmar 100% de certeza que a fonte não estava mais alimentando como deveria? se eu comprar uma fonte nova vai resolver o meu problema?

 

Depende... qual a marca e modelo dela ?  se for chaveada então não estava alimentando nem 1/3 do que diz fornecer, alem de ser bomba e originar o que lhe aconteceu...uma fonte nova de 500/550 com pcf ativo vai resolver o problema da fonte e sim pode resolver o seu problema da vga se a antiga fonte não detonou mais nada... pelo que diz está queimando as VGA.. essa fonte pode ter originando algum curto na placa-mãe e ter detonando ela também... voce precisa testar todos os componentes um por um e em uma fonte nova de marca renomeada como corsair, pcyes, thermaltake, xfx....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, aeonflux513 disse:

 

Bom dia... pode apostar que a garantia não vai mais cobrir.. a partir do momento que voce "removeu" partes dela quebrou a garantia... o que também pode ter danificado a vga.. Nunca se deve remover pedaços da Vga ou outro componente... se eles estão lá é porque são essenciais para o seu funcionamento

 

 

Depende... qual a marca e modelo dela ?  se for chaveada então não estava alimentando nem 1/3 do que diz fornecer, alem de ser bomba e originar o que lhe aconteceu...uma fonte nova de 500/550 com pcf ativo vai resolver o problema da fonte e sim pode resolver o seu problema da vga se a antiga fonte não detonou mais nada... pelo que diz está queimando as VGA.. essa fonte pode ter originando algum curto na placa-mãe e ter detonando ela também... voce precisa testar todos os componentes um por um e em uma fonte nova de marca renomeada como corsair, pcyes, thermaltake, xfx....

Então eu citei a marca ali é uma CX 500, e a parte q eu arranquei foi só uma parte de baixo de onde encaixa a vga no gabinete, não interfere no uso não, não foi nada interno e etc.... eu pensei q ela podia ter zoado a placa-mãe, mas dai ela não funcionaria onboard, né? onboard estava normalzinha deixei ligado mais de 24hs direto e não ameaçou nem de desligar, jogando lol na onboard sem queda de desempenho nem nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Hernandez  - você usa estabilizador ou no-break em seu sistema? Pergunto pois, em condições normais de uso, sua CX 500 não deveria lhe causar problemas e estes são dois conhecidos fatores que podem deteriorar o funcionamento de fontes.

 

E, como já suspeitas, sua RX 570 provavelmente não tem retorno e a garantia também não deve cobrir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bakura Ryo disse:

@Felipe Hernandez  - você usa estabilizador ou no-break em seu sistema? Pergunto pois, em condições normais de uso, sua CX 500 não deveria lhe causar problemas e estes são dois conhecidos fatores que podem deteriorar o funcionamento de fontes.

 

E, como já suspeitas, sua RX 570 provavelmente não tem retorno e a garantia também não deve cobrir.

Não, sempre usei direto na régua/filtro de linha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bakura Ryo nao teve nada, o vídeo game e a tv ligados no mesmo lugar não deu nada, não deu pico não deu nada... Eu só liguei e quando liguei saiu fumaça, essa fonte tem uns 2 anos.... Eu acho que não tá mais na garantia, não sei como funciona a garantia da crossair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, é muito estranho que repentinamente ela tenha apresentado defeito, causando danos às placas de vídeo. Difícil é visualizar o que poderia gerar estes problemas, com os fatores estabilizador e descarga elétrica descartados.

 

A primeira coisa a se fazer é aposentar esta fonte, ligar qualquer coisa nela é aceitar riscos desnecessários;

Tente entrar em contato com a Corsair, busque se esclarecer sobre as políticas de garantia do fabricante e, se possível, acione assistência por parte deles;

Foi informado também que já busca uma substituta para a fonte atual, descreva antes quanto pode gastar e que tipo de uso faz do sistema e poderei lhe recomendar uma;

Sua rede elétrica já levantou alguma suspeita quanto a sua confiabilidade? É interessante que verifique a instalação de sua casa, é um fator que também pode causar este tipo de ocorrido e também outros ainda mais nocivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bakura Ryo disse:

Bom, é muito estranho que repentinamente ela tenha apresentado defeito, causando danos às placas de vídeo. Difícil é visualizar o que poderia gerar estes problemas, com os fatores estabilizador e descarga elétrica descartados.

 

A primeira coisa a se fazer é aposentar esta fonte, ligar qualquer coisa nela é aceitar riscos desnecessários;

Tente entrar em contato com a Corsair, busque se esclarecer sobre as políticas de garantia do fabricante e, se possível, acione assistência por parte deles;

Foi informado também que já busca uma substituta para a fonte atual, descreva antes quanto pode gastar e que tipo de uso faz do sistema e poderei lhe recomendar uma;

Sua rede elétrica já levantou alguma suspeita quanto a sua confiabilidade? É interessante que verifique a instalação de sua casa, é um fator que também pode causar este tipo de ocorrido e também outros ainda mais nocivos.

Estou em uma hospedagem, mas me mudo essa semana então "resolve o problema" , eu vou usar pra jogar e costumo deixar ele ligado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se as horas de jogatinas forem extensas, certificação Bronze é por onde deve começar a selecionar. Se for pouco tempo diário ou mesmo semanal, uma fonte com certificação Branca (White) já deve ser suficiente. Minha recomendação fica para a PCYes Electro V2 450W (Bronze) ou PCYes Electro V2 500W (White). Lembrando que por mais que o modelo de 500W possua maior potência - 500W contra 450W - a de 450W é de maior qualidade, justamente por isso trás a certificação bronze. De qualquer forma, tente antes entrar em contato com a Corsair. Mesmo que não dê em nada, é bom gastar alternativas quando elas vêm de graça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bakura Ryo disse:

Se as horas de jogatinas forem extensas, certificação Bronze é por onde deve começar a selecionar. Se for pouco tempo diário ou mesmo semanal, uma fonte com certificação Branca (White) já deve ser suficiente. Minha recomendação fica para a PCYes Electro V2 450W (Bronze) ou PCYes Electro V2 500W (White). Lembrando que por mais que o modelo de 500W possua maior potência - 500W contra 450W - a de 450W é de maior qualidade, justamente por isso trás a certificação bronze. De qualquer forma, tente antes entrar em contato com a Corsair. Mesmo que não dê em nada, é bom gastar alternativas quando elas vêm de graça.

Então, me falaram que eu preciso de uma de 600w, eu mesmo não acho necessário mas tenho receio... Achei uma da Corsair por 315 80plus bronze se não me engano, sei que não está muito barata mas tô pensando em pegar em loja física pela urgência, por isso o preço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

600W é exagero, pode ser até justificável se encontrar um bom negócio mas, de forma geral, não há muito incentivo para subir além dos 500W. Tendo a RX 570 combinada com seu i7 6700, 400W já é bastante e a recomendação de 450W fica pela maior qualidade dos modelos de certificação bronze.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Bakura Ryo disse:

600W é exagero, pode ser até justificável se encontrar um bom negócio mas, de forma geral, não há muitos incentivo para subir além dos 500W. Tendo a RX 570 combinada com seu i7 6700, 400W já é bastante e a recomendação de 450W fica pela maior qualidade dos modelos de certificação bronze.

 

 

Valeu amigo, vou dar uma olhada nisso sim 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Felipe Hernandez disse:

Rapidamente comprei uma rx 570 que chegou ontem, já destrui ela (literalmente) pra caber no gabinete, arranquei uns pedaços da parte onde conecta o monitor, hdmi e etc achando que por conta disso ela não estava encaixando direito e ai não dava video (ela girava os coolers e parava, girava e parava) e o fan do PC ficava aceso normal, porém não dava video... após algumas tentativas CHEIRO DE QUEIMADO DE NOVO NA VGA, rapidamente puxei da tomada e espero do fundo do meu coração que não tenha ***** a VGA, pois provavelmente a garantia não vai cobrir... primeiro porque a fonte que teria queimado ela, segundo porque eu ja destrocei ela inteira.

Isso é uma confissão de imperícia e imprudência.. Sair "destruindo" algo novo é complicado..

 

Por acaso você não ligou nada errado aí? Pelo o que fez com a placa nova....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, RS Faria disse:

Isso é uma confissão de imperícia e imprudência.. Sair "destruindo" algo novo é complicado..

 

Por acaso você não ligou nada errado aí? Pelo o que fez com a placa nova....

Sim, liguei ela de ponta cabeça no slot da memória....veio julgar ou ajudar? Destruir eu só quebrei um pedaço da parte de alumínio que encaixa na cpu pra encaixar, não fiz nada além disso e não é imprudência nenhuma já que o produto é meu, ela não deixou de funcionar por isso, o alumínio da parte externa que suporta o encaixe nada tem a ver com ela estar queimada ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, MrNobody disse:

@Felipe Hernandez Não necessariamente é a fonte, pode ser o PCI-EX16 da placa-mãe que está em curto.

Pensei nisso.... Tenho medo de ser isso,a placa-mãe sai mais cara que a fonte e a dor de cabeça é maior, eu tô tentando alguma loja aqui em sp capital que faça o teste da fonte e das vga, se atestar problema na fonte eu já compraria na própria loja uma nova... Vi alguns lugares mas não sei se farão esse serviço, vou tentar amanhã.

 

 

Eu só ainda estou em dúvida em relação a fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe Hernandez disse:

Sim, liguei ela de ponta cabeça no slot da memória....veio julgar ou ajudar? Destruir eu só quebrei um pedaço da parte de alumínio que encaixa na cpu pra encaixar, não fiz nada além disso e não é imprudência nenhuma já que o produto é meu, ela não deixou de funcionar por isso, o alumínio da parte externa que suporta o encaixe nada tem a ver com ela estar queimada ou não.

É um Fórum público, ambos acontecem..

 

Mesmo assim, você poderia ter tomado algumas atitudes diferentes.. Poderia tirar a placa-mãe do gabinete e testar ela fora.. Daria pra testar a placa de vídeo dessa forma.. Vai que a placa veio com defeito? Mesmo que tenha defeito, cortando o painel traseiro, já era a garantia..

 

Sobre a fonte, a não que seja algo só no conector, acho difícil.. A linha de 12V alimenta tanto CPU, quanto GPU.. Você deveria ter problemas maiores até.. Essas fontes tem 3 anos de garantia..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa galera, seguinte... tive um problema recente, troquei meu pc de tomada e saiu fumaça da placa de video, ela queimou... comprei uma rx 570 e eu não conseguia usar, achei que a fonte tinha queimado, dps achei que fosse o pci express da mobo, por via das duvidas fui em uma "loja" testar, o tecnico tinha que fazer o que eu falava pois era aqueles "tecnicos" maravilha, no fim das contas ele não testou nada direito, mas tudo deu video nele, chegando hoje (2 dias depois dos testes) eu dei uma limpada e tudo mais e consegui fazer tudo ligar (estou digitando do pc) aparentemente ele está ok, mas as vezes parece q sinto um cheiro vinto do gabinete e estou morrendo de medo de queimar algo.

 

Basicamente eu queria testar os componentes com algum programa (tem isso?) eu baixei o AMD SETTINGS e quando abri o PUBG o processador e a placa de video ficaram em 100%, mas creio q seja de uso e não de temperatura, enfim eu só queria ter CERTEZA de que eu posso usar de boa sem arriscar pegar fogo no quarto ou estragar algum componente, vcs tem alguma ideia?

 

mobo h110m

processador i7 6700

fonte corsair cx 500

vga rx 570

2x memoria 8gb e ssd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Ricardov disse:

Examine com cuidado os componentes para ver se tem algum chamuscado, derretido ou muito quente. E veja se os conectores de energia estão bem encaixados e sem sinais de derretimento. 

isso eu já fiz mas aparentemente está ok, externamente ta tudo beleza... mas a outra placa que pegou fogo tb tava tudo beleza externamente e deu no que deu, por isso queria saber se tem algum programa q testa tensão ou coisas assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explique melhor o 'trocou de tomada'. O cabo de energia da fonte não está com os conectores derretidos? Usa adaptadores? Estabilizador? Tem aterramento? Para medir as tensões tem que usar um multímetro, medidas por software não são confiáveis.

adicionado 1 minuto depois

Essa fonte tem proteção contra sobrecarga e subtensão. Pode testar com outra fonte de boa qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ricardov disse:

Explique melhor o 'trocou de tomada'. O cabo de energia da fonte não está com os conectores derretidos? Usa adaptadores? Estabilizador? Tem aterramento. Para medir as tensões tem que usar um multímetro, medidas por software não são confiáveis.

adicionado 1 minuto depois

Essa fonte tem proteção contra sobrecarga e subtensão. Pode testar com outra fonte de boa qualidade.

meu pc estava em um lugar do quarto, coloquei em outro e quando liguei deu isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...